Novo Porsche Panamera chega em 2021
O novo Porsche Panamera cobre agora um espectro ainda maior. Com a versão Turbo S de 630 cavalos de potência, ela oferece a melhor performance da categoria.
E a versão híbrida 4S E-Hybrid oferece 560 cavalos e teve a sua autonomia elétrica elevada em 30%.
Para completar, há ainda aperfeiçoamentos dos componentes do chassi e dos sistemas de controle, combinados a uma nova geração de pneus e sistemas de direção.
Com 630 cavalos (80 a mais que o anterior), o Panamera Turbo S chega aos 100 km/h em 3,1 segundos no modo Sport Plus. O motor 4.0 V8 biturbo foi amplamente reformado para permitir que atingisse a velocidade máxima de 315 km/h.
E para transferir essa enorme quantidade de potência de forma controlada e melhorar o desempenho nas curvas, a suspensão pneumática com gerenciamento ativo e o sistema de estabilização de rolagem com controle do chassi e direcionamento de torque foram aperfeiçoados ainda mais.
Já o motor V8 biturbo do Panamera GTS foi otimizado com foco específico em sua potência de 480 cavalos, 20 cavalos a mais que o propulsor antecessor. A força é como a de um esportivo clássico com motor naturalmente aspirado. As características do som tradicional de um V8 ficaram ainda mais proeminentes, graças ao novo sistema de escape, agora com silenciadores posicionados assimetricamente.
Já os novos Panamera e Panamera 4 vêm equipados com motor 2.9 V6 biturbo de 330 cavalos de potência, cujo renovado gerenciamento ativo da suspensão levou a uma perceptível melhora no conforto, enquanto que um sistema elétrico garante uma maior estabilidade da carroceria.
Por fim, tem o novo Panamera 4S E-Hybrid, que combina um motor elétrico de 136 cavalos ao motor 2.9 V6 biturbo de 440 cavalos, integrados à transmissão de 8 marchas com dupla embreagem e que resulta em 560 cavalos.
O desempenho impressiona: com o pacote Sport Chrono, chega aos 100 km/h em 3,7 segundos e alcança os 298 km/h. A capacidade bruta da bateria também foi aumentada e agora a autonomia totalmente elétrica é de 64 quilômetros.
No visual, os novos Panamera também podem ser encomendados com uma maior distância entre eixos e são equipados de fábrica com a dianteira Sport Turismo anteriormente opcional, trazendo marcantes grades nas entradas de ar, grandes aberturas de resfriamento laterais e módulo luminoso dianteiro formando uma barra única.
A dianteira completamente nova do Panamera Turbo S é diferenciada das outras versões pelas maiores tomadas de ar laterais e pelos elementos com novo design na cor do carro e conectados horizontalmente. E os módulos luminosos do Turbo agora estão posicionados bem mais separadamente.
A faixa luminosa retrabalhada na traseira agora corre sem emendas sobre a tampa da mala, com um contorno adaptado e criando uma conexão contínua entre as novas lanternas. Os modelos GTS exibem novos conjuntos luminosos traseiros escurecidos e 3 novas rodas de 20 e 21 polegadas foram acrescentadas à gama, com 10 diferentes estilos.
Dentro, inclui mais funções e serviços digitais, entre eles controle vocal aperfeiçoado e radar que fornece sinalização rodoviária atualizada e informações de riscos, entre outras atrações.
Também oferece inovadoras tecnologias de assistência, como manutenção de faixa de rolamento (incluindo reconhecimento de sinalização de trânsito), piloto automático adaptativo, sistema de visão noturna, alerta de mudança de faixa, minitela de informações no parabrisa à frente do motorista e estacionamento autônomo com câmera 360 graus.
No momento está confirmado para o Brasil a versão Panamera 4S E-Hybrid, com previsão de chegada para o início de 2021 e custando R$ 649 mil, já com a instalação do carregador.