Com certeza, o equipamento mais comum e importante de proteção para os motociclistas é o capacete, que precisa ter a etiqueta de certificação do Inmetro. Mas existem mais equipamentos básicos, que você verá abaixo.
JAQUETAS E CALÇAS – Especificamente produzidas para motociclistas, as jaquetas e as calças são feitas de couro ou de outro tecido resistente, possuindo boa flexibilidade e proporcionando melhores ajustes ao piloto. Alguns modelos têm proteções internas para as articulações – e, no caso das jaquetas, para a coluna. Para as épocas mais frias, alguns modelos também oferecem forro térmico. E recomenda-se a escolha de cores mais claras, para uma melhor visualização no trânsito.
LUVAS COM PROTEÇÕES – Alguns modelos oferecem proteção extra para as mãos, poupando-as do atrito. As luvas devem ser leves e resistentes e se ajustar com facilidade. Outra boa característica é oferecer proteção contra as condições climáticas, com sol, chuva e vento.
CALÇADOS – As botas oferecem proteção para os pés, para os calcanhares, para os tornozelos e, dependendo do modelo, também para as canelas. Dê preferência para as que possuem solado de borracha. E, além de dar boa mobilidade, elas devem ficar bem fixas aos pés.
BALACLAVA – Ela oferece proteção contra frio e chuva, por contar com materiais isolantes térmicos, aquecendo a cabeça do piloto. Alguns modelos oferecem ainda proteção para o pescoço contra linhas cortantes.
NA CHUVA – Vale lembrar também que, para dias chuvosos, existem capas de chuva impermeáveis especialmente produzidas para motociclistas e que garantem maior conforto e perfeita vedação, além de botas e polainas específicas para essa ocasião.