Mercedes-Benz lança chassi de ônibus para fretamento urbano
A Mercedes-Benz lançou o chassi de ônibus OF 1621, desenvolvido especialmente para fretamento contínuo de transporte de funcionários para empresas e indústrias. Com peso bruto total de 16,5 toneladas e motor de 208 cavalos, ele pode receber carroceria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros, mais poltrona especial para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. Com esse lançamento, o nosso grande diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo, a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, disse Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e entre eixos de 5,95 metros. Com isso foi possível acomodar um tanque de combustível de 300 litros, o tanque de Arla, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação pra ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.
Dessa maneira, o OF 1621 diminui os retrabalhos e já sai de fábrica pronto pra receber a carroceria de forma rápida e fácil, com menor custo de aquisição e o melhor custo-benefício do mercado para fretamento.
“A Mercedes-Benz é a primeira marca que traz pro mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo. Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, pra otimizar o tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos e contribuíram com esse processo. A empresa paranaense Rimatur, referência no segmento, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu muito pra assertividade do desenvolvimento desse novo produto da marca”, completou Walter.
O OF 1621 é um chassi que já vem pronto pra encarroçamento, assegurando maior rapidez e menor interferência e reposicionamento de componentes, com ajustes da posição de escape, sistema de freios e suportes do quadro.
Os balanços dianteiro e traseiro curtos resultam em maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo dentro da cidade, além de possibilitar a instalação de bagageiro passante e a acomodação do estepe. O motor é o mesmo do OF 1721, com 208 cavalos e polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, mais câmbio de 6 marchas.
O novo chassi Mercedes ganhou encarroçamento da Marcopolo, se tornando o modelo Ideale 800, com 12,55 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,40 metros de altura. Dentro, traz poltronas executivas com tomadas USB, som, parede de separação total com porta, itinerário eletrônico, porta-pacotes e bagageiros no entre eixos e na traseira, além de poltrona para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Tem também proteção de vidro no posto do motorista e material antimicrobiano nas cortinas das janelas, nas sobrecapas e nos acabamentos e tecidos, bem como sistema de desinfecção no ar condicionado Valeo, pega-mãos com aditivos antimicrobianos e dispenser de álcool gel junto à porta de serviço.
RIMATUR – Primeiro cliente a adquirir o novo OF 1621, a Rimatur Transportes, de Curitiba (PR), é a maior empresa de fretamento da região Sul e uma das maiores do país. Sua principal atividade está ligada ao fretamento contínuo, transportando funcionários para empresas de call center e de polos industriais em São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, na região metropolitana da capital paranaense.
“Nossa frota opera de segunda a sábado, em 3 turnos, com média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos funcionários. Em função disso, sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos. O balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de entrada, facilitando a manobra na cidade, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”, falou Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur.
LIDERANÇA – Mesmo com volumes menores por conta da pandemia, a Mercedes-Benz mantém sua destacada liderança nas vendas de ônibus no Brasil. De janeiro a outubro de 2020, ela emplacou quase 5.600 ônibus, conquistando cerca de 50% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT.
“Somos os responsáveis pela maior parte das vendas de ônibus para fretamento em 2020. Considerando o volume acumulado de janeiro a outubro de 2020, foram emplacados 688 ônibus Mercedes-Benz desse segmento, o que dá à marca 57% de market share”, informa Walter Barbosa.
Segundo o diretor, a pandemia afetou todos os segmentos de ônibus, mas o de fretamento foi o menos prejudicado, por conta das empresas que, pra se adequar às medidas de segurança em relação à Covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus pra reduzir o número de pessoas por veículo e garantir o distanciamento entre os funcionários.
Outros setores – como o de celulose, por exemplo – alcançaram crescimento durante a pandemia, demandando novos contratos com empresas de fretamento. Para 2020, a Mercedes-Benz projeta que o segmento de fretamento deva responder por 11% de um total de 13.500 ônibus emplacados no mercado, conforme expectativas da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).