Gente

Morreu Lee Iacocca, pai do Mustang e salvador da Chrysler

Morreu no último dia 2 de julho de 2019, aos 94 anos, Lido Anthony “Lee” Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes italianos e um conhecido autor de livros de negócios, liderança e governança corporativa. Foi considerado o 18° melhor CEO da história dos EUA.

Lee Iacocca nasceu em Allentown, na Pensilvânia, e frequentou a Universidade de Princeton. Depois teve uma ascensão meteórica na Ford americana, ajudando a criar carros como o Mustang e o Escort, que salvaram a empresa, que vivia uma crise infindável – tanto que ficou conhecido como o “Pai do Mustang”. Apesar do sucesso, foi demitido, provavelmente devido aos seus desentendimentos frequentes com Henry Ford II, que em termos práticos era o dono da empresa. Trabalhou na Ford de 1946 a 1978, tendo exercido a presidência a partir de 1970.

Da Ford foi pra Chrysler, que também vivia em crise, tendo ali conduzido uma reviravolta durante a década de 80. Iacocca se tornou celebre junto ao grande público graças às suas participações em campanhas publicitárias, mais notavelmente uma da Chrysler em que disse ao público: “Se você encontrar um carro melhor, compre”. Ficou na Chrysler de 1978 a 1992.

Seu legado não se restringiu apenas ao cenário automotivo americano, mas para a forma como o mundo vê os carros. Sua influência em diversas áreas, desde as práticas de fabricação do produto até o negócio como um todo, afetou diretamente – para o bem ou para o mal – a maneira como a indústria automobilística funciona hoje. “Lee nos deu uma mentalidade que ainda hoje nos motiva, caracterizada pelo trabalho duro, dedicação e coragem. Estamos comprometidos em garantir que a Chrysler, agora FCA, seja uma empresa desse tipo, um exemplo de compromisso e respeito, conhecida pela excelência e por sua contribuição à sociedade. Seu legado é a resiliência e a fé inabalável no futuro que vive nos homens e mulheres da FCA, que lutam todos os dias para viver de acordo com os altos padrões que estabeleceu”, disse a Fiat Chrysler Automobiles, em comunicado.

Iacocca também patrocinou várias instituições de caridade, incluindo projetos de arrecadação de fundos para a renovação e restauração da ilha Ellis e da Estátua da Liberdade, complexo à entrada do porto de Nova Iorque, onde eram recebidos imigrantes. E fundou e levantou fundos para pesquisa sobre diabetes, através de sua fundação.

Texto de Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios