Mitsubishi proporcionou experiência inesquecível em trilha no Pará
A temporada 2023 do Mitsubishi Experience chegou à sua 5ª etapa em Belém do Pará. Picapes e SUVs com tração 4×4 da marca dos 3 diamantes se reuniram para uma experiência off-road inesquecível. Voltado a clientes com pouca ou nenhuma experiência no mundo fora de estrada, o Mitsubishi Experience é um passeio agradável onde os participantes têm a chance de utilizar toda a capacidade de seu veículo para trafegar em diversos tipos de terreno, sejam eles terra, lama, cascalho ou água – mas tudo feito sempre de forma leve e divertida, sem prejudicar nenhum equipamento.
E sempre o evento é promovido em lugares de grande beleza natural, para oferecer um contato direto com a natureza. Ele é dividido em duas categorias (Aventura e Turismo), de acordo com o nível de experiência dos participantes, só sendo obrigatório que o inscrito esteja com um SUV ou com uma picape Mitsubishi com tração nas 4 rodas.
Além do lado educativo (pois os participantes aprendem como utilizar as tecnologias de seus Mitsubishis para superar lamaçais e atravessar riachos, por exemplo), há ainda o lado social, pois a inscrição é gratuita e solidária: para cada veículo inscrito, é feita a doação de uma cesta básica e de 5 itens de higiene pessoal, que no fim do evento são doados para instituições de caridade das regiões onde tudo aconteceu – em 2022, mais de 17 toneladas de alimentos e outros 9 mil itens de higiene pessoal foram arrecadados, beneficiando mais de 21 instituições de caridade.
No caso da etapa paraense, ela foi realizada em Benevides, onde os participantes saíram da fazenda Vila Martins, na estrada do Taiassuí, com passagens pelas comunidades de Caraparu, Macapazinho, Vila do Carmo e Sapucaia, entre outras, além de fazendas que ‘abriram a porteira’ para que o comboio passasse.
Participei da categoria mais ‘pesada’, a Aventura, quando rodamos mais de 95 quilômetros em cerca de 5 horas, passando por areal, lama, alagados, mata densa, cascalho e até atravessando um riacho.
Mas teve uma parada sensacional na fazenda Vitória, que também é uma hípica e que produz uma água de coco e um caldo de cana maravilhosos.
Nota 10 pra organização, que contou com o apoio das concessionárias Macom Mitsubishi de Belém e de Ananindeua, sob o comando de Sérgio Maranhão, Jussara Colares Maranhão e Sérgio Maranhão Filho.
“O Mitsubishi Experience é a porta de entrada para novos proprietários de veículos 4×4 da nossa marca. É a primeira experiência que eles podem ter pra usar toda a capacidade e robustez que nossos veículos oferecem, além de aproveitarem um estilo de vida que incentivamos por aqui: conectado ao que realmente importa, à natureza e ao ar livre”, complementa Letícia Mesquita Oliveira, diretora de Marketing da Mitsubishi Motors.
Uma noite antes do evento, foi realizado um coquetel na concessionária Macom Mitsubishi de Belém, localizada na esquina da Jerônimo Pimentel com a Dom Romualdo Coelho. Foi onde aconteceu o briefing e a adesivagem dos veículos Mitsubishi 4×4 que iriam participar do passeio em forma de trilha.
Aliás, o total de participantes na etapa paraense superou as expectativas da organização: 23 veículos na categoria Aventura e 21 veículos na categoria Turismo. E já se fala numa nova etapa para 2024.
A categoria Turismo era mais light, com um percurso de 53 quilômetros, que deveria ser percorrido em cerca de 4 horas e meia.
Já a categoria Aventura tinha um percurso de 93 quilômetros, que deveria ser percorrido em cerca de 5 horas. No final, ambas chegaram praticamente juntas de volta à fazenda Vila Martins.
Mas, no caminho, o que eu mais ouvi foram frases tipo “Eu nunca imaginei que meu Mitsubishi conseguia fazer isso”; “Não sabia que dava pra fazer isso com o meu carro”; “Amei! Já quero participar de novo e da próxima!”.
Como estava na categoria Aventura, posso confirmar que quem pensava que estava no passeio terminou numa ‘montanha-russa off-road’, de tantas emoções inesperadas que ela causou aos participantes, já que eles nunca sabiam o que vinha pela frente e nunca imaginaram que ia correr tanta adrenalina pelos corpos deles.
Explico: a grande maioria compra um Mitsubishi pelo status que ele proporciona, de veículo confiável, confortável, tecnológico e muito robusto e seguro, quando exigido ao extremo. Mas essa grande maioria que compra um Mitsubishi não exige tudo isso dele. Só que a Mitsubishi Experience exigiu… e muito. E todos os modelos 4×4 que participaram não negaram fogo, de picapes a SUVs, de anos diversos.
A categoria Aventura do Mitsubishi Experience levou seus participantes ao limite do arrepio na espinha, enfrentando adversidades de terreno que muitos devem ter se questionado porque não preferiram escolher a categoria Turismo. Teve uma hora que estávamos rodando por um trecho de mata fechada que até eu, tarimbado em ralis, me admirei – depois descobri que ali foi trecho do Rally do Sol deste ano. E tudo terminou atravessando um riacho, com água batendo nas portas dos veículos.
Mas bem orientados tecnicamente pelo líder da equipe que puxava o comboio (exatamente o carro onde eu estava), todos os participantes viram de perto o que qualquer Mitsubishi 4×4 é capaz de fazer: é só colocar a tração certa, que ele te leva aonde você quiser ou precisar, não importando se, aos seus olhos, aquilo pareça tecnicamente impossível de alcançar. Para um Mitsubishi, nada é impossível.
Ao fim do evento, depois de um lauto almoço na fazenda Vila Martins, todos os participantes ainda foram presenteados com quitutes locais, entre eles mel e chocolate com cacau de altíssima qualidade, fabricados através do Benevides Produtiva, um programa de apoio à agricultura familiar, realizado pela Prefeitura de Benevides.
O Mitsubishi Experience tem o apoio de empresas que tornam tudo isso possível: Lubrax, Itaú, JBL, W.Truffi, Axalta, Transzero, Sem Parar, Mit Consórcio, Atvos, Pirelli, 3 Corações, Revo, Seritec e Pilkington. Mas no Pará ainda contou com o total apoio da Prefeitura de Benevides. E a temporada 2023 teve 7 etapas: as duas últimas foram em Mossoró, no Rio Grande do Norte; e em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.