Novos Iveco Tector de 9 e 11 toneladas preenchem uma lacuna
Sempre em busca do veículo ideal para os seus clientes, a Iveco lançou 2 novos caminhões da linha Tector, agora de 9 e 11 toneladas, ficando ainda mais competitiva no segmento de caminhões médios, que já representa 20% do mercado de transportes no Brasil.
O Tector 9-190 (de 9 toneladas) custa a partir de R$ 155 mil, enquanto que o Tector 11-190 (de 11 toneladas) custa a partir de R$ 165 mil.
Voltados principalmente para os grandes centros urbanos, os novos caminhões foram desenvolvidos para proporcionar ao caminhoneiro a melhor experiência a bordo. Por isso conta com uma nova cabine (cujo design segue a identidade global da marca italiana), que chama a atenção pela aerodinâmica (que significa redução do consumo de combustível) e pelas linhas que, ao mesmo tempo que melhoram o fluxo de ar, também reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva.
A frente traz defletores laterais, que jogam a sujeira pra baixo.
Dentro, ela impressiona pelo amplo espaço (há porta-objetos até no alto) e pelo conforto, oferecendo basculamento hidráulico (único na categoria e que aumenta a segurança na manutenção) e acesso fácil pra conferir nível de óleo e fluído do radiador, feito pela parte frontal.
Já a alavanca de câmbio foi posicionada no painel, garantindo conforto, rapidez e segurança nas trocas de marchas.
Com 201 centímetros de largura interna, 254 centímetros de altura e 114 centímetros de altura do banco ao teto, a nova cabine do Iveco Tector chama a atenção pelo silêncio, pelo menor ruído interno, pelo degrau mais baixo da categoria (40 centímetros) e pelas portas com o melhor ângulo de abertura da categoria (87 graus).
Outro ponto forte da cabine é a visibilidade, pois ela tem o melhor campo de visão da categoria e o maior para-brisa do segmento (1,53m²), além de retrovisores desenhados para garantir visão ampla das laterais, dando mais segurança ao conduzir em manobras, ruas estreitas e docas apertadas.
A suspensão também entra na lista de ‘itens de conforto’. No eixo traseiro, são usadas molas parabólicas (que garantem segurança, dirigibilidade e um rodar mais suave, se comparada aos feixes de molas trapezoidais, que traz conforto e não “soca”) e, na suspensão da cabine, usa coxim, mola e amortecedor. Do tipo escada, o chassi proporciona maior rigidez estrutural.
Mas não basta o caminhão ter um desenho arrojado e privilegiar a ergonomia. O trem de força tem que proporcionar potência e torque com baixo consumo. Isso fica por conta do powertrain composto pelo premiado motor FPT com 190 cavalos de potência, acoplado a uma transmissão Eaton de 6 velocidades e com eixos Dana. Na 6° marcha, a Iveco incluiu uma última marcha longa, que não compromete o consumo e aumenta a performance. É um motorzão com consumo de motorzinho: no Tector de 9 toneladas, ele é 4% mais econômico; enquanto que no Tector de 11 toneladas, ele é 7% mais econômico.
O baixo custo de operação também é prioridade pra Iveco. Por isso, os novos Tectors de 9 e 11 toneladas têm revisão com preço fixo e planos de pós-venda com excelente custo-benefício (Básico, Essencial e Absoluto), incluindo o contrato de manutenção mais barato da categoria – que é o Absoluto, com prazo de 5 anos. Pra quem já tem um caminhão Iveco, as soluções e o suporte de pós-venda garantem a performance e a durabilidade do transporte. Entre os destaques estão a assistência técnica emergencial 24 horas, as peças genuínas com garantia de 1 ano (adquiridas e instaladas na concessionária) e os itens da linha NexPro, ideais pra manter a performance durante todo o ciclo de vida dos veículos, mesmo os mais antigos e fora da garantia. Sem dizer que o aperfeiçoamento do padrão de atendimento no pós-venda reduziu em 50% o tempo de serviço.
LINHA – Com os novos Tector de 9 e 11 toneladas, a Iveco quer 10% do segmento de 8 a 11 toneladas. E com a chegada deles, todo o restante da linha ganha o design global da marca italiana e a mesma frente do Tector europeu. Os modelos semipesados Tector 17, 24 e 31 de 6 cilindros também passam a ser comercializados com a nova cabine. Destaque para o novo Tector Auto-Shift 4×2, de 300 cavalos de potência na versão trator, ideal para uso com implemento de 2 eixos espaçados, com Capacidade Máxima de Tração de 36 toneladas.
IVECO – A Iveco cresceu 50% no 1° semestre de 2019, mas prevê crescer só 30% no total de 2019, em relação a 2018, por acreditar numa queda do mercado neste 2° semestre. E, além de continuar investindo em novos produtos e tecnologias pra complementar o portfólio, investe na rede de concessionárias, com o intuito de sempre atender os clientes com um alto padrão de qualidade de Norte a Sul do país. Hoje ela tem 11 pontos assistenciais e 71 concessionárias, mas quer chegar a 84 até o final de 2019. Já na América do Sul, menos Brasil, tem 36 pontos de atendimento.