Os pneus radiais têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. No campo, a história se repete. A redução de custos tanto na manutenção de combustíveis e veículos quanto na menor compactação do solo estão entre as vantagens mais listadas dos pneus radiais. Mas e os pneus diagonais? Eles estão realmente aposentados? Ter um portfólio completo que atenda às necessidades dos clientes é um dos principais objetivos da RR Pneus Bridgestone, que explica as diferenças entre cada pneu.
Os pneus radiais possuem uma carcaça mais flexível, mantendo maior contato com o solo, resultando em menor compactação do terreno, o que é uma grande vantagem para a agricultura, tendo em vista o aumento da produtividade e o cuidado com a sustentabilidade. O pneu radial é ideal para tratores e trens num terreno limpo. Devido ao seu desempenho de tração, ainda é possível encontrar uma maior economia de combustível, resultando em menos emissões para o meio ambiente.
Os pneus diagonais começaram a ser utilizados em 1930 e possuem um custo menor na hora de adquirir e de recauchutar. No entanto, a longo prazo, eles não oferecem a máxima produtividade da máquina, geram um maior impacto ambiental e possuem custos de combustível mais altos. Seu uso é indicado para terrenos mais acidentados.
O pneu radial aumenta a produtividade e reduz custos devido ao alto nível tecnológico, que permite ao agricultor realizar o serviço em menos tempo, com menos compactação do solo e aumentando a capacidade mecânica de sua máquina. Ele é mais avançado tecnologicamente e, a longo prazo, oferece ao agricultor um retorno sobre seu investimento, além de contribuir para reduzir o impacto sobre o meio ambiente.