Carros

Mundurucus Veículos trouxe um Volvo XC60 R-Design exclusivo

Belém possui o 2º maior mercado de veículos premium da região Norte, atrás apenas de Manaus (AM), que compra cerca de 120 veículos de alto luxo por mês, contra 100 emplacamentos mensais da capital paraense. E a Mundurucus Veículos é responsável por grande parte desse mercado premium no Pará, pois só ela traz alguns dos esportivos e modelos sofisticados mais cobiçados do planeta. É só dar uma olhada no showroom da revenda independente, pra ter certeza disso.

A última novidade dela foi trazer a versão mais requintada existente do XC60, SUV campeão de vendas da Volvo no Brasil e Carro Mundial do Ano no Salão do Automóvel de Nova York. Estou falando da versão T8 R-Design, encomendada por grande empresário da terra (que também ama motocicletas) na cor metálica cinza Osmium. Custando R$ 299.950, ele é a versão topo da gama do utilitário esportivo mais vendido da história da marca sueca, que oferece ainda outros 2 motores: um a gasolina com 254 cavalos (chamado T5) e outro a diesel com 235 cavalos (chamado D5).

ESTILO – Com design ainda mais esportivo que as versões normais, o XC60 T8 R-Design chama a atenção logo pela dianteira, que possui grade e para-choque exclusivos, além de um avançado sistema de iluminação todo de led e que acrescenta várias funções aos faróis: eles são auto direcionais (acompanham o giro do volante, inclinando até 30 graus pra melhorar a iluminação nas curvas) e têm controle automático do facho alto (evitando ofuscar quem vem em sentido contrário ou esteja à frente no mesmo sentido), bem como nivelamento automático do facho (que mantém a posição sempre certa, esteja o SUV carregado ou não). Ou seja, o facho dos faróis mantém automaticamente a posição adequada, conforme o número de ocupantes e o carregamento do veículo.

Pra completar, as famosas luzes diurnas de led desenhadas em forma de T (daí o apelido de Martelo de Thor) possuem acendimento automático e contribuem pra visualização mesmo em dias muito claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa de forma automática o farol baixo, em caso de baixa iluminação.

A esportividade na traseira também está presente com o spoiler exclusivo e a saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. As lanternas elevadas contam com feixes de led e têm desenho que se prolonga pra tampa do porta-malas – que tem abertura e fechamento elétrico, bastando passar o pé debaixo do para-choque.

Pra completar, as rodas de liga leve são de 21 polegadas, calçadas em pneus Pirelli P Zero na medida 255/40R 102V.

MECÂNICA – A Volvo destinou pra versão esportiva R-Design do XC60 sua mecânica mais poderosa, que une um motor 2.0 turbo de 320 cavalos com um motor elétrico que gera 87 cavalos, resultando em 407 cavalos de muito torque, principalmente nas rodas traseiras. Não é à toa que ele é o mais rápido e potente da categoria, chegando aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Seu controle dinâmico é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria de íons de lítio de alta capacidade, instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, que não compromete o espaço dos passageiros e da bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

E vem com um cabo de 4,5 metros para carregamento doméstico. A carga total leva 3 horas numa tomada aterrada de tensão 220V e 16A, mas é possível carregá-la em tomada de menor amperagem, mas leva mais tempo.

Essa mecânica híbrida oferece 3 modos de condução: Pure (econômico e silencioso no uso urbano, pois é 100% movido pelo motor elétrico, com autonomia de 40 quilômetros), Hybrid (de uso cotidiano, responsável por um consumo de 19 km/litro na cidade e de 20 km/litro na estrada) e Power (para uma direção esportiva, onde recalibra freios, trocas de marchas e respostas do acelerador). Além destes, existem ainda os modos AWD (de All Wheel Drive, para uso da tração permanente), Off-Road (que inclui controle de descida e é ideal para percursos fora de estrada a até 40 km/h) e Individual (onde se escolhe uma série de parâmetros, entre elas nível de assistência da direção, configuração do painel e características mecânicas).

Acoplada à essa motorização híbrida está um câmbio automático de 8 marchas que chama a atenção pela manopla, de cristal sueco da sofisticada marca Orrefors. Cheia de funções, a transmissão inclui uma que auxilia na frenagem do freio-motor elétrico, pra recuperar e transmitir energia de volta pro SUV, seja pra recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela também é possível fazer a redução manual das marchas, o que ajuda na frenagem.

O XC60 T8 R-Design é o único SUV da categoria com direção semiautônoma, onde sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e um sistema comanda aceleração, frenagem e volante até 130 km/h. Quando possível, auxilia até na correção do deslocamento do veículo, ao contornar curvas abertas em rodovias. E usa as funcionalidades do piloto automático adaptativo pra controlar a distância do carro à frente.

INTERIOR – Internamente influenciado pelo design escandinavo, o XC60 T8 R-Design concilia alta tecnologia com muito luxo e requinte, a começar pelo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, que traz indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

Com tela antirreflexo sensível ao toque, a central multimídia de 9 polegadas agrega novas informações, possibilitando observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, incluindo consumos dos motores a combustão e elétrico, bem como a regeneração de energia e duas novas funções: uma que permite “guardar” a energia da bateria para uso posterior (tipo usar só o motor a combustão na estrada e deixar a carga da bateria pra usar na cidade) e outra que aciona o carregamento da bateria usando o motor a combustão – que age tipo um “gerador de energia”.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela de LCD no painel central, reúne quase todos os comandos num único lugar e inclui o On Call, que oferece assistência 24 horas e auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto. Por aplicativo no smartphone, dá pra controlar o nível de combustível, ligar o carro e o ar, enviar destinos pro GPS e trancar e abrir as portas, por exemplo.

Os passageiros desfrutam de bancos esportivos revestidos de couro e nobuck (couro aveludado), sendo que os dianteiros têm memória e regulagens elétricas de posição, do extensor e do suporte lombar.

Traz ainda tapetes, pedais e soleiras exclusivas, bem como teto solar panorâmico.

O som é premium, da consagrada marca Harman Kardon, com 13 alto-falantes e subwoofer com 600 watts de potência.

No quesito Segurança, todo Volvo já é o melhor do mundo. Esse, então… O XC60 T8 R-Design dispõe da mais completa tecnologia para evitar acidentes, incluindo frenagem automática e assistente de direção que manobra para evitar colidir contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, de dia ou de noite. Também traz 7 airbags (tem até para os joelhos do motorista) e alertas de mudança de faixa e de colisão frontal e traseira, bem como proteção contra saída de estrada e contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.

O sistema de proteção em saída de estrada registra situações em que o SUV está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo por condições de baixa visibilidade, esterçando o volante pra reposicioná-lo de volta à faixa de rolagem. Por fim, sensores ajudam a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, avisando se o SUV começar a invadir a faixa oposta e o conduzindo de volta à própria pista.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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