Novo Porsche 911 GT3 à venda ao Brasil
A Porsche está comercializando no Brasil o novo 911 GT3, que já está na sétima geração, produzida em colaboração com a divisão Motorsport da montadora alemã.
Ou seja, as tecnologias de competição da Porsche foram transferidas para um modelo de produção de forma mais consistente que nunca antes vista.
Exemplo: o layout do eixo dianteiro com braços transversais duplos e a asa traseira tipo pescoço de cisne com difusor originaram-se do Porsche GT 911 RSR, enquanto que o motor 4.0 6 cilindros de 510 cavalos de potência é baseado no do Porsche 911 GT3 Cup e a transmissão é baseada na do Porsche 911 GT3 R.
Com máxima de 320 km/h, ele é ainda mais rápido que o anterior 911 GT3 RS, chegando aos 100 km/h em 3,4 segundos.
A Porsche também o oferece com câmbio manual de 6 marchas e, em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados de forma manual aumentam a aerodinâmica em alta velocidade nas curvas.
Apesar de carroceria mais larga e das rodas maiores, o peso do novo GT3 está no mesmo nível do antecessor.
Com câmbio manual, ele pesa 1.418 quilos. E com câmbio de dupla embreagem, ele pesa 1.435 quilos.
O capô de plástico com fibra de carbono, os vidros leves, os novos discos de freio e as rodas forjadas garantem o controle do peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro.
O escapamento esportivo também reduziu o peso em 10 quilos e usa válvulas eletrônicas pra oferecer um som imponente.
Os genes de corrida são expressos em quase todos os detalhes do novo 911 GT3, a começar pelo painel: ao toque de um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do contagiros fornecem informações como indicador de pressão dos pneus, pressão e temperatura do óleo, temperatura da água, nível do tanque de combustível e assistente de mudança de marcha.
Especialmente nos modelos GT, os clientes estão cada vez mais requisitando itens personalizáveis.
Por isso, a linha Porsche Exclusive Manufaktur está disponível para o novo 911 GT3 e é complementada por diversas opções, entre elas teto feito de fibra de carbono visível, capa dos espelhos retrovisores externos feitas de carbono, faróis de led escurecidos e lanternas com arco de luz sem a cor vermelha.
Já os aros em tom vermelho ou tom azul reforçam as rodas de liga leves pretas.
Tão exclusivo quanto o próprio 911 GT3 é o cronógrafo que a Porsche Design oferece, com acabamento de alta qualidade e caixa que reflete os genes Motorsport. Assim como as bielas do motor, ele é feito de titânio e movido por um rotor de enrolamento individual, que lembra as rodas. Já o anel colorido do mostrador pode ser personalizado nas cores do modelo.
A Porsche já está vendendo o novo 911 GT3 na Europa, com preço inicial de 167.518 Euros.
E no Brasil ele começa a chegar neste segundo semestre de 2021, mas apenas na versão com transmissão automática e com preço sugerido a partir de R$ 1.099.000 na pré-venda.
HISTÓRIA – O primeiro 911 GT3 surgiu em 1999. Baseado na série 996, ele tinha motor 3.6 de 360 cavalos. A segunda geração veio em 2006, era baseada no 911 Tipo 997 e tinha 415 cavalos. Em 2013, o sucessor foi lançado inicialmente com motor 3.8 de 475 cavalos. E dois anos depois ele ganhou motor 4.0 de 500 cavalos.