Mulher ao volante: quando aceitar produtos oferecidos pelo frentista?
Neste mês de março em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a Petroplus – empresa com mais de 25 anos de atuação no segmento de serviços e produtos automotivos – traz dicas práticas para que as mulheres proprietárias de veículos saibam quando devem aceitar – ou não – produtos automotivos oferecidos pelos frentistas.
É comum que, mediante a oferta espontânea de itens em postos de gasolina, as mulheres tenham a impressão de que quem oferece está “forçando” a venda, partindo da premissa errônea de que elas têm menos domínio do assunto. Isso ocorre porque muitas vezes a oferta não é esperada, visto que o veículo “aparentemente” não apresenta nenhum sintoma de falha.
Porém, a Petroplus – que comercializa produtos das marcas STP, Celsius e ArmorAll, além de marca própria – ressalta que esses produtos tendem a ter mais características preventivas do que de solucionar problemas já existentes. Se o veículo é novo e está na garantia, provavelmente a maioria dos produtos oferecidos em postos de gasolina para tratamento de combustível e motores já devem ter sido aplicados. A aplicação é sempre preventiva, mas é recomendada principalmente quando um veículo começa a consumir mais combustível ou apresentar falhas. Em geral, eles visam limpar resíduos do motor, pra permitir melhor performance.
Radiador
Um dos produtos mais oferecidos em postos de gasolina – em virtude da facilidade de aplicação – são os fluídos para radiadores. Se o frentista aponta que o fluído do radiador está abaixo ou próximo do nível mínimo, é sim recomendado que seja completado – primordial para evitar que o motor venha a ferver e que haja queima do cabeçote. Porém, se o fluído do radiador baixar com frequência, o melhor é averiguar mais a fundo.
Tratamento de combustível
Para tratamento do combustível, os produtos oferecidos pelos frentistas em postos de gasolina têm foco na eliminação dos resíduos originados pela queima de combustível no motor, o que acontece naturalmente durante o funcionamento do veículo, independentemente do combustível utilizado.
Existem produtos que podem ser aplicados a cada 3 mil ou 10 mil quilômetros rodados. Já para veículos com motores mais antigos, movidos a carburador e não a injeção eletrônica, é recomendada a aplicação de produtos para tratamento de combustível a cada abastecimento. E para limpeza completa do motor, a cada 10 mil quilômetros, existem uns que devem ser aplicado a cada troca de óleo, por um profissional especializado.