Carros

Novo Nissan Sentra vem para balançar o segmento de sedãs médios

Depois de um tempo ausente, ele está de volta. Que bom, pois tinha deixado saudades – tenho amigos donos de um que não se desfazem dele de jeito nenhum (quem sabe vendo o novo, eles não mudam, não é mesmo?).

Estou falando do Sentra, que acaba de retornar ao Brasil na sua oitava geração, para tentar bater de frente com o líder Corolla e pra jogar pra escanteio o híbrido Civic. São os sedãs referências nesse segmento.

E a Nissan aposta na ótima relação custo-benefício para impressionar os consumidores desse tipo de modelo, pois na faixa entre R$ 148 mil e R$ 173 mil você não encontra nada parecido e tão bem equipado.

Se você gosta de segurança, o novo Sentra traz tudo que um bom veículo premium possui, como câmera com visão 360 graus, monitoramento de objetos em movimento ao redor, alerta contra colisões, detector de fadiga do motorista, leitor de mudança de faixa de trânsito, faróis antiofuscantes, 6 airbags e sensores de ponto cego e de pressão dos pneus, além de avisar se você esqueceu algo – uma bolsa ou uma mochila – no banco traseiro, na hora de sair do carro.

Se você gosta de conforto, além de muito silencioso, ele tem volante com base plana, partida remota do motor na chave e 3 entradas USB (duas na frente – uma tipo C – e uma atrás), além dos famosos bancos da Nissan que usam tecnologia da Nasa para não deixar ninguém cansado numa viagem longa – e pela primeira vez disponível também para quem senta atrás.

Se você gosta de requinte, ele oferece painel de instrumentos digital de 7 polegadas, som Bose com 8 alto-falantes, central multimídia de 8 polegadas e revestimento preto ou em duas tonalidades.

O novo Sentra chega em 3 configurações, sendo que a primeira já chegou, a Advance, encontrada nas cores prata e preto e que custa R$ 148.490, trazendo ar-condicionado dualzone, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com regulagem elétrica, acabamento escurecido e som com 6 alto-falantes, entre outros itens.

E até abril chega a versão topo de linha, a Exclusive, encontrada nas cores branco com teto preto e cinza com teto preto e que custa entre R$ 171.590 e R$ 173.290 (configuração com interior premium), trazendo tudo o que tem na Advance, mais retrovisor interno antiofuscante e retrovisores externos rebatíveis eletricamente, entre muitos outros itens.

No design aerodinâmico (que melhorou o consumo de combustível em 10%, na comparação com a geração anterior), vale ressaltar a pequena grade do radiador, o teto solar, as rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, os pneus 215/50R, as lanternas em forma de bumerangue e a grade inferior chamando a atenção no parachoque traseiro.

Mais largo que seus concorrentes e 5 centímetros mais comprido que a geração anterior, o novo Sentra oferece muito mais espaço interno, além de 8 (!!!) porta-copos, compartimento no descansa-braço para 7,7 litros e porta-malas de 466 litros.

Na mecânica, vem equipado com motor 2.0 a gasolina de 151 cavalos de potência, câmbio automático tipo CVT de 8 marchas com palhetas no volante para trocas manuais, direção elétrica, 4 modos de condução (Normal, Sport, Manual e Econômico) e suspensão tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira, e Multi-Link atrás, que proporcionam muita estabilidade em alta velocidade e muito conforto e baixo nível de ruído na cidade.

O novo Sentra tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, além de valores fixos para as revisões periódicas obrigatórias até os 60 mil quilômetros, pagando R$ 591 aos 10.000 km, aos 30.000 km e aos 50.000 km e pagando R$ 1.131 aos 20.000 km, aos 40.000 km e aos 60.000 km. Ou seja, as revisões de 10 mil, 30 mil e 50 mil quilômetros custam R$ 591, enquanto que as revisões de 20 mil, 40 mil e 60 mil custam R$ 1.131.

Outra facilidade são os pacotes Nissan Protect, que permitem ampliar a garantia de fábrica, o tempo de assistência 24 horas gratuita e ter revisões periódicas antecipadas, sem se preocupar com aumentos futuros.

Quem comprar o novo Sentra contará ainda com uma ampla gama de acessórios, como frisos de portas, tecnologia que abaixa os retrovisores externos ao engatar a ré, caixa organizadora para o porta-malas, câmera de painel para gravação, iluminação da área interna abaixo do painel, tapete para pets e travas antifurto para as rodas e para o estepe, entre outros.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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