Carros

Nova geração do Nissan Z chega em 2022

A Nissan apresentou a nova geração do esportivo Z, que representa mais de 50 anos de dedicação à paixão de dirigir.

Com mais de 1,8 milhão de unidades comercializadas, ele é um dos esportivos mais vendidos do mundo e chega aos Estados Unidos na primavera de 2022, nas versões Sport e Performance.

Uma edição limitada (240 unidades) chamada Proto Spec será oferecida, trazendo pinças de freio amarelas com o logotipo Z, rodas de liga de alumínio na cor bronze e bancos revestidos de material sintético com detalhes e costuras amarelas.

O Z original, de 1969, foi projetado pra levar a emoção de um carro esportivo para o máximo de pessoas possível.

E esse espírito continua na sétima geração do Nissan Z, a começar pelo fato de oferecer câmbio manual de 6 marchas, ao lado de uma moderna transmissão automática de 9 velocidades com modo Sport – e ambos vêm equipados com controle de arrancada na versão Performance, que ainda utiliza um diferencial de deslizamento limitado e traz a mais spoiler traseiro que atenua a elevação, quando está em alta velocidade.

Seu novo propulsor 3.0 V6 biturbo disponibiliza 405 cavalos de potência, 70 cavalos a mais que o modelo 370Z da geração anterior, além de oferecer 30% a mais de torque que o do antecessor.

O modelo equipado com transmissão manual também traz eixo de transmissão de fibra de carbono.

Com o aumento da potência, chassi, suspensão, direção e arrefecimento também foram aperfeiçoados.

E uma maior rigidez da carroceria, uma direção hidráulica eletrônica com suporte de cremalheira e pneus dianteiros mais largos que os traseiros aumentaram o desempenho nas curvas em 13%.

Os amortecedores utilizam um novo design monotubo com diâmetro maior que o do Nissan 370Z, resultando numa redução de cerca de 20% na força de amortecimento para diminuir o choque de impacto em pisos irregulares e melhorar o desempenho e a estabilidade. A suspensão dianteira de duplo braço triangular de alumínio possui nova geometria, incluindo ângulo de cáster aumentado, para ajudar na estabilidade em linha reta.

A versão Sport tem rodas aro 18, pneus 245/45R 9J, freios com discos ventilados com pinças de 2 pistões na frente e um pistão atrás. Já as versões Performance e Proto Spec têm rodas aro 19 e pneus 255/40R 9.5J na frente e 275/35R 10J atrás, além de freios com discos ventilados com pinças de alumínio com 4 pistões na frente e 2 pistões na traseira.

No design, o novo Nissan Z tem capô longo, postura traseira mais baixa e silhueta que homenageia a 1ª geração.

Os faróis de led possuem dois semicírculos que remetem ao modelo Fairlady 240ZG dos anos 70.

O link para o Nissan Z original é mais impressionante quando se olha para ele de lado, com a linha do teto fluindo da frente para a traseira quadrada, criando um perfil que lembra o perfil da primeira geração – cuja traseira era ligeiramente mais baixa que a altura do paralama dianteiro.

Usando lâmpadas de led e com efeito tridimensional, as lanternas lembram as do Nissan Z32 300ZX.

Medindo 4,38 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,32 metro de altura e com 2,55 metros de distância entreeixos, o novo Nissan Z estará disponível em 3 cores de uma tonalidade e em 6 combinações de 2 tons, incluindo duas cores novas: a azul Seiran e a amarelo Ikazuchi, ambas trazendo teto preto.

Dentro, a Nissan conseguiu acrescentar tecnologias de última geração a um acabamento com toques vintage.

O console é inspirado nas gerações anteriores, com medidores analógicos no painel, central multimídia de 8 polegadas e botões de controle de temperatura perto das aletas de trocas das marchas.

A instrumentação traz todas as informações vitais no painel 100% digital com tela de 12,3 polegadas, que oferece três modos de visualização para atender os gostos de todos os motoristas.

Já o console central é dividido em três partes, colocando três medidores analógicos agrupados no painel (mostrando informações sobre impulso, sobre velocidade do turbo e sobre voltagem), bem na visão do motorista.

O novo volante multifuncional oferece controles de acesso rápido, mas sem perder a sua estética retrô.

Os assentos utilizam tecnologias do Nissan GT-R, sendo que o revestimento de camurça nos encostos os deixam ainda mais confortáveis e também reduzem o movimento dos corpos nas curvas.

Há três opções de cores internas: azul, grafite e vermelho, sendo que a edição limitada Proto Spec traz detalhes amarelos, incluindo costuras no painel e assentos com material em camadas, para dar profundidade.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios