Novo Peugeot 3008 é atração na concessionária Montpellier Peugeot
A concessionária Montpellier Peugeot já está comercializando a nova geração do seu SUV 3008, que foi completamente redesenhado e equipado com tecnologias pra lá de inteligentes. Inicialmente lançado em duas versões topo de linha (há uma futura híbrida por vir), ele é oferecido na sofisticada configuração Griffe (que custa a partir de R$ 229.990) e na esportiva configuração GT, que custa a partir de R$ 249.990 e pode ganhar opção totalmente escurecida, chamada Black.
EXTERIOR – No design, o novo Peugeot 3008 ficou ainda mais elegante e suntuoso, chamando a atenção pela frente reestilizada e pelo conjunto óptico totalmente de led, incluindo grade do radiador sem moldura e cujas aletas se prolongam sobre os faróis, como se realizassem uma ‘fusão’.
Falando em faróis, eles foram redesenhados para acentuar o arrojo do novo SUV, com extremidades cromadas e trazendo um prolongamento das luzes diurnas em formato de presa felina.
Na versão GT, eles são diferenciados graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas, que melhora a visibilidade. Já os faróis de neblina foram substituídos por uma função integrada aos próprios faróis principais, capaz de acender os fachos de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
A posição do emblema também mudou e agora foi bem para a frente do capô.
Pra acentuar a esportividade, aberturas laterais na cor preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o parachoque a partir do primeiro nível de acabamento. Já na versão GT, a grade é específica.
As novas lanternas são equipadas com lâmpadas de leds até mesmo na luz de ré e exibem garras em três dimensões que deixam a assinatura luminosa ainda mais marcante.
Elas são recobertas por um acabamento preto brilhante, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas.
Os emblemas GT (localizados nos paralamas dianteiros e na tampa da mala) também foram atualizados.
Pra completar, oferece novas cores pra carroceria: a versão Griffe pode vir nos tons branco Nacré, cinza Artanse, cinza Platinium e preto Perla Nera, enquanto que a GT vem só nas cores azul Vertigo e vermelho Ultimate.
MECÂNICA – Na mecânica, o novo Peugeot 3008 continua equipado com o premiado motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas com palhetas no volante para trocas manuais.
A transmissão oferece 3 modos de condução (Normal, Eco e Esportivo), proporcionando mais prazer de dirigir e ajustando as rotações de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.
INTERIOR – Se por fora o novo Peugeot 3008 já é um espetáculo, por dentro tudo se multiplica, graças à experiência imersiva oferecida a partir do painel com quadro de instrumentos 100% digital e com tela de 12,3 polegadas, que é personalizável ao gosto do motorista e que oferece uma ótima leitura antireflexo.
A central multimídia é nova e só diferencia pelo tamanho nas versões, tendo 10 polegadas na GT e 8 polegadas na Griffe.
Mas ambas são acompanhadas por requintadas teclas físicas, que dão acesso às principais funções do ar-condicionado, do som, da navegação com comando de voz, das configurações do veículo, dos aplicativos móveis e ao pisca-alerta.
Para recarregar o smartphone, na parte dianteira do console central há uma entrada USB e uma área de carregamento por indução (sem cabo). E quem vai atrás conta com duas entradas USB.
Outros itens de série que valem a pena destacar são o teto solar panorâmico, o freio de estacionamento elétrico e os bancos equipados com massageadores da versão GT.
O som pode ser da sofisticada marca francesa de áudio Focal, com 515 watts de potência e incluindo grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) com um novo acabamento na tonalidade bronze Belém.
SEGURANÇA – O novo Peugeot 3008 impressiona pela alta segurança oferecida, trazendo diversos airbags, sistema de frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo inteligente (que acrescenta reaceleração automática no caso de paradas inferiores a três segundos), leitor de placas de trânsito com reconhecimento ampliado (lendo agora placas como “Pare”, “Contramão” e “Ultrapassagem Proibida”, entre outras), detector de fadiga do motorista, farol com facho alto inteligente (que evita ofuscar quem vem em sentido contrário) e correção e alerta de permanência em faixa, bem como sensor de ponto cego com correção de trajetória para evitar acidentes.
O novo Peugeot 3008 também vem com várias câmeras, sendo que existe uma de ré que oferece uma visão de 180 graus, mas existem outras na frente e atrás que dão uma visão de 360 graus, para ajudar a estacionar e manobrar.
E a tampa do porta-malas possui acionamento automático, abrindo sem precisar utilizar as mãos.
Além das tecnologias espetaculares, ele também se sofisticou, por conta dos novos estofados e acabamentos, vindo com couro preto com pespontos na versão Griffe e com couro Alcantara preto na versão GT – que tem ainda retrovisor exclusivo.
CART – Vale destacar que o novo Peugeot 3008 dará acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis lançará neste segundo semestre de 2021. Através de um aplicativo compatível com a central multimídia, o motorista e os ocupantes terão uma solução de pagamento segura para usufruir de produtos e serviços sem precisar sair do SUV.
Um dos exemplos é a ConectCar, quando poderá passar por pedágios e estacionamentos usando adesivo de pagamento automático, não precisando parar nem na cancela nem no guichê. E a Stellantis convidará os 50 primeiros compradores do SUV a experimentar em primeira mão as funcionalidades dessa tecnologia e darem ideias para seu melhoramento.