Mitsubishi Pajero: 4 décadas de muito sucesso
A linha Pajero está completando 40 anos de trajetória em 2022, sendo que poucos modelos na história da indústria automobilística mundial construíram um caminho de tanto sucesso ao longo dessas 4 décadas. Mas a história dessa lenda começou muito antes das primeiras unidades serem comercializadas, em 1982. O começo de tudo se deu no longínquo ano de 1934, quando a Mitsubishi apresentou o protótipo PX33, por conta de uma encomenda do governo japonês, que buscava veículos parrudos para uso militar numa época de tensão pré-Segunda Guerra Mundial.
Produzido nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries, o modelo era o primeiro automóvel no Japão com tração integral nas 4 rodas e injeção direta de combustível, presente no motor 6.7 diesel de 69 cavalos de potência. O governo japonês acabou cancelando os pedidos, mas a Mitsubishi manteve o protótipo PX33 em seu acervo, porém só foi desenvolver um veículo sobre esse projeto quase 50 anos depois, no início dos anos 1970.
Já como carro-conceito, o Mitsubishi Pajero foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio de 1973. E foi muito bem recebido pela imprensa especializada e pelo público em geral. O nome escolhido remete ao felino Leupardus Pajeros, proveniente dos pampas da América do Sul. Em 1978, o Pajero II foi apresentado como um segundo carro-conceito, esse sim bem próximo ao que viria a ser o carro de produção em série.
PRIMEIRA GERAÇÃO (1982-1990) – A versão final foi apresentada em outubro de 1981, também durante o Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão. As primeiras unidades começaram a ser entregues em maio de 1982, trazendo carroceria de três portas e com três opções de motores (2.3 diesel de 84 cavalos, 2.3 turbodiesel de 95 cavalos e 2.0 a gasolina de 110 cavalos de potência) e transmissão manual ou automática.
Em 1983 ela apresenta o Pajero 5 portas, com mudanças na suspensão, que podia ser regulada para uso no asfalto ou fora dele, além de uma terceira fileira de bancos. Desde o começo, a ideia da Mitsubishi era oferecer um veículo que unisse a capacidade de transpor os mais difíceis obstáculos no fora de estrada com o conforto e o acabamento de um carro premium. Ao todo, cerca de 660 mil unidades da primeira geração foram produzidas.
CAMEL TROPHY – Em 1985, o Pajero participou pela primeira vez da tradicional competição Camel Trophy, terminando a prova em segundo lugar. Também foi a primeira vez que uma equipe japonesa participou do rali. E o sucesso foi tão grande que, em novembro de 1987, o Pajero ganhou a série especial Camel Special, limitada a 150 unidades e que tinha carroceria de 3 portas pintada na cor amarela que remetia à marca de cigarro patrocinadora da competição. Vinha equipado com bagageiro, quebra-mato, protetores inferiores de alumínio e tapetes e chaves personalizadas, além de rodas com acabamento especial, que traziam pneus biscoito mais preparados para o off-road.
SEGUNDA GERAÇÃO (1991-1999) – Com linhas arredondadas, a segunda geração foi apresentada no Japão em janeiro de 1991, com opções de 3 ou 5 portas, entreeixos alongado e motores 3.0 V6 a gasolina de 208 cavalos ou 2.8 turbodiesel de 125 cavalos. Outra novidade foi um sistema de tração que permitia escolher entre o melhor modo de condução conforme o tipo de terreno: 2H (que entregava 100% do torque só para o eixo traseiro, sendo ideal para asfalto e trazendo economia de combustível); 4H (com tração permanente nas 4 rodas, ideal para boa aderência na terra ou em asfalto na chuva); 4HLc (com distribuição de torque em 50% pra cada eixo); e 4HLLc, com reduzida, ideal para situações de off-road pesado.
A 2ª geração do Pajero foi a primeira a ser vendida de forma oficial no Brasil, com a chegada da MMC Automotores, em 1991. E foi a de maior produção, com cerca de 1 milhão e 250 mil unidades saídas das linhas de montagem. Por fim, em 1997, a Mitsubishi apresentou o Pajero Evolution, desenvolvido com foco no rally Paris Dakar, dentro da categoria T3.
TERCEIRA GERAÇÃO (1999-2006) – Uma nova estrutura de chassi monocoque para um veículo ainda mais seguro foi a grande novidade da terceira geração do Pajero, apresentada em 1999 e que conseguiu nota máxima nos testes de colisão promovidos pela IIHS.
A combinação entre luxo, sofisticação e robustez era ainda mais latente, com a introdução de acabamentos mais requintados e novos revestimentos nos bancos e no painel de instrumentos.
Maior e mais largo, o Pajero oferecia três opções de motores: um V6 a gasolina, além de um 2.5 e um 3.2, ambos movidos a diesel, sendo o último equipado com injeção direta de combustível.
A versão de três portas foi utilizada pela pilota alemã Jutta Kleinschmidt, que em 2001 se tornou a primeira mulher a vencer o Rally Dakar – feito nunca mais alcançado até os dias de hoje.
Cerca de 760 mil unidades da 3ª geração do Pajero foram produzidas pela Mitsubishi até o ano de 2006.
QUARTA GERAÇÃO (2006-2021) – Apresentada no Salão do Automóvel de Paris de 2006, a 4ª geração oferecia ainda mais segurança, graças ao airbag duplo e ao renovado sistema de tração, que oferecia ainda mais capacidade off-road, com controle ativo de estabilidade. Oferecia motores 3.2 diesel com tecnologia Common Rail e 3.8 V6 a gasolina de 250 cavalos.
RALLY DAKAR – Desde 1982, o Pajero dominou o rally mais difícil do mundo, com 12 vitórias – feito até hoje não superado na competição. Sua robustez e sua excelência em sua fabricação o tornaram referência para enfrentar condições extremas como as areias e o calor do deserto africano, que pode superar os 50 graus. Não foram poucos os anos em que ele foi o modelo de quatro entre os cinco primeiros colocados na competição, consagrando a Mitsubishi como uma das mais eficientes e detalhistas fabricantes de veículos do mundo.
NO BRASIL – Toda a robustez e versatilidade da linha Pajero conquistaram quase que de imediato o consumidor brasileiro. Por aqui, a linha ainda é sinônimo de qualidade e ficou famosa por diversos veículos que, independente do ano de produção, ainda são facilmente encontrados nas ruas: caso do Dakar (SUV produzido sobre a picape L200), do Full (vendido até o ano passado e o mais emblemático de todos) e do TR4, o mais vendido e famoso Pajero.
LEGADO CONTINUA – Todo o legado do modelo continua com o Pajero Sport, veículo topo de linha da Mitsubishi e comercializado na concessionária Macom até os dias de hoje. Com capacidade para 7 pessoas, ele é perfeito para viagens em família e reúne o que existe de melhor em tecnologia e segurança, com uma impressionante capacidade 4×4 que permite ir aonde a maioria não chega, sempre com todo conforto e sofisticação.