Gente

Morre o primeiro presidente da Volvo do Brasil

O primeiro presidente da Volvo do Brasil, o sueco Tage Karlsson, morreu no dia 29/10/2019, aos 93 anos, na Suécia, país onde fica a matriz do grupo. Ele sofria de problemas cardíacos e comandou a operação latino-americana de 1977 a 1985, iniciando sua jornada no país muito antes do primeiro veículo sair da linha de montagem, em 1979. Karlsson foi importante não só por ter sido o primeiro presidente da Volvo no continente, mas por ter tido um papel fundamental no trabalho de prospecção e na decisão do grupo de investir no Brasil. Muito antes do príncipe Bertil, da Suécia, participar da cerimônia de colocação da pedra fundamental da fábrica da Volvo, em abril de 1977, os suecos vinham gestando o projeto de uma fábrica de caminhões e ônibus no país. E Karlsson participou ativamente neste processo.

Tage Karlsson ao volante do primeiro veículo Volvo produzido no Brasil, um chassi de ônibus modelo B58

O Grupo Volvo já estava prospectando mercados importantes, como os Estados Unidos e o Brasil. Mas o levantamento de informações, os estudos e as pesquisas começaram no início da década de 70. Em 1972, Karlsson, que na época estava na área de planejamento de produto, veio ao país pesquisar o mercado, ao lado do também sueco Anders Levin, responsável pela área de caminhões. A viagem foi memorável: eles rodaram pelas estradas brasileiras em um Fusca, durante 3 semanas, indo do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, depois seguind pra São Paulo e daí para Curitiba e Porto Alegre. A pesquisa incluía dados sobre a economia brasileira, o estado da frota de veículos comerciais, estatísticas e outros elementos que compuseram um minucioso relatório apresentado na matriz. Para coletar informações, chegaram a parar na rodovia Presidente Dutra – que liga São Paulo ao Rio de Janeiro – para contar o número de caminhões que passavam, anotando marcas, capacidade de carga e estado geral dos veículos.

Tage Karlsson posa ao lado de um caminhão Volvo N10, o milésimo veículo da marca produzido no Brasil, em 1981

Naquele período, rodavam milhares de caminhões médios e leves, mas Karlsson sabia que o país precisava mudar o perfil de sua frota e elevar a participação dos pesados, com maior capacidade de carga, mais segurança e menos poluição por conta do menor número de veículos nas estradas, além de mais economia no custo do transporte, uma vez que cada caminhão pesado leva o equivalente de carga de 2 menores. Seu relatório recomendava instalar uma fábrica no Brasil. E em 1977 foi assinado o contrato que deu origem à Volvo do Brasil Veículos e Motores S/A, com sede em Curitiba (PR). Em 1979, saía das linhas de montagem o primeiro Volvo feito no país, um chassi de ônibus B58, cuja foto, com Tage Karlsson ao volante, simboliza o início da jornada da marca sueca em terras brasileiras. Em 1980 iniciou a produção de caminhões, com o N10. Em 40 anos, a unidade brasileira da Volvo superou os 300 mil veículos fabricados.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios