Niro HEV é a nova atração na Vega Kia
Depois do Stonic (lançado em novembro de 2021) e do Sportage (lançado em julho de 2022), ambos com sistema híbrido, a concessionária Vega Kia lançou o Niro, disponível nas versões EX e SX Prestige, que chegam por R$ 204.990 e R$ 239.990, respectivamente, com garantia de 5 anos, incluindo o sistema HEV e as baterias de 12V e 240V.
O principal atributo da segunda geração do SUV compacto é o seu motor 1.6 16 válvulas com injeção direta, que tem dois modos de condução e vem acoplado a um motor elétrico que gera potência combinada de 141 cavalos.
Diferente do modo ‘velejar’ dos modelos em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando só o motor elétrico atua; e na aceleração e/ou subidas, quando o motor a combustão funciona junto com o motor elétrico. Em velocidade de cruzeiro, o motor a combustão e o elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, conforme o uso naquele momento.
E nas frenagens acontece a regeneração da energia para a bateria, que agora oferece quatro níveis (de menor a maior intensidade) e que pode vir até das palhetas das trocas manuais das marchas, no volante.
A performance desse propulsor pode ser traduzida nos dados de consumo de combustível: segundo o Inmetro, o Kia Niro HEV faz 17,7 km/litro na estrada e 19,8 km/litro na cidade.
E com seu tanque de gasolina de 42 litros, chega a 800 quilômetros de autonomia – cerca de 30% a mais que os concorrentes.
A sua direção é elétrica e os seus freios possuem discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Já a suspensão é Multilink atrás e independente tipo MacPherson na dianteira, com molas helicoidais e amortecedores a gás.
Vale ressaltar ainda o estilo ousado, bem como a extensa lista de equipamentos e de tecnologias capazes de proporcionar ainda mais segurança, comodidade e conforto aos ocupantes.
O design do Kia Niro HEV é aerodinâmico e elegante, com rodas de liga leve de 18 polegadas e espelhos retrovisores externos com piscas de led, desembaçador e regulagem e rebatimento elétricos.
Na frente, o Kia Niro HEV chama a atenção pelo conjunto ótico totalmente de led.
Atrás, a ousadia está nas lanternas em formato de bumerangue, que avançam pelas colunas C – que possuem um atrativo estético: uma cor diferente do restante da carroceria.
Na autorizada Vega Kia, ele é disponibilizado em 17 cores. Entre as tonalidades únicas, são 8 opções: azul mineral, branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, verde urbano e vermelho metálico.
Exclusivamente para a versão SX Prestige há a opção da coluna C colorida, oferecida em 4 tons (cinza interstelar, laranja encanto, preto aurora e verde urbano), que adicionam assim mais 9 combinações.
Apesar das dimensões compactas (4,42 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,70 metros de distância entreeixos), o Kia Niro HEV possui um interior espaçoso e confortável.
O tanque de combustível fica embaixo do banco traseiro pra oferecer mais espaço pras pernas dos passageiros.
O porta-malas tem capacidade para 425 litros, mas chega aos 1.419 litros com o rebatimento do banco traseiro.
Dentro, traz painel digital de 10,25 polegadas e multimídia também de 10,25 polegadas compatível com iPhone e Android, além de oferecer carregador de celular sem fio (na versão SX Prestige), entrada USB tipo C no encosto dos bancos dianteiros, ar-condicionado digital com tela sensível ao toque e computador de bordo com indicador de fluxo de energia.
No quesito Segurança, ele vem equipado com 6 airbags e com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de alertas de fadiga do motorista, de saída de faixa de rodagem, de centralização na faixa de trânsito, de permanência na faixa de rodagem, de facho alto do farol e para prevenção de colisão frontal.
A versão SX Prestige acrescenta assistente de saída em segurança, de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, de prevenção de colisão por ponto cego e de prevenção de colisão frontal em saídas paralelas.
Além da excelente eficiência energética e do sistema hibrido, o Kia Niro HEV foi projetado para gerar um menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e na sua utilização, trazendo pintura com tintas sem benzeno, tolueno e xileno; forração do teto composta de 56% de plásticos reciclados; tela de cobertura do porta-malas feita com 70% de plásticos reciclados; e revestimento dos bancos em tecido biossintético, feito a partir de árvores de eucalipto; além de aplicação da coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente reduzido (Cx) de 0,29.