Indústria 4.0 já é realidade na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP)
Em busca de atingir um nível de excelência inédito no segmento de caminhões, a Mercedes-Benz instalou na sua linha de cabinas de caminhões da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) alguns dos pilares da quarta revolução industrial, entre eles conectividade, dados na nuvem, Big Data, Internet das Coisas e tecnologia em prol do digital.
Com isso, ela alcançou um ganho de 15% em eficiência e de 20% em logística, graças à utilização de ferramentas inovadoras e inéditas, entre elas os óculos de realidade aumentada, o robô colaborativo e o exoesqueleto, que trazem ganhos importantes de ergonomia, de qualidade de vida e de segurança no ambiente de trabalho.
Além disso, a alta tecnologia disponibiliza dados em tempo real para diversas áreas da planta industrial, enquanto que um aplicativo permite acompanhar 100% da produção através de um smartphone e de qualquer lugar onde estiver, inclusive da fábrica de Juiz de Fora (MG) – que é onde ocorre a pintura das cabinas desses caminhões.
Dados gerados por apertadeiras eletrônicas, por robôs e por veículos guiados automaticamente (chamados AGVs) alimentam sistemas de inteligência artificial e pode-se monitorar a qualidade dos produtos, detectar falhas e até fazer correlação com as informações de Vendas, para flexibilizar o mix de produção.
Outras tecnologias avançadas estão em evidência na linha de montagem, como a célula robotizada, o sistema de transporte aéreo, o veículo autônomo inteligente, os transelevadores, as novas botoeiras, os elevadores automáticos e os monitores sensíveis ao toque de tela ampla
“Há pouco menos de 1 ano, inauguramos em São Bernardo do Campo a nova linha de montagem de caminhões, trazendo grande impacto para o setor de veículos comerciais no país, com a implantação pioneira e efetiva de conceitos da Indústria 4.0. Agora, com a linha de cabinas, damos mais um passo histórico e decisivo, que terá continuidade, porque avançaremos para a produção de agregados como motores, câmbios e eixos, bem como de chassis de ônibus”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina
REALIDADE AUMENTADA
A realidade aumentada é outra iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks, sendo utilizada no processo de montagem da cabina. Os óculos visualizam imagens com parâmetros e informações dos sensores de determinado equipamento ou do processo produtivo, permitindo ao operador ou inspetor atuar de forma rápida e com as mãos livres, tendo o suporte de áudio, de vídeo e de documentos que auxiliam a manutenção, o que reduz o tempo de atendimento e aumenta a qualidade na execução da tarefa.
ROBÔ COLABORATIVO
O robô colaborativo trabalha em sintonia com os operadores, aliviando esforços em atividades repetitivas e contribuindo para manter a qualidade sempre em alta. Ele atua na montagem da chave geral do caminhão.
Com braço duplo e mãos flexíveis, o robô colaborativo manuseia qualquer objeto com um alto nível de precisão e, graças ao seu design compacto e ao controle preciso, não exige barreiras, gaiolas ou grades para sua utilização, nem zonas restritas de uso, o que garante a segurança dos funcionários e das pessoas em volta.
EXOESQUELETO
Evolução do posto de trabalho com foco na ergonomia, na saúde ocupacional e na segurança dos funcionários, o exoesqueleto é uma estrutura de suporte projetada ergonomicamente para ajudar o funcionário nas realizações de movimentos repetitivos, reduzindo esforços nos ombros, na coluna, no quadril e nas pernas, além de diminuir a fadiga muscular e o risco de lesões.