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Pirelli: do clássico ao moderno, novos pneus para os Maserati GT

Desde o primeiro Biturbo lançado em 1982 com o Cinturato P7 até o GranTurismo Folgore elétrico equipado com o P Zero Elect, os pneus Pirelli fazem parte da história da Maserati. Os GTs são esportivos e confortáveis, adequados para viagens longas e para uso diário, com desempenho e conforto constantes em décadas de evolução. Hoje, a Pirelli oferece pneus originais sob medida para os ícones dessa tradição: o P Zero e o P Zero Elect para o GranTurismo e o GranTurismo Folgore, bem como um novo Cinturato P7 da linha Collezione para o Biturbo vintage. Todos têm desenvolvimento em colaboração com a Maserati, como indica a marcação MGT nas laterais.

P ZERO – Pra atual geração do GranTurismo, recentemente introduzida em duas versões, uma com motorização tradicional e outra elétrica, a Pirelli desenvolveu 3 pneus específicos, com medidas diferentes pra dianteira (aro 20) e traseira (aro 21). Pra condução em clima quente, a versão Ice usa o pneu Pirelli P Zero, enquanto que a versão GranTurismo Folgore vem com o pneu P Zero Elect, com tecnologias específicas para carros elétricos. Para fornecer controle e manuseio mesmo em climas frios, o GranTurismo pode ser equipado com o pneu Pirelli P Zero Winter.

O P Zero é o pneu escolhido pelas montadoras mais prestigiadas para modelos de alto desempenho e é produzido usando modelagem e simulação virtuais avançadas, para se adaptar precisamente às características de cada carro. Essas simulações são seguidas por testes na pista, para otimizar o comportamento do pneu e do veículo. Os requisitos da Maserati são exigentes, buscando pneus que gerem elevado nível de conforto na condução e baixo ruído, especialmente no que diz respeito ao P Zero Elect do Folgore, que passaram por desenvolvimento adicional para atingir o nível de silêncio desejado. Compostos de última geração também permitem altas acelerações laterais e longitudinais típicas de um carro GT.

CINTURATO P7 – O primeiro GT produzido em massa pela Maserati, que data do início da década de 80, é o Biturbo, cupê compacto que foi originalmente equipado com pneus Pirelli Cinturato P7 – derivado do Campeonato Mundial de Ralli e que foi o primeiro de perfil ultrabaixo introduzido no mercado. Sua característica era uma parede lateral mais baixa que a largura da banda de rodagem, o que nunca havia sido visto antes, aumentando muito a aderência nas curvas. O Cinturato P7 rapidamente se tornou um dos principais pneus para veículos de alto desempenho e mais tarde foi fornecido como equipamento original no Biturbo S, versão atualizada e ainda mais esportiva introduzida em 1983.

Hoje, o Cinturato P7 retorna ao Maserati Biturbo na medida 205/55 R14, dentro da linha Pirelli Collezione, dedicada a carros clássicos. Este Cinturato P7, marcado com a sigla MGT, foi revivido em colaboração com a Maserati Classiche e traz um design que se assemelham muito ao original tanto na banda de rodagem quanto nas letras, mas é feito com materiais e tecnologias modernas. O novo pneu também foi testado pelo mesmo piloto de testes da Maserati que desenvolveu o Biturbo há 40 anos, trazendo de volta o mesmo caráter esportivo, agora combinado com maior segurança, especialmente em piso molhado e em condições de baixa aderência.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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