Quem já não sofreu uma fechada de um caminhão no trânsito? E muita das vezes, a fechada é tão violenta que parece até ter sido feita de forma proposital.
Porém, a manobra arriscada pode ter sido provocada pela falta de visibilidade do motorista do caminhão.
Há quem ache que, por estar numa posição de altura elevada em relação a outros motoristas, o condutor de um veículo pesado tem uma visão melhor do seu entorno. Mas essa é uma perspectiva equivocada.
No caminhão, devido à sua enorme dimensão, os pontos cegos são maiores. E estes são os trechos com problemas de visibilidade para o motorista de um caminhão: a região ao final da cabine dos dois lados; do lado direito da cabine, onde a área de ponto cego é maior; atrás do caminhão, a poucos metros do final da carreta ou baú; próximo à dianteira da cabine; e em diagonal, à dianteira da cabine.
Então, eis aqui alguns cuidados ao se aproximar de caminhão.
Primeiro, nunca ultrapasse pelo lado direito.
Se estiver atrás, mantenha uma distância segura e fique mais à esquerda.
Evite trafegar ao lado, principalmente do lado direito.
Não desacelere logo após a ultrapassagem, pois você pode entrar no ponto cego dianteiro.
Se estiver muito próximo do caminhão, acione a buzina caso o pisca de direção do caminhão seja acionado ou se notar que o veículo começou a se mover na direção da sua faixa no trânsito.
Se você tiver contato visual com o motorista pelos espelhos retrovisores externos e interno do caminhão, significa que ele também pode vê-lo. Então apenas fique atento e mantenha seu veículo sempre à vista.
Ao detectar a intenção do caminhão de realizar uma curva ou mudar de faixa, seja paciente e espere a sua vez.
E ao parar em um semáforo, nunca fique nas áreas de ponto cego, pois o caminhão pode acabar batendo no seu veículo sem o caminhoneiro nem perceber.