NMax Connected 160 ABS é a primeira scooter conectada da Yamaha no Brasil
A Yamaha inova mais uma vez com a NMax Connected 160 ABS, que é uma das mais modernas e completas scooters da sua categoria, trazendo agora conexão Bluetooth com o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, que possibilita gerenciar os indicadores de utilização e de performance, programar as manutenções, localizar o último local onde estacionou e até receber notificações de chamadas e de mensagens, além de poder marcar e compartilhar as rotas mais interessantes nas redes sociais.
Para utilizar o Yamaha Connect na NMax Connected, basta baixar o aplicativo (Yamaha Motorcycle Connect) no smartphone, pareá-lo via Bluetooth e registrar a moto no aplicativo.
Pela conectividade também dá para conferir a vida útil do óleo lubrificante do motor e do nível de carga da bateria; acompanhar o registro diário e o registro mensal de consumo de combustível dos trajetos; comparar a eficiência de pilotagem voltada para a economia de combustível com outros usuários; receber alertas de manutenção e de falhas, que também podem ser enviados para um e-mail; e expandir a experiência de pilotagem com painéis que possibilitam ver no smartphone informações como rotações por minuto e ângulo de abertura do acelerador.
Outras novidades são os novos amortecedores traseiros com regulagem manual, os novos pneus Pirelli Diablo Scooter e o controle de tração na roda traseira, que associado ao sistema de freio ABS nas duas rodas confere maior controle na pilotagem em condições de baixa aderência do piso.
A suspensão traseira, com curso de 86 mm, tem agora 2 níveis de ajuste manual. Basta girar o manípulo na parte superior dos amortecedores para escolher a posição que mais agrada, sendo uma suave e outra firme.
Na dianteira, os amortecedores do tipo garfo telescópico têm curso de 100 mm e contam com uma calibragem que privilegia o conforto, sem prejudicar a estabilidade e a firmeza na condução.
Os novos pneus Pirelli Diablo Scooter oferecem maior durabilidade e excelente aderência ao solo, trazendo composto derivado de motocicletas de maior cilindrada, ideal para tráfego urbano e trajetos de pequena e média distância. Seu formato contribui para uma maior maneabilidade e facilidade em manobras, enquanto que a carcaça de náilon (mais firme) melhora a área de contato e a estabilidade em alta velocidade. Além de eficientes, os pneus também são largos, na dimensão 110/70 na dianteira e na dimensão 130/70 na traseira.
Já o controle de tração proporciona melhor dosagem da entrega de potência do motor pra roda traseira. Com a ajuda de sensores, o sistema identifica a perda de tração do pneu e evita que a roda patine em situações de aceleração brusca ou quando o piso for escorregadio. Assim, as acelerações sempre terão o máximo de força permitida pelas condições do piso, garantindo desempenho sob controle para que se rode com tranquilidade.
A NMax Connected 160 ABS também é a primeira e única scooter de seu segmento com sistema antitravamento nas duas rodas, combinado com freios a disco com 230 milímetros de diâmetro e pinças de um pistão, que garantem frenagens progressivas e em espaços mais curtos.
No design, a NMax Connected possui linhas que deixam claro sua inspiração na irmã maior XMax ABS, trazendo conjunto óptico de led, lanternas bipartidas e rodas de 13 polegadas de liga de alumínio, que são bem leves, pesando 530 gramas na dianteira e pesando 710 gramas na traseira.
A favor do conforto e da praticidade, tem sob o seu assento de 2 níveis (generoso na largura e no comprimento) um compartimento de armazenamento de 25 litros, capaz de abrigar um capacete grande e pequenos pertences.
Sua abertura passa a ser realizada através de botão junto à chave seletora e se tranca automaticamente com o distanciamento da chave, que tem sensor de presença.
Vem equipada ainda com dois porta-objetos e tomada de 12 volts dentro de um deles.
Já o apoio para os pés oferece uma plataforma ampla, permitindo que as pernas fiquem dobradas como nas motocicletas – ou mais esticadas e relaxadas.
O painel 100% digital tem iluminação de led e amplo display. E o garupa tem assento ligeiramente mais elevado que o do condutor, com alças de alumínio e que dá melhor acomodação e visibilidade do que está à frente.
E o motor é monocilíndrico com quatro válvulas, 15,4 cavalos de potência, comando único e arrefecimento líquido, trazendo controle de abertura variável das duas válvulas de admissão – primeiro deste tipo a ser utilizado numa scooter e que gera ótimo torque em baixa rotação e boas respostas em alta rotação. E como ela é leve (pesa apenas 126 quilos), isto resulta numa relação peso-potência de 8,2 quilos por cavalo.
Há ainda câmbio automático tipo CVT e sistema Start-Stop, que identifica quando a scooter pára no trânsito e automaticamente desliga o motor, para reduzir o consumo de combustível. O tanque tem capacidade para 7,1 litros de gasolina, o que representa uma autonomia média – sem contar com a reserva – de cerca de 250 quilômetros.
Disponível em quatro cores e com quatro anos de garantia e revisão com preço fixo (sendo que as sete primeiras revisões têm o mesmo valor), a nova Yamaha NMax Connected 160 ABS custa entre R$ 19.690 (nas cores azul metálico, verde fosco e vermelho) e R$ 19.990 (na cor especial cinza fosco).