Nissan revela a nova Frontier Attack
Um dos sobrenomes mais reconhecidos na história da linhagem da picape Nissan no Brasil também foi renovado e aparece pela primeira vez em público na Agrishow 2022: a nova Frontier Attack, um dos destaques no estande da marca japonesa num dos mais importantes eventos do agronegócio brasileiro.
A nova versão Attack tem um estilo diferenciado, marcante e ainda mais robusto, incluindo grafismos exclusivos e vários detalhes de acabamento na cor preta, como as rodas de 17 polegadas, as maçanetas externas, os espelhos retrovisores externos, os estribos laterais, o rack de teto e os faróis de máscara negra. Dentro, o acabamento tem detalhes específicos.
Ela também inclui mais itens de conforto, segurança e novidades técnicas, como 6 airbags e freios a disco nas 4 rodas, sem falar da suspensão traseira única do segmento: uma multilink com molas helicoidais, que trabalha em conjunto com um eixo rígido e que ganhou novos ajustes nos amortecedores. Já a suspensão dianteira tem braço duplo assistido por barra estabilizadora. Vale ressaltar ainda o motor 2.3 16V biturbodiesel acoplado a um câmbio automático de 7 marchas com modo sequencial e tração com opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low.
E mesmo com toda a evolução de design e com esses novos equipamentos de série, a nova Nissan Frontier Attack chegou às concessionárias com o mesmo preço da geração anterior: R$ 263.690.
SOBRENOME – O sobrenome Attack surgiu na Frontier brasileira em setembro de 2005, quando foi lançado como série especial. Inicialmente a Nissan colocou no mercado um lote de 800 unidades, mas ela fez tanto sucesso que a marca decidiu estender sua produção até 2008. Em 2011, o nome retornou e passou oficialmente a ser utilizado como versão da linha, mas também foi usado numa picape-conceito apresentada no Salão do Automóvel de Buenos Aires de 2017 – que depois deu origem à Attack de produção lançada no fim de 2018.
NOVA FRONTIER – A nova linha da picape da marca japonesa chegou às concessionárias repleta de novidades, começando pelas versões: agora são 6, sendo 3 inéditas – a SE, a Platinum e a Pro-4X, que se juntam às configurações S, Attack e XE.
A nova Frontier tem faróis com 4 projetores de led em forma de C, que impressionam ao lado da grade de estilo interligado. Vale ressaltar ainda a excelente distância livre do solo (25,2 centímetros de vão livre) e os ângulos de ataque e de saída: 31,6 graus e 25,7 graus, respectivamente, permitindo superar os obstáculos mais severos.
A caçamba mereceu atenção especial, com altura maior em relação à antecessora e capacidade para receber 1.054 litros de carga e carregar 1.043 quilos. O parachoque traseiro tem degrau que facilita o acesso. E dentro, a caçamba tem ganchos com argola móvel, tomada 12V e tampa do compartimento com amortecedores que reduziram o peso na hora da abertura, permitindo que se possa manipulá-la com uma mão.
Prática e confortável também é a cabine, sendo que cada versão tem acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos. O painel de instrumentos tem a maior tela do segmento (7 polegadas) e a única com imagem de alta qualidade. Além dela, conta com um multimídia de 8 polegadas.
No quesito Segurança, possui vários itens inéditos no segmento:
Alerta Avançado de Colisão Frontal
Assistente Inteligente de Frenagem
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro
Alerta Inteligente de Mudança de Faixa
Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa
Alerta Inteligente de Atenção do Motorista
Alerta de Ponto Cego
Assistente Inteligente de Ponto Cego
Visão 360º Inteligente com sistema de Detecção de Objetos em Movimento
Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis
São tecnologias que se juntam ao auxílio de partida em rampa, ao controle automático de descida, ao bloqueio do diferencial traseiro com limitador, ao controle eletrônico de frenagem, ao sistema Isofix para cadeirinhas infantis, ao sensor de pressão dos pneus e ao alerta de uso dos cintos dianteiros e traseiros.
A nova Frontier possui duas configurações de motor a diesel, uma com dois turbos e 190 cavalos e outra com um só turbo e 163 cavalos, ambos com sistema redutor catalítico que usa Arla 32.
Com capacidade para rebocar 3.500 quilos, ainda conta com sistema que detecta a oscilação do reboque por meio do monitoramento do balanço do veículo, reduzindo essa oscilação pela ativação do freio e controlando a pressão do freio lado a lado, pra reduzir o balanço – principal causa de incidentes com trailers e reboques.
No console central, próximo à alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução (Standard, Sport, Off Road e Tow) e se une ao reconhecido sistema de seleção de tração – sendo que a versão Pro-4X acrescenta Bloqueio do Diferencial Traseiro.