Nova aposta da Mercedes-Benz é no SUV elétrico de luxo
A Mercedes-Benz continua investindo forte no segmento de veículos elétricos, seguindo o plano Ambition 2039, em direção à uma mobilidade com zero emissão de poluentes.
Depois dos sedãs EQS e EQE, ela apresentou uma derivação SUV do EQS, que será produzida nos Estados Unidos e oferece espaço para sete pessoas num interior requintado e de vanguarda.
Com motores elétricos, tração 4×4 e modo de condução Off-Road (além dos 4 tradicionais), o EQS SUV tem o mesmo entreeixos (3,21 metros) do EQS Sedan, só que é 20 centímetros mais alto.
O chassi tem eixo four-link na frente e suspensão multilink independente atrás, que é pneumática com amortecimento continuamente ajustável de série, sendo capaz de elevar a altura dele em vários centímetros.
Além disso, o eixo traseiro direcionável tem ângulo de esterço de até 4,5 graus e fornece muita agilidade na cidade.
Dentro, sua segunda fileira de bancos pode ser ajustada eletricamente e seu generoso porta-malas tem espaço para acomodar 4 bolsas de golfe, enquanto que uma terceira fileira de bancos oferece 2 assentos individuais.
Outro destaque é a tecnologia de atualização online, expandida para vários equipamentos e sistemas como ângulo de esterço (até 10 graus), assistente de condução com trailer, multimídia ou realidade aumentada.
Já a versão europeia dele será a primeira da Mercedes-Benz a detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados.
E se um passageiro na traseira não estiver utilizando cinto de segurança, o condutor recebe um aviso.
O ar-condicionado disponibiliza um nível de filtragem muito elevado para reter partículas finas, micropartículas, pólen e quaisquer substâncias que entram juntamente com o ar exterior.
O sistema de navegação vê se a carga da bateria é suficiente pra retornar ao ponto de partida e planeja a rota mais rápida incluindo paradas de carregamento e reagindo a engarrafamentos e mudanças no estilo de condução.
Além disso, para completar, estações de carregamento que forem adicionadas manualmente têm a preferência na visualização, enquanto que os custos de carregamento por parada são calculados.
Vale ressaltar ainda a enorme tela grande e curva que abrange quase integralmente o painel frontal e acrescenta um display de 12,3 polegadas para o passageiro da frente – onde ele pode assistir vídeos com o veículo em movimento.
Mas também tem bloqueio inteligente: se a câmera detectar que o motorista está olhando para a tela do passageiro, o sistema escurece automaticamente, para que ele volte a dirigir com atenção.
Por fim, o som da marca Dolby Atmos gera uma experiência única, pois potencializa os instrumentos e as vozes.
Um novo tipo de animação de som torna isso possível porque, enquanto os sistemas estéreos convencionais geralmente têm a dinâmica de “esquerda-direita”, o Dolby cria uma experiência de 360 graus.