Peugeot eletrificou o seu SUV compacto

Depois do hatch premium 208 e do utilitário Expert, a Peugeot trouxe para o Brasil mais um veículo elétrico, desta vez o SUV compacto 2008, que tem 136 cavalos e câmbio automático com 3 modos de condução, além de função onde o motorista acelera e freia usando só o pedal do acelerador, pois o freio-motor é acionado ao se tirar o pé do acelerador, aumentando a vida útil das pastilhas de freio e gerando energia pra bateria, melhorando a autonomia – de 345 quilômetros com uma carga.


O Peugeot e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais residenciais ou em carregadores rápidos utilizando um plugue tipo 2 para corrente alternada (AC) e um plugue tipo CCS-2 para corrente contínua (CC).

Você acompanha tudo a partir de luzes indicadoras de recarga: branca na abertura pra conexão do plugue, verde piscando no carregamento, verde fixa quando a carga está completa e vermelha se houver alguma anomalia ou problema na recarga.

Para soltar o plugue, basta destravar as portas do utilitário esportivo, que pode ter 80% da bateria carregada entre 30 minutos (quando feito numa estação ultrarrápida) e 24 horas e 56 minutos, quando feito numa tomada doméstica.

O consumo da bateria e do motor elétrico podem ser acompanhados no painel de instrumentos digital.






No visual, o e-2008 tem a assinatura felina da marca francesa, com faróis de led tipo dentes de sabre, grade com detalhes na cor do veículo, lanternas de led que lembram as garras de um leão, faixa horizontal que une o conjunto, rodas diamantadas aro 18 em 2 tons, teto em duas cores, câmera de ré com visão 180 graus e monograma com a letra “e” em azul.









Dentro, ele oferece volante esportivo, central multimídia de 10 polegadas, quadro de instrumentos com visualização 3D, navegação GPS também com visualização 3D, botões em formato retrô, bancos de couro, teto solar panorâmico, iluminação ambiente com 8 opções de cores e porta-malas com capacidade para 434 litros e 2 níveis de organização.

Seguro, tem 6 airbags, piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego, leitor de placas de velocidade, farol alto antiofuscante, frenagem autônoma anticolisão, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.

PÓS-VENDA – Para tranquilizar o consumidor que ainda tem receio de adquirir um veículo elétrico, a Peugeot conta com concessionárias preparadas não somente para vender como também para consertar esse tipo de modelo, através de profissionais altamente capacitados e treinados pelo Senai. Até 2023 ela quer contar com 35 revendas autorizadas em todo o Brasil preparadas para carros elétricos. Outra forma de tranquilizar foi garantir gratuitamente as revisões nos cinco primeiros anos ou até que o veículo atinja os 100 mil quilômetros rodados.

A Peugeot também fez parceria com diversas empresas para facilitar a vida de quem comprar um elétrico da marca, entre elas a Weg (que instala o ponto de recarga), a Estapar (que oferece vagas com recarga gratuita), o aplicativo Cart (que localiza os eletropostos mais próximos), a Holu (que instala placas solares), a Tupinambá (que aluga carregadores residenciais), a rede de supermercado ST Marché (que oferta pontos de recarga e veículos compartilhados), a Enel X Way (que oferece carregadores e soluções de energia) e a Flua! (de assinatura dos veículos elétricos da fabricante francesa).

Custando a partir de R$ 259.990, o e-2008 tem garantia de 8 anos e 160 mil quilômetros rodados para a bateria. E também está disponível no modo assinatura, onde não é preciso desembolsar o valor de um veículo nem se preocupar com as despesas embutidas na compra. Basta escolher o plano mais adequado e preencher um formulário para fechar o negócio. A partir daí, o assinante fica pagando mensalidades fixas sem se preocupar com IPVA, impostos, seguro e manutenções periódicas – tudo por conta da Peugeot, assim como a assistência de guincho 24 horas em todo o país.