Parceria entre Mercedes-Benz e TruckPad aumenta relacionamento com caminhoneiros
A Mercedes-Benz usa as potencialidades das ferramentas virtuais para ampliar o relacionamento com diversos públicos. Uma dessas parcerias (ela é sócia da startup) é com o TruckPad, aplicativo para smartphones que liga diretamente o caminhoneiro à carga disponível para entrega ou retirada, economizando tempo e aumentando a rentabilidade operacional.
A parceria segue a tendência da Daimler de uso crescente da conectividade em caminhões, para a otimização do transporte e do trânsito. O uso da telemática pelo FleetBoard (exclusivo sistema de gestão de frota e rastreamento) reforça essa tendência.
Já o TruckPad baseia-se num conceito básico fundamental: as empresas de transporte oferecem os fretes e os caminhoneiros recebem as ofertas por meio do aplicativo em seus smartphones. Para tanto, basta que eles façam seus cadastros no aplicativo, o que os habilita a ofertar e a realizar a operação de transporte.
Com isso, o caminhoneiro não precisa ficar se deslocando em busca de carga. Ele permanece em sua base e só sai quando o frete estiver acertado, economizando tempo e combustível e aumentando sua rentabilidade operacional – pois faturam até 50% a mais. Sem o uso da ferramenta, eles rodam em média 15 dias por mês com o caminhão vazio, à procura de carga. Com o TruckPad, esse período cai para 2 a 3 dias.