Mundurucus Veículos trouxe pra Belém o novo Porsche Cayenne S
O novo Porsche Cayenne recebeu evoluções significativas em relação à geração anterior, com mudanças de design, de mecânica e de tecnologia. O SUV premium de alto luxo está disponível em 3 versões, sendo que a Mundurucus Veículos mandou buscar duas delas, uma equipada com motor 3.0 V6 turbo de 340 cavalos e outra equipada com motor 2.9 V6 biturbo de 440 cavalos, a Cayenne S – que é motivo desta reportagem. Há ainda a topo de linha Cayenne Turbo, com motor 4.0 V8 biturbo de 550 cavalos.
Segundo o empresário Moysés Monteiro, dono da Mundurucus Veículos: “O Cayenne fez sucesso desde o dia que chegou ao Brasil, em 2003. Ele trouxe muitos novos clientes pra Porsche, ao mesmo tempo que se mostrou perfeito para donos de esportivos que desejavam um modelo para uso familiar, mas mantendo todas as qualidades que consagraram a marca alemã. Ao lado do Macan, ele é o grande líder de vendas e a nova geração, além dos motores mais fortes, traz novo chassi e suspensão mais equilibrada.”
Encomendado por um grande empresário da terra do ramo alimentício, o Cayenne S ficou ainda mais exclusivo, ao ganhar sistema de escapamento com 4 ponteiras e rodas de liga leve de 21 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P Zero nas medidas 285/40ZR na frente e 315/35ZR atrás. Pra completar, ainda recebeu blindagem BSS nível IIIA, com vidros PG.
Externamente, o novo Cayenne S chama a atenção pelas entradas de ar maiores na dianteira (em virtude do aumento de potência nos motores) e pelas lanternas de canto horizontais (que conferem um visual mais largo) e de estilo tridimensional das luzes, além da faixa luminosa contínua de led, que estende-se ao logotipo da Porsche.
Os faróis são do tipo projetor e utilizam lâmpadas de led com diferentes modos de iluminação, incluindo luz de curva e luz para autoestrada.
A nova geração do Porsche Cayenne S é 63 milímetros mais comprida que a geração anterior, mas manteve a mesma distância entre eixos: 2,89 metros.
Em altura, são 9 milímetros a menos em relação à geração anterior, mas o volume da mala aumentou 100 litros e agora passou para 770 litros.
Equipado com motor 2.9 V6 biturbo de 440 cavalos de potência, o novo Cayenne S acelera de 0 a 100 km/h em somente 5,2 segundos (e também o faz em 4,9 segundos, quando vem equipado com o pacote Sport Chrono) e atinge a velocidade máxima de 265 km/h.
A transmissão é automática de 8 velocidades, com 3 modos de direção. E a tração é ativa nas 4 rodas.
A dirigibilidade foi aperfeiçoada graças aos novos sistemas ativos de chassi e ao eixo traseiro direcional, que melhora a agilidade nas curvas e a estabilidade nas mudanças de faixa com velocidades mais altas.
A suspensão a ar adaptável dele oferece conforto de viagem equiparável ao de um sedã de alto luxo e regula a altura do solo no piso fora de estrada, inclusive no porta-malas – ajudando a carregar e descarregar bagagem.
Dentro, seu proprietário tem à mão um painel de instrumentos com tacômetro analógico, ladeado por 2 displays de 7 polegadas, que exibem informações personalizadas comandadas pelo volante multifuncional.
Há ainda uma central multimídia de 12,3 polegadas, que pode ser acessada usando a voz ou a base sensível ao toque que fica no console central.
De equipamentos de série, ele vem equipado com ar condicionado digital dualzone com saídas para o banco traseiro, com revestimento de couro nobre na cor marrom, com som Bose, com tapetes de veludo e com vários detalhes em alumínio e em aço inox escovado.
E, além de todo o requinte no acabamento e nos revestimentos, ainda inclui sistemas de segurança como sensor de ponto cego, alerta de mudança involuntária de faixa, assistente autônomo de estacionamento e visão noturna com câmera termográfica.