Motos

Nova Harley-Davidson Low Rider ST chega ao mercado brasileiro

29/05/2023 – A Harley-Davidson injeta performance e versatilidade à sua linha de motocicletas cruiser 2023 com a introdução da nova Low Rider ST, que oferece a esportividade do propulsor de 1.923 cilindradas combinada à versatilidade da carenagem fixa com bolsas laterais rígidas e perfil enxuto. Com preço sugerido a partir de R$ 137.900, a Low Rider ST oferece o excelente desempenho do motor com refrigeração de óleo/ar, que é o ápice de cilindrada e torque entre os motores Harley-Davidson de produção regular de fábrica. Ele tem entrada de ar de alto desempenho, com elemento de filtro exposto e voltado pra frente, para aumento do fluxo de ar. Possui ainda eixo de comando compatível com o deslocamento e o fluxo de ar e escapamento 2 em 2 com som pulsante e torque suave e amplo na faixa intermediária.

A Harley-Davidson Low Rider ST é uma moto estilo sport-touring, com malas laterais altas, suspensão traseira elevada, guidão alto e carenagem montada no próprio quadro. Ela coloca o motociclista numa posição de comando para uma pilotagem direta. Quando a viagem termina, basta retirar as malas laterais para convertê-la de uma estradeira cross-country para o modo cruiser urbano. “Um elemento-chave dela é a carenagem montada no quadro, que tem sua forma inspirada na carenagem da clássica FXRT Sport Glide, a preferida pelos customizadores da Costa Oeste dos Estados Unidos. Com farol central flanqueado por aberturas laterais, a conexão genética com a FXRT original permanece familiar. Os vincos mais nítidos e as proporções revisadas na carenagem da Low Rider ST fornecem uma aparência mais atlética e aerodinamicamente superior. O ajuste elevado das bolsas laterais, acima do escapamento, reforça a proposta de desempenho – a mensagem é de que as malas não limitarão o ângulo de inclinação quando a moto for levada ao limite”, diz Brad Richards, Vice-Presidente de Design da Harley-Davidson.

Aliás, o design da nova carenagem inclui difusores de fluxo de ar que ajudam a limitar o impacto do vento na cabeça do piloto em alta velocidade. Um parabrisa alto de 6 polegadas tem tonalidade escurecida e a carenagem contém um único farol de led de 5,75 polegadas. Com capacidade combinada de 53,8 litros, as malas laterais rígidas e com trava apresentam estilo elegante em forma de concha, sendo fáceis de carregar/descarregar. Elas podem ser abertas com uma mão pelo piloto quando sentado, e um dispositivo de amortecimento permite que as tampas se abram suavemente. As bolsas podem ser removidas em segundos, graças a um mecanismo interno de liberação rápida.

Um assento profundo ajuda a manter o piloto na posição adequada durante acelerações e curvas em alta. Destaque para o guidão de uma polegada e para o console preto texturizado, que cobre o tanque de combustível de 18,9 litros. A instrumentação é apresentada por um display digital compacto, que confere uma aparência customizada sem medidores. A pilotagem é aprimorada pelo chassi, otimizado pra reduzir o peso sem sacrificar a rigidez. O motor é montado no quadro de forma a aumentar ainda mais a rigidez do chassi, enquanto que um garfo invertido de 43 mm garante uma dianteira firme e sua tecnologia interna de cartucho único mantém a roda dianteira plantada, pra melhorar a frenagem.

A Low Rider ST está equipada com um monoamortecedor traseiro mais alto que o das demais Softail, o que eleva a parte traseira da moto. Isso proporciona maior conforto de condução e aumenta o ângulo de inclinação em mais de 1 grau, melhorando o desempenho. O ajuste de pré-carga hidráulica sob o assento permite manter o desempenho ideal da suspensão, considerando a carga e as condições da estrada. Para isso, também contribui a maior altura do solo, que dá confiança ao piloto nas curvas.

Freios dianteiros duplos com discos de 300 milímetros oferecem a frenagem exigida por uma pilotagem focada no desempenho. Os pneus Michelin Scorcher 31 (110/90B19 na frente e 180/70B16 atrás) melhoram a direção e o manuseio. O estilo robusto é complementado pelo conjunto óptico de led, pela entrada USB e pelas rodas de alumínio fundido (de 19 polegadas na frente e de 16 polegadas atrás), na cor bronze escurecido para dar um contraste com os componentes escuros da moto.

FAST JOHNNIE – A Harley-Davidson celebra a cultura de sua herança de corridas com a introdução da coleção Enthusiast Fast Johnnie 2023, de edição limitada, com pintura personalizada de fábrica. Na cor azul Celestial com listras brancas de corrida, esta pintura especial estará disponível no Brasil pra Low Rider ST. Os modelos da coleção Enthusiast celebram os pilotos da Harley-Davidson e são inspirados por suas histórias e legados. O esquema de pintura Fast Johnnie explora temas icônicos apresentados em carros de alto desempenho das décadas de 60 e 70, caracterizados pela pintura de listras de corrida contrastando com uma cor ousada e um personagem ou logotipo simbólico incorporado ao gráfico. Tudo servia pra criar uma diferença visual entre a versão de alta performance e a versão padrão do mesmo modelo.

O nome Fast Johnnie aplicado no lado esquerdo do tanque de combustível também aparece nas motos da equipe de fábrica Harley-Davidson Screamin’ Eagle, que competem na série MotoAmerica King of the Baggers. Ele foi inspirado na história de um porco chamado Johnnie, adotado em 1920 por Ray Weishaar, piloto da Harley-Davidson e membro do Wrecking Crew. O porco se tornou mascote da equipe: ele era colocado geralmente sobre o tanque de combustível da moto para uma volta da vitória, após as corridas.

As listras são aplicadas nos paralamas, nas tampas das malas laterais e na parte superior e nas laterais do tanque de combustível. No tanque e no paralama dianteiro, a inscrição “Harley-Davidson” substitui um dos elementos da listra fina. E o logotipo Enthusiast Motorcycle Collection está no paralama traseiro. “O efeito gráfico listrado é um sinal poderoso pra geração que atingiu a maioridade durante esta era e ainda é impactante hoje. A cor base azul Celestial selecionada pra Fast Johnnie lembra um tom popular da era dos esportivos clássicos. Pra faixa gráfica, criamos uma cor branca personalizada para refletir a época, num padrão clássico fino-largo-fino nas laterais e na parte superior da carroceria da moto. O visual é um aceno para a pura cultura americana”, acrescenta Brad Richards.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios