Novo Kia Cerato é um outro carro
O Cerato sempre foi um dos líderes de vendas da Kia no Brasil. E o novo tem tudo para continuar esse sucesso, já que mudou radicalmente para melhor, do design ao chassis, da mecânica às tecnologias.
Importado do México em duas versões (a EX custa R$ 94.990 e a SX custa R$ 104.990), tem garantia de 5 anos ou 100 mil quilômetros e chama logo a atenção pelo estilo puxando para a esportividade, graças a um conjunto de elementos inspirados no premiado Stinger GT.
Isto inclui nova grade ‘nariz de tigre’ (que permite uma melhor ventilação do motor), capô alongado, detalhes cromados, antena tipo barbatana de tubarão, luzes diurnas de led, faróis de neblina com lentes de projeção e saída do escapamento esportiva e cromada, além de novas rodas de liga leve aro 16, calçadas em pneus 205/60.
A versão SX traz a mais novas lanternas de led, com uma barra as conectando.
A nova geração passou de 4,56 para 4,64 metros de comprimento, enquanto que a largura aumentou de 1,78 para 1,80 metro.
A altura é de 1,44 metro, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,70 metro, resultando em amplo espaço para as pernas e um excelente porta-malas de 520 litros.
Dentro, as principais atrações são o painel de instrumentos e o sistema multimídia com tela flutuante, colorida e sensível ao toque de 8 polegadas, que aceita iPhone e celulares Android.
Com revestimento de couro e ajustes de altura e profundidade, o novo volante multifuncional traz controles do som (são 4 alto-falantes e 2 tweeters), de chamada, do piloto automático e do computador de bordo.
A qualidade de acabamento pode ser conferida no revestimento suave ao toque do painel, nas maçanetas internas com padrão aço escovado e nos detalhes metalizados nos pedais e no descansa-pé da versão topo de linha SX – que ainda acrescenta revestimento de couro, ignição por botão, chave com sensor de presença, ar-condicionado digital dualzone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de ventilação pro banco traseiro, além de bancos dianteiros com 3 níveis de aquecimento.
O salto em tecnologia também se traduz na nova motorização 2.0 flex de 4 cilindros, com 16 válvulas e até 167 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 6 velocidades com opção de trocas sequenciais e que oferece 4 modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport. Na versão SX, há palhetas para trocas manuais das marchas.
A segurança foi aprimorada, com direito a faróis com acendimento automático, sendo que a versão topo de linha vem com 6 airbags, direção elétrica, assistente de partida em subida, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus, retrovisor interno antiofuscante e controles de tração e de estabilidade, bem como retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, piscas de led e desembaçador.