Carros

Mitsubishi L200 completa 42 anos como referência em picape 4×4

Em 1978, o mundo estava mudando. A indústria de videogames encantava milhões de pessoas e o game Space Invaders se espalhava pelos fliperamas. A primeira rede de telefonia celular estava sendo montada no Japão, enquanto que “Superman” lotava as salas de cinema. 

Foi neste cenário que a Mitsubishi apresentou sua picape com capacidade de carga de mais de uma tonelada, chamada Forte, apesar de alguns países já adotarem desde aquela época a sigla L200.

Assim chegava um veículo robusto, com motores de 1,6 a 2,6 litros e tração traseira, que oferecia confiabilidade, robustez e ampla capacidade de carga.

Cinco gerações e mais de 4 décadas depois, a picape se consolidou como o veículo mais vendido da Mitsubishi no mundo, com mais de 5 milhões de unidades em mais de 180 países.

A capacidade de carregar mais de uma tonelada sempre esteve presente e, a cada geração, ela ganhava ainda mais robustez, segurança, tecnologia e capacidade para trafegar com desenvoltura em todos os tipos de terreno.

Não à toa, conquistou diversos tipos de público, do produtor rural que a usa como instrumento de trabalho ao amante de trilhas off-road, adeptos de um estilo de vida ao ar livre como velejadores e praticantes de esportes como surf, paraquedismo e alpinismo, entre muitos outros.

A linha L200 foi concebida pra percorrer todos os tipos de estradas, em qualquer lugar do planeta, acessando lugares onde a maioria dos outros veículos não conseguia chegar. Tudo isso com o conforto de um sedã.

As primeiras opções com tração 4×4 foram lançadas em 1980 e se tornaram a base para os veículos 4WD de hoje. Por essa mesma base surgiram as linhas Pajero, por exemplo.

SEGUNDA GERAÇÃO – Em março de 1986, a Mitsubishi lançou a 2ª geração, que trazia 3 opções de cabines (simples, dupla e estendida) e novos motores, incluindo o 2.5 turbodiesel. Ao longo da década, ela foi rebatizada de Triton em alguns mercados e se tornou fundamental para os negócios da Mitsubishi.

Também batizada em alguns países de Strada, a picape tinha opções de tração traseira ou 4×4 e conquistou os mercados norte-americano e australiano, onde era vendida com os nomes de Mighty Max e Triton, respectivamente.

Cerca de 1,14 milhão de unidades da 2ª geração da L200 saíram das linhas de montagem no Japão, na Tailândia e no Brasil.

TERCEIRA GERAÇÃO – A 3ª geração chegava em novembro de 1995, com mudanças profundas. A ideia era oferecer o conforto e a tecnologia de um carro de passeio com a já renomada capacidade e robustez da picape.

O motor passou a ser o 2.5 turbodiesel e a tração adotada foi a Easy Select 4WD, que permitia escolher o modo mais adequado para o piso em que o modelo trafegava.

Algumas versões ganharam freios ABS e bloqueio do diferencial traseiro, que evitava que a roda com menos tração patinasse enquanto a de maior tração permanecia imóvel. No Brasil, esta geração foi batizada de L200 Sport e foi a primeira picape diesel brasileira equipada com câmbio automático.

QUARTA GERAÇÃO – A 4ª geração foi apresentada em agosto de 2005 e era feita principalmente na Tailândia, de onde era exportada para mais de 150 países. Meses depois, passaria a ser feita no Brasil com o nome de L200 Triton.

Produzida com base em 3 pilares que tinham por objetivo mantê-la como a melhor opção dentro do mercado de picapes no mundo (exceder os padrões de economia, durabilidade e confiabilidade graças ao motor 3.2 turbodiesel com injeção direta common rail; oferecer os mais altos padrões de qualidade; e atender aos mais variados perfis de clientes), ela foi batizada dentro da Mitsubishi como SUT (sigla para Sport Utility Truck), que era uma mistura de SUV com veículo de carga.

Com suspensão totalmente nova e carroceria projetada pra alcançar o mais alto nível de resistência ao choque, esta geração também introduziu uma tecnologia que propiciou maior inclinação do encosto do banco traseiro, aumentando o conforto dos passageiros e oferecendo o maior espaço da categoria, mas sem prejudicar o tamanho da caçamba.

Isso expandiu muito a base de clientes Mitsubishi e a participação no Rali Dakar e em ralis comprovou que era perfeita para qualquer tipo de terreno. Mais de 1,43 milhão de unidades foram produzidas entre 2005 e 2017.

QUINTA GERAÇÃO – A 5ª geração começou a ser produzida em 2014 e foi aprimorada para uso comercial, ganhando o primeiro motor turbodiesel em alumínio do segmento, além da tecnologia que reduziu ainda mais os níveis de emissões e ruídos além de melhorar bastante o consumo. O câmbio manual de 6 marchas também era oferecido pela primeira vez, substituindo o anterior de 5 velocidades.

Já a tração ganhou mais melhorias: além de 3 posições (2H, 4H, 4L), algumas vinham com um atuador eletrônico e 4 posições, incluindo opção para utilização no asfalto seco.

L200 NO BRASIL – No mercado brasileiro, as primeiras unidades da L200 chegaram em 1991, por meio de importações independentes e depois via HPE Motors. O sucesso da picape foi imediato e suficiente para, anos depois, algumas unidades começarem a ser produzidas em Manaus (AM).

A partir de 1998, a HPE Automotores inaugurou fábrica em Catalão (GO) para produzi-la. A planta industrial começou com 12 mil m² de área construída e hoje conta com quase 250 mil m², incluindo uma linha de motores e uma instalação de pintura. Nos seus 22 anos de história em Catalão, mais de 300 mil unidades da L200 foram produzidas.

Apesar da Tailândia ser o centro mundial de desenvolvimento e produção das picapes, as L200 produzidas no Brasil sempre receberam modificações estéticas e mecânicas para uma melhor adaptação ao gosto dos brasileiros e condições de nossas estradas. Sem falar que aqui foram criadas versões exclusivas, como a L200 Savana.

A durabilidade e robustez da L200 também ganhou a preferência de diversos órgãos oficiais, que usam a picape como viaturas dos Bombeiros, Polícia Florestal e Polícia Militar, além de Departamentos de Trânsito.

Não à toa, é o veículo mais comercializado pela Mitsubishi no Brasil, com cerca de 40% das vendas.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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