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Os 50 anos do primeiro Range Rover

O primeiro Range Rover chegou em 1970, mas sua história começou em meados dos anos 1960, quando Charles Spencer King, engenheiro-chefe para novos projetos da Rover e sobrinho do fundador da Land Rover, quis revolucionar o mercado de veículos off-road de lazer e idealizou um plano para combinar a agilidade em estrada de um Rover com a capacidade fora de estrada de um Land Rover.

RR_1970

O desenvolvimento do primeiro protótipo, com carroceria de perua com 100 polegadas de distância entre eixos, começou no fim dos anos 1960.

Range Rover Vogue 1981

A primeira geração (1970-1996) foi lançada com duas portas, câmbio manual e motor a gasolina, ganhando opção com 4 portas em 1981, transmissão automática em 1982 e motor a diesel em 1986.

O primeiro Range Rover era conhecido como “Clássico”. Em 1970, assim que chegou ao mercado, ele era comercializado apenas com duas portas, equipado com um motor V8 em alumínio a gasolina, tração integral e freios a disco nas 4 rodas. Durante 25 anos após seu lançamento, o modelo passou por inúmeras atualizações, como a inclusão da versão 4 portas em 1981 e a adoção do câmbio automático em 1982.   

Em 1986, ele foi equipado com seu primeiro motor diesel. Em 1989 ele foi o primeiro SUV do mundo a ser equipado com freios antiblocantes. E em 1992 foi o primeiro a receber um controle de tração eletrônico e um sistema de suspensão a ar eletrônico e automático.

A reputação em ser um dos mais capazes do mundo para percorrer qualquer tipo de terreno foi construída ao longo de inúmeros testes de resistência. Em 1972, foi o primeiro veículo do mundo a percorrer 18 mil milhas – cerca de 29 mil quilômetros – numa expedição pelas Américas, apoiada pelo exército britânico. O percurso incluiu o quase intransponível Darien Gap, na divisa entre o Panamá e a Colômbia. Dois anos depois, também percorreu cerca de 12 mil quilômetros pelo deserto do Saara em 100 dias.

A fama se concretizou de vez após as vitórias na maratona Londres–Sidney (que percorreu mais de 30 mil quilômetros em 1977) e no rali Paris-Dakar em 1979. Em 1985, seu motor diesel quebrou 27 recordes de velocidade.

RR_1994

Em 1994 chegou a segunda geração, com teto ‘flutuante’, capô em forma de concha, tampa da mala com abertura bipartida e linha de cintura contínua, além de suspensão ajustável e motores 2.5 V8 turbodiesel e 3.9 e 4.6 a gasolina.

A segunda geração do Range Rover foi chamada de P38a, nome dado por conta de ser produzido na unidade 38A da fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino Unido. Em 1994 foi apresentado com um interior ainda mais luxuoso, além de melhor dinâmica no asfalto e maior capacidade fora dele.

Por fora, o design da nova geração remetia diretamente à primeira, principalmente na silhueta, no ‘teto flutuante’, nos vincos do capô e nas linhas laterais. Tais características permanecem até os dias de hoje, na quarta geração do modelo.

Também passou a contar com suspensão com ajuste de altura e uma gama com opções do motor diesel de 2,5 litros ou a gasolina que variavam entre 3,9 e 4,6 litros, proporcionando uma performance nunca vista antes.

A série especial Linley, lançada em 1999, representava o mais luxuoso Range Rover já produzido. Ele foi um dos primeiros veículos de luxo do mundo a ser equipado com navegação via satélite e TV. Inspirado no design de móveis Lord Linley, teve apenas 10 unidades produzidas, vendidas por 100 mil libras.

RR50_2001

A 3ª geração (2001-2012) trazia carroceria monobloco mais rígida (que substituiu o tradicional chassi separado dos 4×4) e suspensão totalmente independente, com amortecedores pneumáticos interligados – na época, quase todos os veículos off-road tinham eixos rígidos. E o interior era inspirado em iates de luxo, móveis requintados e primeira classe de avião.

A chegada da terceira geração do Range Rover representou uma evolução bastante significativa em relação ao antecessor. Maior e mais espaçoso, seu interior foi inspirado em projetos de iates de alto padrão, móveis finos e assentos de primeira classe presentes nas melhores companhias aéreas do mundo. O resultado foi o veículo com o interior mais luxuoso já feito.

Em termos tecnológicos, a introdução de uma tela que permitia que motorista e passageiro da frente enxergassem imagens diferentes foi um dos marcos. Além dela, o painel de instrumentos virtual e interativo foi introduzido pela primeira vez num Land Rover.

Com a introdução de novas tecnologias para o motor, a gama de opções de propulsores foi ampliada. Em 2005 era equipado com um V8 a gasolina de 4.2 litros. No ano seguinte, a Land Rover disponibilizou uma versão a diesel V8. Uma versão mais atual do V8 a gasolina foi introduzida 3 anos depois.

RR50_2012

Em 2012 chegou a quarta geração, com uma gama abrangente de inovações off-road e que depois ganhou versão elétrica híbrida plug-in.

A quarta geração mostrou avanços ainda mais significativos. Ele foi o primeiro SUV do mundo a ter estrutura inteiramente produzida em alumínio, o que economizou até 420 quilos em relação ao seu antecessor.

E sua versão SVAutobiography representava o Range Rover mais sofisticado já produzido, com distância entre eixos alongada e oferecendo o que existia de melhor em luxo e tecnologia.

LINHA DO TEMPO

1967 – Em 6 de setembro de 1967 começa o desenvolvimento do ‘station wagon de 100 polegadas’, o primeiro protótipo do Range Rover.

1969 – Os protótipos denominam-se Velar, para esconder a identidade do Range Rover. O nome é composto pelas letras das marcas Alvis e Rover, embora derive do latim “velare”, que significa “envolver” ou “revestir”.

1970 – O Range Rover de duas portas é apresentado em 17 de junho, com motor V8 leve em alumínio, tração integral permanente e freios a disco nas 4 rodas.

1971 – O Range Rover é o primeiro veículo exposto no Museu do Louvre, de Paris, em virtude do seu “trabalho exemplar de design industrial”. O modelo de produção em série era exposto na entrada, enquanto um de escala menor era apresentado no interior do museu.

1971 – O Range Rover recebe o prêmio RAC Dewar, pelo seu desempenho técnico.

1972 – O Range Rover é o primeiro veículo a atravessar o continente americano, incluindo a Darien Gap, numa expedição transamericana de 29 mil quilômetros organizada pelo Exército britânico, que levou 99 dias para percorrer 400 quilômetros de selva densa.

1974 – O Range Rover completa uma expedição que atravessa o deserto do Saara de oeste a leste. Foram mais de 12 mil quilômetros, em 100 dias.

1977 – Um Range Rover modificado ganha o rali Londres-Sidney na categoria 4×4, uma prova extenuante de 30 mil quilômetros que é o rali mais longo da história, onde os veículos pontuam por sua velocidade.

1979 – Um Range Rover especialmente modificado vence o primeiro rali Paris-Dakar.

1981 – Outro Range Rover volta a vencer o mesmo rali. Lançamento do primeiro modelo com 4 portas de produção em série, baseado numa conversão realizada pela empresa suíça Monteverdi. Também é produzido o primeiro Range Rover de edição limitada de fábrica, o In Vogue.

1982 – A produção do Range Rover atinge 100 mil unidades; é introduzida a opção de transmissão automática; e é produzido um Range Rover personalizado para a visita do Papa João Paulo II ao Reino Unido.

1983 – Ganha transmissão manual de 5 velocidades.

1984 – No sucesso da edição limitada In Vogue é introduzido o Range Rover Vogue, como a versão superior da gama.

1985 – O modelo diesel Beaver Bullet bate 27 recordes de velocidade, incluindo um recorde a diesel por manter uma média superior a 160 km/h durante 24 horas.

1986 – Lançamento do 1º Range Rover diesel de produção em série, com motor 2.4 turbo e spoiler dianteiro nas versões a gasolina.

1987 – Início da comercialização na América do Norte.

1988 – Introdução na transmissão de uma caixa de transferência Borg-Warner com acionamento por corrente e diferencial central de acoplamento viscoso.

1989 – É o primeiro todo-terreno com freios ABS e uma caravana concebida para expedições atravessa a zona mais dura da Continental Divide no Colorado (Estados Unidos), que a Land Rover renomeia como Great Divide.

1990 – Lançamento da edição limitada de 200 unidades do CSK (Charles Spencer King, Chief Designer do Range Rover), pra festejar o fim da produção do Range Rover com duas portas.

1992 – O Range Rover Classic é o primeiro veículo off-road do mundo a ganhar controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica e automática. Também é apresentado o LSE LWB (denominado County LWB nos EUA), com suspensão pneumática eletrônica e automática.

1994 – É lançada a versão Autobiography no Salão do Automóvel de Londres, limitada a 25 unidades, bem como a segunda geração, com chassi longo, carroceria semimonobloco redesenhada e suspensão pneumática aprimorada.

1996 – O Range Rover Classic despede-se em grande estilo, com 317.615 unidades produzidas.

1999 – A Land Rover cria o modelo mais luxuoso do Range Rover até então: a edição limitada Linley, que teve apenas 10 unidades (ao preço de 100 mil libras) inspiradas no designer de mobiliário Lord Linley.

2001 – Lançamento da terceira geração, com suspensão pneumática independente nas 4 rodas.

2002 – É produzido o Range Rover nº 500 mil em Solihull.

2005 – Ganha os motores 4.4 V8 a gasolina e 4.2 V8 Supercharged, além da versão Sport.

2006 – Incorpora o sistema Terrain Response e o motor turbodiesel V8.

2009 – Ganha os motores 5.0 V8 a gasolina e 5.0 Supercharged, além de Sistema Dinâmico Adaptativo, que otimiza o controle da carroçaria.

2010 – Celebra seu 40º aniversário e lança a versão Evoque, que cria um novo segmento: o de SUV compacto premium.

2011 – Chega a edição Ultimate do Range Rover Autobiography e ganha motor 4.4 turbodiesel V8 de 313 cavalos.

2012 – Chega a quarta geração, que faz dele o primeiro SUV do mundo produzido integralmente em alumínio.

2013 – Chega a segunda geração da versão Sport e ganha motor a gasolina 3.0 V6 Supercharged de 340 cavalos e chassi longo na versão Autobiography Black. Além disso, protótipos do híbrido chegam à épica Rota da Seda da Índia, após percorrerem 16 mil quilômetros do Reino Unido a Bombaim.

2014 – Apresentação da versão Hybrid e de novas tecnologias (All-Terrain Progress Control e Head-Up Display). Além disso, percorre mais de 1.600 quilômetros num trecho da rota original Great Divide, para celebrar os 25 anos da expedição.

Range Rover SVAutobiography 2015

2015 – Versão Autobiography faz 21 anos e é apresentado no Salão do Automóvel de Nova York o modelo mais potente: o SVAutobiography, com motor V8 Supercharged de 550 cavalos. A Land Rover atinge 6 milhões de veículos com o Range Rover Vogue SE LWB. Além disso, um híbrido substitui o Range Rover oficial da Rainha da Inglaterra e um modelo atravessa uma ponte de papel de 5 metros, criada sem cola nem parafusos na China.

2016 – Um Autobiography reboca o SpaceShipTwo da Virgin Galactic na sua cerimônia de apresentação e batismo na base aérea Mojave Air and Space Port, na Califórnia, EUA. E são apresentadas duas tecnologias de segurança: Assistência Avançada ao Reboque e Limitador de Velocidade Inteligente.

Range Rover Velar

2017 – Lançamento do Velar e Land Rover Classic anuncia o programa Reborn, que proporciona a oportunidade de comprar um Range Rover de duas portas original.

Range Rover SVAutobiography Dynamic 2017

2017 – Apresentação do híbrido plug-in e do SVAutobiography Dynamic, que reduz a altura ao solo em 8 milímetros e incorpora um motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cavalos. E é anunciado o Sentinel, baseado no Autobiography, mas concebido pra resistir a balas incendiárias de 7,62 milímetros, que perfuram blindagem a grande velocidade.

Range Rover Phev 2017

2017 – Outro que chega nesse ano é o SVAutobiography LWB de chassi longo, disponível como elétrico híbrido plug-in ou com motor a gasolina V8 Supercharged de 565 cavalos.

2018 – Lançamento da 2ª geração do Evoque e o motor 3.0 V6 biturbodiesel de 275 cavalos substitui o 3.0 V6.

2018 – Lançamento do Range Rover SV Coupé, o modelo mais exclusivo já lançado pela montadora até então, desenvolvido pela divisão de veículos customizados da Land Rover.

Range Rover Fifty 2020

2020 – O Range Rover pode ser equipado com o motor Ingenium a gasolina 3.0 de 6 cilindros em linha. Lançada versão comemorativa e limitada, chamada Fifty.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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