Pesados

Mercedes-Benz eleva seu patamar off-road com o caminhão Arocs 8×4

De olho num mercado em alto crescimento no Brasil, a Mercedes-Benz Caminhões acaba de lançar o extrapesado basculante Arocs 8×4, preparado para operações fora de estrada e ideal para trabalhar em mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. Projetado para suportar situações extremas de operação em topografias exigentes e rotas desafiadoras, ele mantém excelente padrão de desempenho e produtividade mesmo debaixo de temperaturas extremamente altas ou baixas. E com capacidade para até 58 toneladas de Peso Bruto Total e 150 toneladas de Capacidade Máxima de Tração, pode receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui no Brasil, o Arocs 8×4 foi desenvolvido e intensamente testado em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referências no setor de mineração. Ou seja, este nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras e é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos até pouco tempo com o Actros 4844 8×4. Muito importante pra nós é que ele atende cada exigência que ouvimos dos clientes e será a nova referência em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano de 2021”, disse Roberto Leoncini, que é Vice-Presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

Compacto, fácil de manobrar e dimensionado pra qualquer terreno, o Arocs traz o motor de 13 litros do novo Actros, com 510 cavalos e acoplado a uma transmissão automatizada de 12 marchas, sem pedal de embreagem e com alavanca multifuncional na coluna de direção e 3 modos de operação, entre elas a econômica. Chegando aos 106 km/h de velocidade máxima e mesmo atuando em condição extrema, tem condução suave, mas com caixa de câmbio reforçada, engrenagens mais largas e sem anéis sincronizadores, aumentando a resistência e a vida útil – tem troca de óleo a cada 1.500 horas e mostra sua produtividade em 3 anos de uso, pois gera 22 paradas a menos para manutenção em relação à concorrência.

A robustez está presente também na embreagem bidisco de 440 mm, sendo que a espessura de cada disco é de 3 mm, oferecendo longa vida útil. Otimizada para maior durabilidade e confiabilidade, a suspensão dianteira é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos 2 eixos dianteiros direcionais – o que assegura maior capacidade e melhor distribuição de carga, além de maior conforto e estabilidade de direção. As molas têm barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos, incluindo buchas de metal-borracha livres de manutenção – também introduzidas nos amortecedores e nos estabilizadores. Já a suspensão traseira conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura, barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação.

O conjunto de eixos traseiros com redução nos cubos garante força, refletida na capacidade técnica de 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é de série, enquanto que o freio a tambor e as cuícas verticais são protegidas dos impactos do solo. A frenagem é precisa e controlável devido à integração com o freio eletrônico e por ser protegido contra sujeiras, devido ao design fechado. Com alerta em caso de falha, o sistema de freio eletrônico inclui ABS e função que facilita a movimentação em aclives, além de controlar a tração em solo escorregadio. O freio de estacionamento eletrônico tem acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com ele parado. Há ainda retarder a óleo, com cerca de 900 cavalos de potência de frenagem.

O Arocs oferece a maior produtividade por tonelada do segmento. “Este fantástico bruto para operações off-road chega consagrado pelo sucesso na Europa e noutros mercados. Aqui ele ganhou uma série de características específicas para atender o mercado e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque será exportado a partir de 2021 pra América Latina e outros continentes”, disse Ari de Carvalho, Diretor de Vendas e Marketing de Caminhões.

Instalados do mesmo lado do caminhão, os tanques de combustível de 400 litros e de Arla de 25 litros são feitos em material que suporta impactos sem sofrer ruptura e deformações residuais. Ele também vem equipado com pneus vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas.

Os parachoques e os faróis foram desenvolvidos pra evitar danos e reduzir os custos de reparação. Os parachoques mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos, enquanto que a longarina tem espessura de 9 mm e furação padronizada para maior facilidade na fixação da carroçaria, sem retrabalhos adicionais. Protegido dos impactos naturais de pisos irregulares, o sistema elétrico usa chicotes com tubos projetados para ambientes off-road, do tipo “zíper” nos ramais principais e com conectores com capas.

O quadro do chassi é robusto e mais elevado, assegurando maior distância em relação ao solo e se destacando pela facilidade na implementação de carroçarias e instalação de equipamentos. Os ângulos de ataque e saída de 25 graus lhe dão alta capacidade pra trafegar em terrenos acidentados. Alguns itens são específicos para operações off-road, como capa protetora em policarbonato, grades de proteção contra impactos, parassol externo, caixa do espelho cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, pino para reboque, protetor do cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído, bandeja contra poeira no motor e parachoque com cantos em aço e protetores de faróis.

Com 5 camadas de pintura para maior proteção contra corrosão e impactos, a cabina traz parachoque tripartido, tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, faróis halógenos com lâmpadas para serviços pesados, talas de fixação da báscula no chassi, luzes diurnas de led, lanternas de led com aviso sonoro de marcha a ré e grade dianteira com 4 aletas e 2 spoilers laterais, além de espelhos frontal e de rampa. E por ser alta, vem com um degrau extra flexível, mais degrau móvel no sentido longitudinal e transversal.

Dentro da boleia são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 milímetros, mais volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado (que pode ser digital), banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado, teclas adicionais para implementos, tomada de ar comprimido pra limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira e preparação pra câmera de ré e para rádio PX, bem como som com Bluetooth e entrada USB. Por fim, há 2 porta-objetos com tampa atrás dos bancos e capacidade para 430 litros.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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