Mercedes-Benz Caminhões completou 65 anos de pioneirismos no Brasil
Você sabia que o primeiro caminhão e que o primeiro ônibus produzidos no Brasil são da marca Mercedes-Benz? Estou falando do caminhão L 312, o “Torpedo”, e do chassi de ônibus LP 312.
Feitos em São Bernardo do Campo (SP), ambos surgiram em 1956 e foram os primeiros veículos comerciais com motores a diesel do país, numa fábrica inaugurada em 28 de setembro de 1956 e que começou a ser construída em 1953.
De lá pra cá, a Mercedes-Benz se tornou a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina e virou referência tanto na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais, como no desenvolvimento tecnológico para as demandas do transporte de cargas e de passageiros.
Não é à toa que 4 em cada 10 caminhões e 6 em cada 10 ônibus rodando pelo Brasil são da Mercedes-Benz. Nesses 65 anos, foram 1.845.541 veículos comerciais vendidos, sendo 1.342.274 caminhões e 503.267 ônibus.
Além de oferecer o maior portfólio de caminhões e ônibus do país, ela oferece a consagrada linha Sprinter de furgões, vans e chassis-cabine, que chegaram ao Brasil em 1997 e tornaram-se referência no mercado.
MONTADORA 4.0 – A Mercedes-Benz foi a primeira montadora de veículos comerciais no Brasil que usou a tecnologia da indústria 4.0, quando inaugurou em 2018 a nova linha de caminhões no ABC paulista, seguida em 2019 pela nova linha de cabinas, em 2020 pela nova linha de chassis de ônibus e em 2021 pela nova linha de agregados (motores, câmbios e eixos).
Esse avançado conceito de produtividade usa conectividade, robôs, dados na nuvem, Big Data, Internet das Coisas, óculos de realidade aumentada e exoesqueletos para aprimorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência e a agilidade na produção e na logística, graças ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha e à redução de armazéns de peças e do tempo de armazenamento de componentes.
A Indústria 4.0 também está presente em Iracemápolis (SP), no campo de provas de caminhões e ônibus e no centro de testes criado em parceria com a Bosch; em Juiz de Fora (MG), na produção de cabinas de caminhões; e em Campinas (SP), na área de serviços e na Central de Relacionamento com o Cliente.
INVESTIMENTOS – Nesses 65 anos, a Mercedes-Benz nunca deixou de investir no Brasil e atualmente está em andamento um investimento de R$ 2,4 bilhões até 2022, usados pra expandir a Indústria 4.0 e no desenvolvimento e na produção dos caminhões extrapesados Actros e no desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade. Somados aos R$ 3,2 bilhões investidos entre 2010 e 2017, totalizam R$ 5,6 bilhões em 13 anos – sem contar os R$ 90 milhões destinados ao campo de provas de Iracemápolis e os R$ 70 milhões aplicados na construção do centro de testes veiculares.
FÁBRICAS – A planta de São Bernardo do Campo (SP) é a única do grupo Daimler a reunir num só local a produção de caminhões, chassis de ônibus, câmbios, motores e eixos. Além disso, abriga o Centro Regional Daimler América Latina (que representa as marcas da Daimler Truck & Buses) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, maior da Daimler fora da Alemanha para caminhões e chassis de ônibus e o maior do segmento no Brasil.
A unidade do ABC paulista também é o Centro Mundial de Competência da Daimler para o desenvolvimento de chassis de ônibus, além de referência global no desenvolvimento de caminhões – exemplo: a cabina do novo extrapesado Actros foi projetada no Brasil e agora é comercializada em outros continentes.
Inaugurada em 1979, a unidade de Campinas (SP) reúne atualmente todas as atividades de Peças e Serviços ao Cliente, bem como Central de Logística de Peças, treinamento global e Central de Relacionamento com o Cliente, abrigando ainda a linha de produção de peças e de componentes remanufaturados.
Inaugurada em 1999, a fábrica de Juiz de Fora (MG) chegou a fazer os automóveis Classe A e Classe C, mas em 2012 foi transformada para produzir caminhões Actros e Accelo e hoje produz cabinas de todas as linhas de caminhões.
Inaugurada em 2016, a fábrica de Iracemápolis produziu os automóveis Classe C e GLA até 2020, quando foi vendida, mantendo apenas aquele que é o maior campo de provas do hemisfério sul, inaugurado em 2018 e que é também o mais avançado e tecnológico do Brasil para caminhões e ônibus, com 12 quilômetros de extensão e 16 pistas para vários tipos de testes. E junto a esse campo de provas, a Mercedes-Benz e a Bosch estão construindo um centro de testes veiculares para caminhões, ônibus, motos, automóveis, comerciais leves e máquinas agrícolas, que poderá ser alugado por fabricantes de veículos e de componentes do setor automotivo.
SUSTENTABILIDADE – Na busca constante por sustentabilidade, a Mercedes-Benz do Brasil foi a primeira a inaugurar no mundo uma fazenda urbana dentro de uma fábrica, situada em São Bernardo do Campo (SP) e que produz verduras livres de agrotóxicos para consumo dos seus funcionários nos refeitórios.
Outro bom exemplo veio da Indústria 4.0, que quase eliminou o uso de papel, já que a maioria das informações agora é vista em telas e dispositivos portáteis. Ela também sempre desenvolve ações de redução do consumo de água, de energia elétrica e de gás nos processos produtivos e nos escritórios, aumentando o uso de telhas translúcidas, melhorando a iluminação natural e trocando luminárias fluorescentes por leds.
Pra completar, além do reuso da água da chuva e da reciclagem e do refinamento de óleo lubrificante usado, ela também eliminou o vapor como fonte de energia e reduziu o consumo de gás natural, além de ter atingido a compostagem de 100% dos resíduos orgânicos dos restaurantes.