Novo Compass já chegou na Jeep Way
A Jeep acaba de lançar no Brasil a nova geração do Compass, que sofisticou no design externo e interno e aperfeiçoou sua mecânica, ganhando motor flex turbo e motor diesel ainda menos poluente.
DESIGN – No estilo, ele traz novidades nas rodas (que podem ser aro 17, 18 ou 19), nas lanternas e na pintura das partes plásticas, além de retrovisores rebatíveis eletricamente nas versões Limited, Trailhawk, 80 Anos e Série S.
As versões turboflex ganharam parachoque dianteiro com um ângulo de entrada ainda maior (21,5 graus) para poder passar por buracos e canaletas sem ‘arrastar no chão’. Já as versões diesel continuam com o ângulo de entrada de 30,6 graus.
O conjunto óptico agora é todo de led e oferece performance superior às antigas lâmpadas bi-halógenas ou de xênon, garantindo maior vida útil (acima de 100 mil horas) e reduzindo a necessidade de manutenção.
A carroceria está disponível nas cores azul Jazz, branco Polar, marrom Deep, prata Billet, preto Carbon e verde Recon, mas ganhou ainda as tonalidades cinza Sting (para as versões S e Trailhawk) e cinza Granite, para as versões Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk.
VERSÕES – Falando em versões, elas agora são 9 nas concessionárias Jeep Way, em 2 motores e câmbios automáticos, custando a partir de R$ 139.990 (Sport turboflex), R$ 154.990 (Longitude turboflex), R$ 162.990 (80 Anos turboflex), R$ 176.990 (Limited turboflex), R$ 187.990 (Série S turboflex), R$ 196.990 (Longitude turbodiesel), R$ 204.990 (80 Anos turbodiesel), R$ 216.990 (Limited turbodiesel) e R$ 216.990 (Trailhawk turbodiesel). As diesel são 4×4.
MECÂNICA – Na mecânica, destaque para o novo motor 1.3 turboflex de até 185 cavalos, que vem acoplado a um câmbio automático de 6 marchas e chega aos 100 km/h em 8,8 segundos e é nota A de consumo no Inmetro.
De alumínio e com injeção direta de combustível, ele tem o maior torque e a maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, além de usar corrente de distribuição silenciosa e que não exige manutenção.
As versões turboflex têm controle de tração que atua se o SUV tem baixa aderência numa das rodas (então joga torque na roda que tá escorregando, transferindo pra roda que esteja em contato com o piso) e modo Sport, que gera troca de marchas ainda mais rápidas e em rotações mais altas.
Já o motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos foi aprimorado, ganhando sistema de pós-tratamento que reduz a emissão de poluentes, ao usar o aditivo Arla32, com autonomia de 10 mil km. O consumo é excelente (10,3 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada) e a autonomia, melhor ainda: mais de 800 quilômetros com o tanque de 60 litros.
Todas as versões turbodiesel têm tração 4×4 e câmbio automático de 9 velocidades com palhetas que permitem a troca manual das marchas no volante, bem como seletor de terrenos e sistema que auxilia em descidas íngremes no off-road.
TECNOLOGIAS – O Jeep Compass 2022 traz muito mais tecnologia, com novos equipamentos de condução autônoma e nova plataforma de conectividade em central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, com tela de 10,1 polegadas em quase todas as versões – menos na Sport.
Ele vem de série com navegação embarcada da grife Tom Tom e espelhamento para iPhone e Android sem fio, bem como todos os serviços conectados já oferecidos no Renegade 2022, só que com funcionalidades exclusivas tipo comodidade na pesquisa de pontos de interesse (dá pra pesquisar ainda em casa e enviá-la pra memória do SUV) e localizador de estacionamento e de posto de combustível em busca feita na nuvem, além de ser possível ligar o SUV pelo celular e até pela assistente virtual Alexa, da Amazon, inclusive ativando o ar condicionado.
Outro destaque é o painel com quadro de instrumentos 100% digital das versões Limited, Trailhawk e Série S, numa tela de 10,25 polegadas que oferece 5 opções de personalização.
Nas outras versões, o quadro de instrumentos é analógico, mas incluindo uma tela digital de 3,5 polegadas na versão Sport e uma tela digital de 7 polegadas nas versões Longitude e 80 Anos.
Vem ainda com carregador de celular sem cabo nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos, além de porta-malas com sensor de presença na Série S e opcional nas versões Limited e Trailhawk, onde basta passar o pé embaixo do parachoque traseiro para abrir ou fechar a tampa da mala – que ainda traz sensor antiesmagamento.
Volante, painéis das portas e console central são novos e também oferece mais espaço nos porta-objetos, além de 3 cores de acabamento: marrom, preto e a nova cinza Steel – disponível para as versões Longitude e Série S.
SEGURANÇA – Trazendo entre 6 e 7 airbags, o Compass já é líder em tecnologias de assistência à direção e ficou melhor na linha 2022, que ganhou detector de fadiga do motorista, leitor de placas de trânsito com alerta antimulta, botão SOS no retrovisor interno (pra pedir ajuda em caso de acidente) e detector de pedestre, ciclista e motociclista com frenagem anticolisão, que se juntam ao piloto automático adaptativo, ao alerta de mudança de faixa, ao estacionamento autônomo, ao farol alto com facho antiofuscante e ao alerta de colisão com frenagem automática.
As novas tecnologias são todas de série na versão S e opcionais nas versões Limited e Trailhawk.
BEM EQUIPADO – Desde a versão de entrada, o Compass 2022 já vem com ar condicionado dualzone com saída para o banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico, chave com sensor de presença, ignição por botão e 3 entradas USB (sendo uma tipo C), além de sensores de chuva e de luminosidade.
De opcionais há bancos de couro (que custam entre R$ 1.600 e R$ 2.500, dependendo da versão), teto solar panorâmico (que custa R$ 8.900) e os kits Protection (R$ 950) e High Tech (R$ 9.990).
MANUTENÇÃO – Com 3 anos de garantia e dono do melhor valor de revenda nos últimos anos, o Compass traz preços ainda mais competitivos na linha 2022, a começar pelo pacote das 3 primeiras revisões do novo motor 1.3 turboflex, que sai por R$ 1.724 e é 8,3% mais barato que o valor do antigo motor 1.8 flex e mais baixo na comparação com os rivais da categoria. As revisões são realizadas a cada 12 meses ou 12 mil quilômetros rodados.
COMODIDADE – No início do 2º semestre de 2021, os donos do novo Compass estarão conectados ao Cart, plataforma de e-commerce da Stellantis que oferece uma opção de pagamento segura, permitindo que marcas ofereçam produtos e serviços através de aplicativo compatível com o multimídia. Em fase final de teste e criada em parceria com Visa, McDonald’s e ConectCar, ela reúne serviços de alimentação, pedágio, abastecimento e estacionamento, com acesso simples e rápido: basta baixar o aplicativo e cadastrar o cartão de crédito, pra fazer compras pelo multimídia do SUV.
REFERÊNCIA – Com mais de 280 mil unidades produzidas desde 2016, líder do seu segmento com cerca de 70% de market share e referência entre os utilitários esportivos de médio porte, o Jeep Compass também é o veículo mais tecnológico produzido no Brasil e o SUV médio com o maior valor de revenda nos últimos 4 anos, além de ser exportado para 16 países e o único até hoje que oferece a opção de motor turbodiesel.