Nissan Re-Leaf foi criado para salvar vidas e dar suporte em emergências
Os desastres naturais são a maior causa de falta de energia. Relatório do Banco Mundial constatou que abalos naturais e mudanças climáticas causaram 37% das interrupções de energia elétrica na Europa entre 2000 e 2017, assim como 44% das ocorrências de falta de energia nos EUA no mesmo período. Quando ocorre um desastre, o tempo para que o abastecimento de energia elétrica seja normalizado é normalmente de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade dos danos. E durante este período, os veículos elétricos podem oferecer uma fonte de energia móvel com zero emissão de poluentes para situações de emergência.
Foi por isso que a Nissan desenvolveu um carro-conceito 100% elétrico projetado pra servir de fonte de energia móvel após desastres naturais ou condições climáticas extremas. O protótipo exploratório Re-Leaf é baseado no Leaf e, além das modificações pra se deslocar em vias cobertas de escombros, tem tomadas à prova d’água do lado de fora, permitindo que aparelhos de 110 a 230 volts sejam alimentados pela sua bateria de íons de lítio de alta capacidade.
Além disso, ele usa a capacidade de recarga bidirecional do Leaf para não só ‘extrair’ energia pra recarregar sua bateria de alta capacidade como também ‘carregar’ a energia de volta pra rede.
O Re-Leaf pode ser usado numa área de desastre, oferecendo uma fonte de energia totalmente móvel pra ajudar no processo de recuperação, alimentando equipamentos médicos, de comunicação, de iluminação e de aquecimento, bem como em manutenção das funções vitais.
E sua cor âmbar faz referência à palavra grega clássica para âmbar, elétron, que é a origem da palavra ‘eletricidade’. A barra de luz de led montada no teto também pisca em âmbar pra alertar outros usuários.
A fim de circular em estradas onde pode haver obstruções ou escombros caídos, a altura de rodagem do Re-Leaf é de 225 milímetros e traz uma placa de derrapagem personalizada que protege o piso.
Também tem pneus mais largos (mais 90 milímetros à frente e mais 130 milímetros atrás), caixas das rodas em composite, saias laterais, rodas aro 17 e pneus todo-terreno BF Goodrich Baja All Terrain na medida 225/65R.
O sistema de gerenciamento de energia pode transmitir eletricidade da bateria até uma tensão de 230 voltas, graças a 3 plugues, sendo 2 soquetes externos em forma de C e um plugue doméstico instalado no porta-malas.
O banco traseiro foi removido e o piso foi nivelado pra fornecer espaço de armazenamento.
Há ainda uma grade que separa os bancos dianteiros da área de carga.
Quando o Re-Leaf chega a uma área que precisa de ajuda, uma mesa se desdobra do porta-malas trazendo uma tela de led de 32 polegadas e uma tomada elétrica para virar um centro de comunicações e gerenciamento.
E assim que a energia é restaurada, ele pode ser recarregado usando 3 perfis de carregamento, até mesmo plugues domésticos. Dependendo da voltagem, ele recarrega entre 60 minutos e 11,5 horas. As modificações foram realizadas pela RJN, empresa de esportes motorizados e engenharia do Reino Unido.
LEAF – No Japão, a Nissan já vem usando o Leaf desde 2011 pra fornecer energia e transporte em situações de emergência após desastres naturais. Usado como central elétrica portátil, a última geração do Leaf e+ tem uma bateria de 62 kWh, que fornece eletricidade por 6 dias para uma residência.
Os veículos elétricos da Nissan também podem ser usados como baterias recarregáveis móveis, fornecendo eletricidade a residências.
Como veículo de recuperação em desastres, o Re-Leaf também pode fornecer energia para vários aparelhos ao mesmo tempo, como britadeiras elétricas, ventiladores de pressão, sopeiras elétricas de 10 litros, respiradores mecânicos de UTI e refletores de holofote de 100 watts.
E assim que a eletricidade é religada, os veículos elétricos podem ser recarregados pra fornecer transporte com zero emissão de poluentes por até 385 quilômetros com uma única carga.