Nova Fiat Toro ganha ares de Ram
Lançada em 2016 e referência em design desde então, a Fiat Toro acaba de ser remodelada minimalisticamente no visual e atualizada nas tecnologias de conectividade e segurança.
A linha 2022 é composta por 9 versões e chega ao mercado em 15 de maio de 2021, custando a partir de R$ 114.590 (Endurance flex), R$ 119.590 (Endurance turboflex), R$ 131.890 (Freedom turboflex), R$ 144.990 (Volcano turboflex), R$ 152.990 (Endurance turbodiesel), R$ 164.390 (Freedom turbodiesel), R$ 177.690 (Volcano turbodiesel), R$ 185.490 (Ranch turbodiesel) e R$ 187.490 (Ultra turbodiesel).
DESIGN – As principais mudanças são na ‘cara’ da picape, que ganhou tudo novo, da grade do radiador diferenciada nas versões Ranch e Ultra (Ram pura!) ao quebra-mato estilizado no parachoque, dos faróis todos de led (com facho antiofuscante) à nova identidade visual da Fiat, vista no logotipo (agora na parte superior dianteira e no centro do volante) e na bandeirinha com as cores da Itália, situada na nova grade e no revestimento de couro na alavanca do câmbio.
A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas das rodas mantém a sensação de força e proteção, acrescentadas de novas rodas de liga leve de 16, 17 e 18 polegadas.
A traseira conserva a aclamada tampa da caçamba com abertura dividida em duas partes.
MECÂNICA – Debaixo do novo capô vincado fica outra atração: um novo motor 1.3 turboflex de até 185 cavalos, que é o propulsor bicombustível com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil.
Inédito e com injeção direta de combustível, o motor turboflex é econômico (9,7 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada) e oferece mais rapidez nas retomadas, chegando aos 100 km/h em 10,6 segundos e atingindo os 202 km/h.
O antigo motor 1.8 flex aspirado de 139 cavalos continua, agora disponível só na versão de entrada, enquanto que o motor turboflex está em 3 versões e o 2.0 16V turbodiesel de 170 cavalos está em 5 versões.
As versões flex vêm equipadas com câmbio automático de 6 marchas, enquanto que as versões turbodiesel vêm equipadas com transmissão automática de 9 velocidades e tração 4×4.
Pra receber o novo motor turboflex, a suspensão independente foi recalibrada, sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, que garantem conforto mesmo em pisos esburacados e carregando uma tonelada de carga.
MAIS RECURSOS – A nova Toro também ganhou recursos para condução fora de estrada, como freio ABS off-road (que reduz a distância de parada em caminhos não pavimentados) e 4×4 com reduzida ainda mais robusta pra sair de lama e areia, além de controle de estabilidade que é ativado quando uma das rodas perde a aderência, freando a roda que está deslizando pra transferir o torque pra outra roda, permitindo sair do sufoco.
INTERIOR – Completamente renovada por dentro, a Toro 2022 também mostra inspiração na ‘prima americana’ Ram, a começar pela incrível central multimídia vertical de 10,1 polegadas no novo console central das versões Ranch e Ultra, que permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos, incluindo dois porta-copos de 700 ml bem ao lado da alavanca do freio de mão.
Para ganhar mais espaço, o comando giratório da tração 4×4 virou botões, que foram posicionados junto aos comandos do ar-condicionado, que agora é dualzone e pode até ser controlado pelo multimídia.
Falando em central multimídia, há mais dois tamanhos de tela: de 7 polegadas nas versões Endurance e de 8,4 polegadas nas versões Freedom e Volcano.
O quadro de instrumentos agora é digital e vem numa tela de 7 polegadas em todas as versões, com telas exclusivas e cores e fontes específicas quando ativadas as funções 4×4 e Sport.
O revestimento pode ser de tecido ou de couro e há ainda carregador de celular sem fio e duas entradas USB tipo A e C, além de roteador wi-fi com chip 4G da Tim, que conecta 8 dispositivos ao mesmo tempo e oferece franquias de 5 GB, 10 GB e 40GB por R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais, respectivamente. Mas é grátis por 30 dias.
FIAT CONNECT – Outra atração é o inovador sistema de conectividade, que oferece gratuitamente por 1 ano serviços de segurança, manutenção, emergência, navegação e entretenimento – tudo acessado via smartphone, smartwatch, site e até pela assistente virtual Alexa, da Amazon
Exemplo: dá para ligar a picape pelo smartwatch e, ainda dentro de sua residência, perguntar pra Alexa quanto tem de combustível no tanque e quanto ainda dá para rodar.
Pelo celular ou pelo site dá pra acessar informações da picape e receber alertas de manutenção e de recall.
Também dá para chamar a central de atendimento da Fiat, solicitando assistência em caso de pane no veículo e até em caso de emergência médica.
Em caso de colisão com airbags acionados, o sistema da Toro liga pro call center pedindo ajuda e dando a localização via GPS, que também auxilia na recuperação da picape em caso de roubo ou furto, inclusive chamando a polícia – algo que influenciará positivamente no valor do seguro.
Se o sistema detectar uma tentativa de furto ou situação como reboque não autorizado, o proprietário é notificado.
Se emprestar a picape pra outra pessoa, o dono pode ser avisado se ela ultrapassou limite de velocidade, perímetro ou horário pré-definidos, inclusive sabendo onde ela está naquele momento.
SEGURANÇA – Além de já vir de série com 6 airbags em todas as versões, a nova Toro também impressiona pelas novas tecnologias de segurança, como alerta de mudança de faixa de trânsito e frenagem autônoma anticolisão.
CUSTO-BENEFÍCIO – O pós-venda é outro aspecto que evoluiu significativamente na Toro 2022, como o fato das 3 primeiras revisões das versões turboflex serem mais baratas que as 3 primeiras revisões da antiga Toro 1.8.
ACESSÓRIOS – Já a Mopar desenvolveu uma grande linha de acessórios, oferecendo novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de alumínio pra caçamba, que pode ter acionamento elétrico.
SUCESSO – Com quase 300 mil unidades comercializadas de 2016 pra cá, a Toro é a vice-líder no segmento no Brasil, atrás só da imbatível Strada, líder há 23 anos. Ambas fazem da Fiat a maior vendedora de picapes do país.
Em 2015, a Fiat tinha 33,1% de market share no segmento. Com a chegada da Toro, ela passou para 55,1% atualmente, o que significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias vendidas no Brasil é Fiat.