Michelin lança pneu inovador para veículos pesados
Neste mês de julho de 2021, a Michelin completa 40 anos de presença industrial no Brasil. E pra comemorar, lançou um pneu revolucionário, o Multi Energy Z 295/80 R22.5 X, desenvolvido para o transporte rodoviário de carga e de passageiro, otimizado para eixos direcionais e com aplicação nos mais variados tipos de veículos.
“Com menor resistência ao rolamento, quando comparado ao Michelin 295/80R22.5 X Multi Z+, ele é ideal para quem valoriza a redução de consumo de combustível. Indicado para aplicação no uso rodoviário, seja autoestrada ou regional, foi realmente desenvolvido para as estradas brasileiras”, disse Alessandra Rudloff, Diretora de Marketing da Michelin na América do Sul.
Esse diferencial foi comprovado em teste feito pelo instituto independente Dekra, que apontou que o novo pneu oferece uma redução em média de 4,4% no consumo de combustível em relação à média dos principais concorrentes, baseado em teste auditado em 2019 na dimensão 295/80 R22.5 em ônibus rodoviário.
Por exemplo, ao usar por 1 ano o pneu Michelin 295/80 R22.5 X Multi Energy Z numa frota de 50 ônibus rodoviários, com uma quilometragem de 10 mil quilômetros/mês, com consumo de 3,5 km/litro, a estimativa é economizar 75 mil litros de diesel, equivalente a R$ 286 mil, além de evitar emitir mais de 200 toneladas de CO2 na atmosfera – equivalente ao plantio de 8.026 árvores.
“Como o pneu influencia em torno de 20% no consumo de combustível do veículo, a sua escolha impacta diretamente não só no meio ambiente, como no bolso do frotista. Com esse lançamento, os clientes terão uma redução no custo de suas operações, além de ter à disposição um produto com excelente recapabilidade e alto rendimento quilométrico”, ressalta Ruy Ferreira, Diretor Comercial da Michelin na América do Sul.
INOVAÇÕES – Desenvolvido com o mais avançado conjunto de tecnologias, o pneu Michelin 295/80 R22.5 X Multi Energy Z apresenta inovações em toda a sua estrutura, a começar pela carcaça com composto interno e proteção em nylon em volta do aro. Mas a grande novidade é uma tecnologia que reduz a resistência ao rolamento, contribuindo para redução do consumo de combustível e preservando o rendimento quilométrico.
Ela é composta por um cabo de aço contínuo, que envolve a carcaça, dando maior estabilidade e menor quantidade de deformações durante o uso. Isso resulta num desgaste mais uniforme da banda de rodagem, bem como num maior índice de carga (7,5 toneladas).
“Em nosso novo pneu, a menor resistência ao rolamento, que contribui para um menor consumo de combustível, é proporcionada pelo inovador desenho de sua banda de rodagem e pelo composto de borracha, aliados à uma carcaça de alta tecnologia”, explica Paulo Francischelli, Gerente de Segmento da Michelin na América do Sul.
No desenho, o pneu tem 4 sulcos, 2 abertos e 2 ocultos a serem expostos ao longo de sua 1ª vida, garantindo o mesmo nível de aderência durante o uso. Isso proporciona um desgaste mais lento e uniforme da banda de rodagem, além de maior aderência em solo seco e molhado, reduzindo danos causados por perfurações, pelos sulcos serem mais fechados.
RECAPAGEM – E como toda carcaça Michelin, o pneu 295/80 R22.5 X Multi Energy Z possui excelente recapabilidade e ampla oferta de bandas de rodagem, desenvolvidas especialmente para o transporte de carga e de passageiro. Pra garantir a manutenção da redução de consumo de combustível também do pneu recapado, a Michelin disponibilizará em breve a banda de rodagem X Multi Energy Z, que combinada com a carcaça Michelin X Core, proporcionará significativa diminuição da resistência ao rolamento em relação aos pneus recapados disponíveis no mercado.