Eventos

Mulheres brasileiras da Nissan cada vez mais internacionais

O Dia Internacional da Mulher é celebrado pelo mundo todo. E, naturalmente, ganha características socioculturais e idiomas próprios em cada país ou continente onde é comemorado. Na Nissan, executivas brasileiras têm enriquecido cada vez mais a diversidade interna da montadora nipônica, levando muito profissionalismo – além de culturas, qualidades brasileiras e até sotaques – para os mais variados países, entre eles os Estados Unidos e o Japão.

Um passo importante foi dado em 2021, quando a Nissan América do Sul assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. A adesão gerou a elaboração e a validação de um plano com a Organização das Nações Unidas, para criar medidas de integração e promoção da igualdade de gênero no trabalho.

A Nissan também vem construindo parcerias com entidades e reforçando suas atividades internas com foco na igualdade de gênero, solidificando e reforçando cada vez mais a presença das mulheres nas suas operações. E este espaço obtido pelas funcionárias acentua suas qualidades dentro da organização global, com várias brasileiras reforçando equipes pelo mundo.

Marisa Peres

É o caso da executiva Marisa Peres, que era Diretora de Compliance da Nissan América do Sul e que assumiu como Diretora de Compliance para as Américas, indo comandar a área direto dos Estados Unidos. Nessa trajetória internacional, ela reforça o apoio familiar e a importância da Nissan oferecer um tratamento igualitário entre os gêneros, inclusive para as famílias, nessa experiência fora do país de origem: “Um grande diferencial numa carreira internacional é o suporte da família, porque, até pouco tempo atrás, a ideia de alguém ser expatriado sempre estava vinculado ao homem. Da mulher, se esperava que fosse acompanhar e cuidar da casa. Então é fundamental o apoio do, e para, o companheiro ou a companheira, que também terá sua vida impactada. E isso só funciona se a empresa compreende e dá suporte com igualdade para a família das mulheres. Estamos exportando talentos no Brasil e na América do Sul e a Nissan está dando todo o suporte”.

Ana Serra

Marisa trabalha na sede da Nissan Américas, mas não está só. Ana Paula Serra se destaca lá desde 2019, como Diretora de Governança e Sustentabilidade para as Américas, após ter passado por várias áreas da Nissan nos EUA e Brasil.

Cristiane Cola

Do outro lado do Oceano Atlântico, na França, Cristiane Cola assumiu em fevereiro de 2023 o cargo de Gerenciamento de Risco e Treinamento na equipe de global de Compliance da Nissan. A experiência europeia de Cristiane começou em abril de 2020, quando foi convidada a assumir (como adjunta) a área de Compliance da Nissan para a Europa, África, Oriente Médio, Índia e Oceania. “Um diferencial que percebo na minha experiência fora do Brasil é que as mulheres têm sensibilidade cultural e capacidade de adaptação rápida a mudanças que ocorrem em projetos ou na organização. Outro aspecto que vivenciei é a resiliência em situações de crise. Muitas vezes conseguimos superar as dificuldades com mais tranquilidade, buscando soluções imediatas para contornar as questões que surgem. Nestes quase 10 anos que trabalho na Nissan, posso dizer que existem diversas oportunidades de crescimento no Brasil, na América do Sul e noutras regiões, independe do gênero. O que sempre digo para as mulheres com as quais converso sobre carreira e desafios é que temos que buscar dentro da empresa estas oportunidades para nosso crescimento profissional e demonstrar que temos esta intenção e disponibilidade para mobilidade. O início dessa jornada tem muitos desafios e dificuldades, mas a mulher brasileira tem uma capacidade incrível de se adaptar a diversas culturas e formas de comunicação. Somos empáticas com os outros e isso é um diferencial muito valorizado”, diz Cris.

Andrea Maia

Com uma carreira internacional na Nissan, Andrea Maia está desde 2017 na sede mundial, no Japão, e segue evoluindo usando o que considera seus diferenciais. Tanto que, em 2021, responde pela área global de Digital Retail, responsável pela experiência do cliente no varejo e desenvolvimento dos padrões e processos ‘online to physical’, com foco na melhor experiência dos clientes. “Os maiores diferenciais são, sem dúvida, a flexibilidade e a criatividade para criar soluções e alternativas para superar barreiras e atingir objetivos. Além disso, a energia positiva que trazemos em nossa maneira de enfrentar a vida e a resiliência também são outros diferenciais”, conta Andrea, que usa esses diferenciais exatamente num universo em grande transformação e cada vez mais importante para as empresas e para a própria sociedade: o digital. Tanto que até o tema indicado pela ONU para o Dia Internacional das Mulheres em 2023 tem ligação com essa nova realidade: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.

W-POWER: UMA REDE DE MULHERES PARA A AÇÃO – Aqui no Brasil e na América do Sul, as mulheres também seguem evoluindo com o apoio cada vez maior do grupo de afinidade Women Power, formado por mais de 80 colaboradoras e colaboradores voluntários que trabalham pela igualdade de gênero na Nissan. A iniciativa coloca a sororidade no ambiente de trabalho em 1º lugar, com o compromisso de compartilhar experiências e desenvolver capacitações e ações que promovam a geração de mais consciência, evitando preconceitos dentro da organização.

Dentre elas estão iniciativas como a revisão de salários e benefícios para garantir a remuneração igualitária entre gêneros e a implementação de um plano de sucessão com foco em mulheres, além de programas de mentoria e aceleração de carreiras para colaboradoras hispânicas e latinas. Também se destacam projetos de criação de salas exclusivas para funcionárias lactantes e iniciativas como o ‘Café com Elas’, encontro periódico pra escutar as necessidades das operadoras num ambiente ‘seguro’, onde elas podem compartilhar visões sobre como a empresa pode seguir avançando no tema.

A Nissan América do Sul conta ainda com outros 3 grupos de voluntários, que já somam mais de 170 pessoas e colaboram em suas áreas de afinidade: o Racial Equity (de equidade racial), o Especial Way (de igualdade para pessoas com deficiência) e o True Colors, com foco na diversidade sexual e identidade de gênero.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios