Nova Yamaha Fazer FZ15 chega com diferenciais
A família Fazer FZ está crescendo e sua mais nova versão – que carrega o confiável motor de 150 cilindradas – criou uma categoria premium de motos urbanas de baixa cilindrada, por ser pioneira em oferecer farol com projetor, luz de posição, lanterna de led, freio ABS na dianteira, freios a disco nas duas rodas, suspensão monocross, pneus largos e painel digital.
Aliás, o design e as tecnologias exclusivas tornam a Yamaha a moto de melhor valor agregado do mercado.
Ideal para quem busca uma moto para o dia a dia com visual diferenciado e segurança, a Fazer FZ15 tem visual robusto e imponente, com linhas esportivas inspiradas no conceito “Posição de Combate”, como se fosse um animal nessa posição.
Mas ela também proporciona funcionalidades em cada detalhe, a começar pelas tomadas de ar que foram inspiradas em um jato de caça e que fazem uso do fluxo de ar para resfriar o propulsor.
Na área da coluna de direção, ela não tem lacunas visíveis, numa aparência integrada ao tanque de combustível.
Outro diferencial da nova Yamaha Fazer FZ15 é o layout que coloca o contato da chave de ignição na frente do tanque de combustível, ao invés de próximo ao painel, facilitando bastante o acesso.
O conjunto óptico tem luz de posição e farol com projetor de led bifuncional, com luz baixa e alta num único projetor, que se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior à frente da moto e reduzindo o ofuscamento de quem vem em sentido contrário.
A nova Yamaha Fazer FZ15 vem ainda com lampejador de farol e com lanterna de led.
O painel completamente digital possui iluminação de led e fundo que facilita a leitura tanto na pilotagem diurna quanto na noturna, além da função Eco (que indica a pilotagem em que o consumo é menor) e de um útil indicador de marcha.
O confiável motor flex de 150 cilindradas é o mesmo das motos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS. Monocilíndrico arrefecido a ar, ele gera até 12,4 cavalos e chama a atenção pela suavidade, com baixo índice de vibração.
E possui sistema que potencializa a refrigeração da ignição (aumentando o desempenho) e um sistema de escapamento que melhora a saída dos gases e chama a atenção pelo ronco mais grave e encorpado.
A geometria do resistente chassi totalmente de aço, o baixo peso e o tamanho das rodas de liga leve de 17 polegadas a fazem capaz de desviar de obstáculos com muita agilidade, sempre de forma estável e equilibrada – e com o controle dos ótimos freios, fazendo dela uma opção perfeita até mesmo para pilotos iniciantes.
A suspensão é nitidamente mais robusta que a das motocicletas concorrentes, sendo capaz de filtrar as irregularidades do piso com maior eficiência. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, reduzindo torções do garfo, o que resulta em maior estabilidade e controle. Enquanto as motos urbanas de baixa cilindrada utilizam tubos com diâmetro de 29 milímetros, a nova Yamaha Fazer FZ15 é equipada com largos tubos de 41 milímetros (os mesmos da Fazer FZ25), com curso de 130 milímetros. Na traseira, a novidade é a suspensão tipo monocross, inédita na categoria e comum nas motocicletas de média e alta cilindrada, com curso de 120 milímetros e ajuste de pré-carga da mola em 7 níveis de rigidez. A vantagem dela em relação ao sistema bichoque é que ela gera um maior curso na roda traseira e proporciona uma maior vida útil ao amortecedor – por ser mais robusta que o sistema que utiliza 2 amortecedores.
Com 10 raios, as rodas chamam a atenção por serem largas, similares às de motos de maior cilindrada, com 2,5 polegadas de largura na dianteira e 4 polegadas de largura na traseira, calçadas com pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares às da irmã maior: 100/80-17 na frente e 140/60-17 atrás – o pneu mais largo dentre todas as motocicletas da categoria no Brasil e o primeiro com construção radial para motos da categoria. Além do ganho estético, pneus radiais mais largos geram um comportamento mais estável e maior aderência nas curvas.
Outra qualidade surpreendente da Fazer FZ15 é o seu poder de frenagem, pois ela é capaz de parar em espaços curtos, com uma segurança muito superior à oferecida por motos nessa faixa de cilindrada. Isso acontece tanto pela dimensão do conjunto na dianteira (composto por pinça de duplo pistão e grande disco de 282 milímetros – o maior dentre todas as motos de até 160 cilindradas no Brasil) quanto pelo fato do sistema traseiro ser a disco, com 220 milímetros e pinça de um pistão. Essa Yamaha também é a única da categoria com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS na roda dianteira.
Confortável, a Yamaha Fazer FZ15 ABS permite uma condução relaxada, mesmo para quem a utiliza por muitas horas. Localizado a 790 milímetros do solo e facilitando o apoio dos pés no chão, o assento em 2 níveis é comprido e largo, trazendo ergonomia no encaixe das pernas junto ao tanque de combustível e para o garupa – que conta com alça em alumínio e pedais que permitem que suas pernas não fiquem muito dobradas.
Com garantia de 3 anos e preço sugerido a partir de R$ 16.990, mais frete, a nova Yamaha Fazer FZ15 está disponível nas cores metálicas azul (Racing Blue), preto (Midnight Black) e vermelho (Magma Red).