Nissan Frontier chega renovada e com mais versões, mas mantendo os preços da geração anterior
A Nissan lançou a nova picape Frontier, já como linha 2023 e que foi completamente reestilizada e aperfeiçoada, trazendo novíssimas tecnologias e ainda mais opções ao consumidores.
Importada da Argentina, ela agora oferece sete versões nas concessionárias Tropical Nissan, sendo três versões inéditas, enquanto que as outras possuem os mesmos preços da geração anterior.
Além das versões S, Attack, XE e LE disponíveis no modelo anterior, há as novas configurações SE, Platinum e Pro-4X, sendo que as duas últimas são topo da linha, mas focam em públicos diferenciados.
Eis os preços das versões, todas 4×4: S manual (R$ 230.190), SE automática (R$ 258.990), Attack automática (R$ 263.690), XE automática (R$ 278.990), LE automática (R$ 308.544), Platinum automática (R$ 314.590) e Pro-4X automática (R$ 314.590).
Ou seja, o câmbio manual de seis marchas está disponível apenas para a versão de entrada S, enquanto que a transmissão automática de sete velocidades com modo sequencial equipa todas as outras versões.
No design, a Nissan Frontier 2023 ficou ainda mais imponente, a começar pela grade do radiador ‘interligada’ aos faróis quádruplos equipados com projetores de led em formato que lembra a letra C.
As lanternas com lâmpadas de led também se sofisticaram ainda mais, ganhando desenho chamativo.
As rodas são de 17 e 18 polegadas, feitas de aço, de alumínio ou de liga leve e calçadas com pneus com sensor de pressão nas medidas 255/65R e 255/60R, sendo que as versões Pro-4X e Attack utilizam pneus todo-terreno.
Um destaque é a diferenciada versão Pro-4X, com detalhes que reforçam sua exclusividade dentro e fora, dos paralamas ao acabamento dos bancos – até mesmo o logotipo da Nissan vem noutra cor, vermelha.
Medindo 5,26 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, até 1,86 metro de altura e 3,15 metros de distância entreeixos, a Frontier 2023 possui uma das melhores capacidades off-road do segmento, graças à excelente distância livre do solo (25,2 centímetros de vão livre) e seus ângulos de ataque (31,6 graus) e saída (25,7 graus).
A caçamba mereceu uma atenção especial e ficou mais alta que a antiga: 25 milímetros a mais perto da cabine e 50 milímetros a mais nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber 1.054 litros e 1.043 quilos de carga.
Dentro, ela tem ganchos com argola móvel em formato de D na parte inferior, perto do assoalho, dando mais opções de fixação de cargas de variados tamanhos – e cada um deles tem capacidade de carga de 400 quilos.
A caçamba também recebeu um degrau no parachoque traseiro, que facilita subir e entrar nela. Há ainda uma tomada de 12 volts que conecta dispositivos eletrônicos, enquanto que a tampa recebeu 2 amortecedores, que reduziram o peso na hora da abertura, permitindo que seja manipulada somente com uma das mãos.
No interior, a nova Nissan Frontier ficou ainda mais prática, confortável e segura, sendo que cada versão oferece seu próprio acabamento, utilizando materiais e texturas diferentes para os bancos – vale ressalta que os dianteiros são inspirados em tecnologia desenvolvida pela Nasa para eliminar a fadiga.
O painel de instrumentos possui uma tela de 7 polegadas, enquanto que a central multimídia tem 8 polegadas.
Aumentando a conveniência, três entradas USB para carregar dispositivos e garantir conectividade contínua estão disponíveis, sendo que uma entrada é tipo C, fica no console e suporta o carregamento de vários dispositivos.
Há ainda duas entradas de 12 volts para carregar aparelhos na cabine, além da disponível na caçamba.
A praticidade a bordo da Nissan Frontier 2023 também fica por conta do teto solar, dos 27 porta-objetos e do ar-condicionado com duas regulagens independentes de temperatura, mais saídas para o banco traseiro.
No quesito Segurança, a Frontier 2023 impressiona, trazendo novidades como alerta anticolisão com frenagem autônoma, aviso de mudança de faixa de trânsito com correção autônoma, detector de fadiga do motorista, sensor de ponto cego com frenagem anticolisão e assistente de altura e de intensidade dos faróis, onde uma câmera no parabrisa monitora o trânsito em sentido contrário, para evitar ofuscar outros veículos.
Pensando no reboque, sistemas detectam a oscilação dele por meio do monitoramento do balanço da picape da Nissan. Um reduz a oscilação pela ativação do freio e o outro controla a pressão do freio lado a lado, para reduzir o balanço – que é a principal causa de incidentes com trailers e reboques.
Outra tecnologia legal vem do sistema de visão 360 graus, com alerta de tráfego cruzado e detector de objetos em movimento, perfeito em manobras em vagas de estacionamento e que utiliza 4 câmeras (embaixo dos retrovisores externos, da tampa da caçamba e da grade do radiador) para visualizar pessoas, objetos e carros se aproximando ao redor.
Ele inclui monitor off-road, que gera visão dos obstáculos no entorno, com a tração 4×4 acionada.
E já vinha equipado com auxílio de partida em subidas, bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador e controle automático de descida e eletrônico de frenagem, além de seis airbags, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.
Com capacidade para arrastar 3.500 quilos, a nova Nissan Frontier oferece dois motores 2.3 16 válvulas a diesel, sendo um biturbo com 190 cavalos e outro turbo com 163 cavalos de potência, com sistema redutor catalítico com Arla 32 – cujo reservatório é acessado através de uma tampa que fica ao lado da tampa do combustível, onde a necessidade de abastecimento é avisada através de mensagem no painel de instrumentos.
No consumo, o motor turbodiesel faz 9,5 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada, enquanto que o motor biturbodiesel faz 9,1 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada.
No console central, próximo à alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha de 4 modos de condução: Standard, Sport, Off-Road e Tow (para utilizar com carga máxima ou puxando reboque, pois fornece freio-motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa). Já a direção é hidráulica.
A seleção de tração permite as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, sendo que a versão Frontier Pro-4X traz a mais Bloqueio do Diferencial Traseiro, ativado por botão no console central e com a tração 4×4 Low engatada, para usar o torque na roda que tem mais aderência à superfície, evitando deslizamento excessivo na roda oposta.
Por fim, a suspensão foi refinada, ganhando novas regulagens nos amortecedores, sendo multilink com molas helicoidais na traseira, trabalhando em conjunto com um eixo rígido. A suspensão dianteira possui braço duplo assistido por barra estabilizadora. E os freios são a disco nas quatro rodas.