Mitsubishi venceu em todas as categorias no Rally dos Sertões 2022
A Mitsubishi confirmou toda a sua tradição e o seu DNA 4×4 durante a histórica 30ª edição do Rally dos Sertões, que acabou em Salinópolis (PA), depois de exatos 7.216 quilômetros percorridos desde Foz do Iguaçu (PR), onde iniciou.
A marca automotiva mais reconhecida dentro do mundo do rali venceu em todas as quatro categorias que disputou entre os carros: Production T2, Protótipo, Super Production e Pró-Brasil. Além disso, 17 dos 27 veículos que cruzaram a linha de chegada traziam a marca dos três diamantes no capô, incluindo picapes L200 com tração 4×4 oriundas da Mitsubishi Cup, que é um rali cross country de velocidade promovido pela fabricante nipônica e que é considerado por muitos competidores como a melhor preparação para um desafio como o Rally dos Sertões.
A bordo de uma picape L200 Triton Sport R, a dupla Paulo Cesar Bertolini/Anderson Bertolini levou a melhor na categoria Production T2, seguida por Youssef Haddad que, com o mesmo modelo, disputou todo o Sertões sozinho, executando as funções de piloto e de navegador.
Apoiado pela Mitsubishi, o desafio chamado “1 por Todos” representou um feito histórico para Youssef, que já conquistou 3 vezes a competição, mas nunca havia participado completamente sozinho dessa empreitada. Já entre os carros da categoria Protótipo, Paulo Goes e Jefferson Teixeira subiram ao lugar mais alto do pódio dirigindo uma L200 Triton Sport RS.
Alessandro Tozoni e Christina Xavier levaram a melhor na categoria Super Production a bordo de uma L200 Triton ER, enquanto que Paulo Vieira Marcondes e Ricardo Medeiros venceram na categoria Pró Brasil, também com uma picape da marca asiática. “Mais uma vez provamos a força e a resistência dos nossos produtos. Além de títulos, a Mitsubishi se consolida como referência no off-road. Grande parte do grid era formado por carros de produção com pequenas modificações para a competição – caso das L200 Triton Sport R e ER. Isso mostra que praticamente o mesmo veículo que está na concessionaria é capaz de superar os maiores desafios do Rally dos Sertões. Estamos muito orgulhosos. Mais que isso, vemos que a maioria dos pilotos e navegadores que disputa a Mitsubishi Cup está entre os vencedores de suas respectivas categorias”, festejou Letícia Mesquita A. Oliveira, Diretora de Marketing da Mitsubishi Motors no Brasil.
DESAFIO – A Mitsubishi também chamou a atenção no Rally dos Sertões 2022 com o “Desafio 1 por Todos”, em que um dos mais experientes nomes do rally brasileiro (Youssef Haddad) se lançou num dos maiores desafios de sua carreira, ao participar exercendo as funções de piloto e de navegador. Com 9 participações no Rally Dakar e campeão do Sertões, Youssef encarou tudo isso sozinho a bordo de uma L200 Triton Sport R totalmente preparada para a prova. “Esse, sem dúvida, foi um dos maiores desafios da minha carreira. Foi extremamente difícil – tanto do ponto de vista físico como psicológico – encarar esse trajeto tão longo sozinho, acumulando as funções de piloto e de navegador. Foi um exercício constante de atenção ao roteiro sem bobear da pilotagem, ao longo das 14 etapas da competição”, complementou.
PRESENÇA RECORDE – Quem já disputou o Rally dos Sertões conhece bem as dificuldades e o limite extremo que seus veículos – sejam eles carros, motocicletas e UTVs – são submetidos nos milhares de quilômetros rodados em terrenos mais que desafiadores. O que pouca gente imagina é que desenhar o percurso de mais de 7.200 quilômetros em estradas de terra, areia, cascalho, lama, erosões e outras dificuldades é uma tarefa que dura meses, feita a bordo de uma frota de picapes L200 Triton originais de fábrica – a mesma que é comercializada pela concessionária Macom Mitsubishi. No Rally dos Sertões 2022, nada menos que 72 unidades dessa picape – maior frota já cedida – fez muito mais do que a árdua tarefa de levantamento de percurso: elas também ficaram à cargo dos organizadores e fiscais de prova para todos os tipos de apoio aos competidores, de reboque a socorro.
Além de promover a Mitsubishi Cup, a marca dos três diamantes é uma das maiores apoiadoras de ralis no Brasil e a mais longeva patrocinadora do Rally dos Sertões, com 19 anos de parceria completos nesta edição de 2022. “Ficamos muito felizes em sermos os mais antigos parceiros de um evento tão grande e desafiador como o Sertões. A competição traduz todo o DNA 4×4 desbravador que acompanha os veículos da Mitsubishi. O rali é um grande laboratório e a presença maciça dos nossos veículos mostra todo o potencial, a resistência e a robustez que a marca possui, além de ser mais uma opção de experiências que oferecemos aos consumidores”, complementa Letícia.
Já para Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões, “é impressionante a resistência das picapes Mitsubishi. Mesmo após um uso severo como o nosso, que envolve o levantamento de percurso e outras funções, elas se mostram impecáveis. Por isso que promover uma competição de tamanho continental como essa usando as picapes da marca nos deixa tranquilos”.
AÇÕES – No Rally dos Sertões 2022, a Mitsubishi atuou diretamente para impulsionar as arrecadações da SAS Brasil – Saúde e Alegria no Sertões, organização que desde 2013 oferece atendimento gratuito em saúde para regiões sem acesso a médicos especialistas. Por meio do projeto, milhares de pessoas receberam atendimento médico e odontológico em diversas especialidades e puderam ter uma melhor qualidade de vida em comunidades isoladas por onde o Sertões passou. Além de fazer doações em dinheiro ao projeto, a marca estava com a campanha Carona Mitsubishi SAS, em que os embaixadores da marca incentivaram doações por meio das redes sociais. Personalidades como o pentacampeão da competição Guiga Spinelli (@guigaspinelli), o surfista de ondas gigantes Carlos Burle (@carlosburle), o apresentador Cassio Cortes (@cassiocortes) e o piloto Youssef Haddad (@youssefrally) fizeram posts de incentivo às doações.
Outra ação que contou com o apoio da Mitsubishi durante a edição 2022 do Rally dos Sertões foi o Brasil Sertões, projeto desenvolvido pelo jornalista e influenciador Cassio Cortes, que embarcou numa jornada on/off-road de Sul a Norte do Brasil pra mostrar a grande diversidade de paisagens e personagens que marcam as celebrações dos 200 anos da independência do país. A bordo de uma L200 Triton Sport original de fábrica, Cassio imergiu em cenários únicos, conhecendo os diversos perfis de pessoas que compõem um país de dimensões continentais como o nosso. E ao longo dos 15 dias do rali, ele convidava os seguidores das suas redes sociais e dos perfis da Mitsubishi a acompanharem a aventura.