Novo Honda HR-V já está em pré-venda
A Honda iniciou a pré-venda das versões EX e EXL do novo HR-V, ao preço de R$ 142.500 e R$ 149.900, respectivamente. E os primeiros mil compradores da linha 2023 do SUV receberão seu veículo até o fim de agosto de 2022, junto com um kit de acessórios totalmente gratuito – sendo que eles podem escolher entre 3 opções de kits criados pela montadora.
No próximo mês de outubro de 2022, a Honda Automóveis iniciará a pré-venda das outras versões restantes, que são a Advance (que custa a partir de R$ 176.800) e a Touring (que custa a partir de R$ 184.500).
Com garantia de três anos sem limite de quilometragem, o novo HR-V traz um design totalmente inédito e também ficou maior em relação ao anterior. O porte é o mesmo do antecessor, mas agora traz uma traseira com curvatura acentuada, três opções de rodas de 17 polegadas, capô baixo e lanternas fumês unidas por uma barra horizontal de led, que também cumpre a função de luz de posição – e que tem acabamento fumê na versão Touring.
A frente muda conforme as versões, sendo que a Advance e a Touring virão com grade do radiador composta por elementos que parecem flutuar, enquanto que a EX e a EXL possuem grade dianteira com filetes horizontais.
O conjunto óptico é totalmente de led, sendo que os faróis da versão Touring possuem acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto que a moldura é preta nas versões EX, EXL e Advance.
A tampa do porta-malas oferece abertura alta e ampla, facilitando colocar e retirar objetos no compartimento.
E os retrovisores melhoraram a visibilidade, pois foram para as portas – antes ficavam junto à base das colunas A.
De cores, há a sólida branco Tafetá; as metálicas azul Cósmico, cinza Basalto (esta é inédita) e prata Platinum; e as perolizadas branco Topázio, cinza Grafeno (esta é nova), preto Cristal e vermelho Mercúrio.
Na mecânica, as versões EX e EXL têm motor 1.5 16V flex de 126 cavalos (faz 12,7 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada), enquanto que as versões Advance e Touring trazem o inédito propulsor 1.5 turboflex com 177 cavalos e injeção direta de combustível – que faz 11,3 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada. Em todos, o câmbio é tipo CVT, com modos de condução e palhetas no volante pra trocas manuais das marchas nas versões EXL, Advance e Touring.
A estabilidade melhorou por conta da evolução do sistema de direção e das suspensões, que melhoraram a rodagem sobre piso irregular e nas curvas, além de aumentarem o conforto principalmente para quem viaja no banco de trás.
A visibilidade interna foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 milímetros.
O painel digital e o multimídia de 8 polegadas foram posicionados de forma a exigir desvio mínimo do olhar.
O posicionamento da alavanca da transmissão automática, bem como dos demais controles, também evita que o motorista altere a sua postura ao volante ou que tenha que desviar o olhar do trânsito.
Os assentos contam com uma tecnologia antifadiga que melhora o suporte dos corpos, evitando esforços quando da retomada a um posicionamento ideal.
O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 milímetros, enquanto que o encosto ganhou 2 graus adicionais de reclinação. E o sistema de modularidade dos bancos tem três modos de utilização.
O ar-condicionado digital traz novos difusores, que permitem escolher entre fluxos normal e disperso – que cria uma cortina de ar entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de reduzir o calor das superfícies envidraçadas. Em dias frios, o sistema atua como isolante térmico. Há ainda difusor duplo para os passageiros do banco traseiro.
O isolamento acústico também evoluiu, com a adoção de novo material fonoabsorvente e espuma de poliuretano em pontos ocos da estrutura. Outra novidade é a abertura da tampa do porta-malas sem precisar usar as mãos, na versão Touring. Basta passar o pé sob um dos sensores de movimento abaixo do parachoque traseiro para que a tampa abra automaticamente. E ao apertar botão na moldura inferior da tampa, ela se fecha automaticamente.
Todas as quatro versões são completas no quesito Segurança, incluindo novos sistemas de assistência comandados por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, que auxilia o piloto automático adaptativo, a frenagem anticolisão, o leitor que evita que o utilitário esportivo saia da sua faixa de trânsito e os faróis com ajustes automáticos.
Há ainda um sensor de ponto cego com câmera no espelho retrovisor externo direito e um controle de descidas em rampa, que mantém a velocidade sem precisar pisar no freio ou no acelerador.
Outra atração é o aplicativo myHonda Connect, por enquanto disponível só para as versões Touring e Advance e onde o motorista comanda o novo HR-V através do smartphone, podendo até ligar ignição e ar pelo aparelho.
De equipamentos de série, todas as versões já vêm equipadas com itens como ignição por botão, duas entradas USB para os passageiros do banco traseiro e 6 airbags, entre outros mimos.
A versão EXL acrescenta revestimento de couro, chave com sensor de presença, espelho retrovisor interno antiofuscante, descansa-braço no banco traseiro e dois tweeters dianteiros.
A versão Advance complementa com carregador de celular sem cabo, painel digital de 7 polegadas, ar-condicionado dualzone, 3 modos de direção, parachoques esportivos, escape com ponteira dupla, espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente e sensores de chuva e de estacionamento dianteiro.
E a versão topo de linha Touring inclui banco do motorista com regulagens elétricas, molduras externas na tonalidade preto brilhante, lanternas escurecidas e dois tweeters traseiros.
A cor padrão do revestimento interno é preta, usando tecido na EX e couro na EXL. Já as versões Advance e Touring nas cores azul Cósmico, branco Topázio, cinza Basalto e cinza Grafeno utilizam couro cinza claro.