Motos

MXF lançou nova moto 250 TS/21

O mundo celebra em 2021 os 140 anos do lançamento do primeiro motor comercial de dois tempos da história. Criado pelo engenheiro escocês Dugald Clerk, ele foi patenteado em 1881 e, pouco mais de 15 anos depois, chegou ao mundo do motociclismo com o designer britânico Alfred Angas Scott, fundador da Scott Motorcycle, que registrou mais de 50 patentes de motores dois tempos para motocicletas entre 1897 e 1920.

O motor é chamado dois tempos porque executa num movimento – para cima e para baixo do pistão – o ciclo completo de admissão, compressão, exaustão e combustão. O formato produz mais potência e uma entrega mais instantânea. É por isto que faz sucesso em várias motos. No Brasil há até competição entre marcas que optam pelo motor de dois ou de 4 tempos. É fácil encontrar adeptos dos 2 tipos, mas, numa arrancada, os dois tempos ganham.

Com o passar dos anos houve evolução na categoria, com projetos sofisticados e audaciosos que visam competições. Algumas marcas seguem desenvolvendo tecnologia pra motores 2 tempos, como a MXF, que em 2018 lançou seu 1º modelo de 250 cilindradas com essa motorização: a 250 TS, de alta performance em trilhas off-road e competições.

A MXF 250 TS tem a vantagem da simplicidade construtiva do motor de 224 cm3 refrigerado a água, com menos peças móveis, que se traduz em respostas e aumento de giro mais rápidos, com transmissão secundária de corrente, embreagem multidiscos banhada a óleo e partida elétrica e a pedal.

Pesando 111 quilos e com resistente quadro de aço cromo molibdênio, ela traz melhorias nos componentes, como nova curva e ponteira do escape, suspensão totalmente reformulada, protetor de bengalas da BMS Full Racing (mais proteção da suspensão dianteira, mesmo nas situações mais difíceis), pinhão com 11 dentes (para maior torque), CDI com programação pra maior desempenho, servo-motor revisado para melhor desempenho e filtro com maior área e durabilidade, além de flange da admissão, que otimiza a admissão da mistura, aumentando o torque.

O tanque também é novo e tem maior capacidade: 8 litros. E diferenciais como partida elétrica, farol de led, válvula de escape eletrônica, painel digital multifunção, ventilador de radiador com termostato, reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e protetor de motor vêm de fábrica.

Os freios são hidráulicos, com pistão duplo e discos ventilados de 260 mm na frente e de 220 mm atrás. O assento tem 940 mm de altura, com 330 mm de vão livre do solo. E a capacidade de carga é de 150 quilos, sendo que a roda é aro 21 na frente (com pneu 80/100 1.60) e aro 18 atrás, com pneu 100/90 2.15.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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