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Para o Chevrolet Onix 2020, o céu é o limite

Modelo mais comercializado no país há 5 anos seguidos, o Chevrolet Onix não se acomoda e ficou ainda mais atrativo na linha 2020. Maior e notavelmente refinado, ele oferece de série muito mais – tipo motor turbo, 6 airbags, assistente de partida em subidas, limitador de velocidade, sensor de pressão dos pneus e controles de estabilidade e tração – pelo mesmo preço e traz tecnologias incomuns no segmento sem cobrar por isso, como detector de ponto cego, chave com sensor de presença, assistente de estacionamento semiautônomo e roteador wi-fi de alta velocidade.

Mais esportivo e eficiente, pela primeira vez o Onix traz uma calibração exclusiva, que amplifica o prazer ao dirigir, graças a uma direção elétrica mais responsiva, aos freios dianteiros redimensionados, aos rolamentos das rodas semelhantes ao do Cruze e aos amortecedores com carga adicional, mas que não comprometeram o conforto. Sem dizer que o inédito motor 1.0 turboflex de até 116 cavalos o posiciona como o mais econômico do segmento, além de chegar aos 100 km/h em 10,1 segundos, seja manual ou automático de 6 marchas. Ele tem ainda um motor 1.0 flex aspirado de até 82 cavalos, que o faz rodar 17,7 km/litro na estrada e 13,9 km/litro na cidade, com câmbio manual de 6 marchas.

Pra quem se preocupa com o pós-venda, a redução da mão de obra e dos custos de revisão até os 60 mil quilômetros foram de 16%, enquanto que o intervalo das trocas de óleo subiu de 5 mil para 10 mil km.

O novo Onix também ficou mais arrojado, estilisticamente falando, chamando a atenção pelos faróis com acendimento automático e pelas lanternas de led com assinatura luminosa exclusiva. Na frente, também se destaca a nova grade, com a parte de baixo maior, pra melhorar a refrigeração do motor. A parte de cima da mesma ficou mais estreita e acompanha o contorno do conjunto óptico, com a gravata dourada ao centro. Na versão Premier, os faróis têm projetores. Já as luzes diurnas de led e em forma de L contornam a base do para-choque, enquanto que os para-choques trazem elementos aerodinâmicos na parte inferior, com refletores verticalizados nas laterais.

O capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e tem um ângulo de inclinação que garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e reduz a resistência e o ruído do vento em alta velocidade.

Na lateral, os frisos cromados destacam a linha de cintura elevada e agregam sofisticação à versão Premier, que traz exclusivas rodas aro 16 – nas outras, são aro 15. Em relação à traseira, a tampa esculpida da mala tem contorno exclusivo e aerofólio integrado na parte superior, com coluna C mais larga e lanternas de formato único e uma exclusiva assinatura luminosa de led. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo.

Dentro, o novo Onix ficou maior, graças às novas dimensões, que o deixaram 23 centímetros mais comprido (agora tem 4,16 metros) e 4,10 centímetros mais largo, além de ser 2,30 centímetros maior na distância entre eixos.

O acabamento é de outro nível, indo desde as suaves texturas do painel de instrumentos à bela cobertura tridimensional dos alto-falantes e à moldura estilizada do console central.

O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura e ajustes de altura e de profundidade, além de tecla para limitar eletrônicamente a velocidade – bastante útil pra evitar multas.

Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura, ressaltadom por molduras cromadas, ponteiros iluminados por leds e, ao centro, o computador de bordo com tela LCD de alta definição.

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço estão disponíveis pra todas as versões, sendo que na Premier há 2 tipos de acabamento: preto com cinza ou preto com caramelo. Quem vai atrás conta agora com um banco redesenhado e de dimensões ampliadas, para melhor acomodação da cabeça, do quadril e dos ombros. Há até duas tomadas USB no dorso do console central e porta-objetos maiores.

Mais equipado, traz também ar condicionado digital (com função de recirculação automática na versão Premier), chave com sensor de presença, ignição por botão, carregador de celular sem fio e novo multimídia do tipo flutuante, com maior velocidade de processamento, resolução gráfica superior, câmera de ré e que oferece possibilidade de customização, além de parear até 2 smartphones via Bluetooth e poder ser acessador pela voz.

Precisa de ajuda pra estacionar? Basta apertar um botão que sensores começam a calcular a manobra, a câmera de ré projeta o panorama e o volante esterça sozinho.

Entre seus itens tecnológicos, a grande novidade é o roteador wi-fi integrado, que automaticamente se conecta a até 7 dispositivos eletrônicos. E se uma atualização for disponibilizada para determinados módulos do carro, nem é preciso ir à revenda, pois a operação é feita via internet. O chip é da Claro, que dá 3 GB ou 3 meses de cortesia, oferecendo depois planos adicionais de 2 GB a 20 GB/mês. Outra vantagem é que a antena amplificada proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos. Sem dizer que um novo aplicativo permite consultar informações do computador de bordo e até ligar o ar condicionado à distância – função essa também disponível pelo smartwatch.

O novo Onix Hatch 2020 está disponível nas concessionárias RR Chevrolet nas versões LT, LTZ e na inédita Premier. Para quem gosta de visuais mais personalizados, ele oferece 3 pacotes de acessórios originais, chamados Adventure (com rodas diferenciadas, rack e protetores dos para-choques), Sport (com rodas escurecidas e spoilers frontais, laterais e traseiros) e Elegance (com detalhes cromados).

Versões e preços do Chevrolet Onix 2020: com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, ele começa em R$ 48.490, vindo depois a LT (R$ 51.590), a LT I (R$ 53.790), a LT II (R$ 54.625) e a LT III (R$ 55.590). Com motor 1.0 turbo, ele começa em R$ 55.590, com câmbio automático, indo depois pra LT manual (R$ 57.590), LT automática (R$ 62.890), LTZ manual (R$ 60.990), LTZ automática (R$ 66.290), Premier I automática (R$ 69.990) e Premier II ou III automática (R$ 72.990, que só se diferenciam pela cor do acabamento interno).

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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