Tecnologia

Centro Técnico Audi usa painéis solares pra ter energia 100% limpa

A Audi  deu mais um passo rumo ao compromisso de se tornar uma empresa 100% neutra em carbono até 2050. No Brasil, ela instalou 264 painéis fotovoltaicos para que seu Centro Técnico em São Paulo use 100% de energia solar – sendo que 80 placas foram instaladas na cobertura do próprio Centro Técnico, que abriga as atividades de engenharia, gestão de frota, treinamento e atendimento técnico para a América Latina, além de ser o local das aulas da ação social Audi e-ducar. Os painéis geram até 27 mil kWh por ano, reduzem 4 toneladas de CO2 e são translúcidos, o que permite a entrada de luz natural ao ambiente.

Created by dji camera

As 184 placas fotovoltaicas restantes foram instaladas em terreno na cidade de Cajamar, próximo da capital paulista, e geram até 100 mil kWh por ano, o que representa uma economia de 13,3 toneladas de CO2 a cada 12 meses. Ao todo, os painéis geram até 127 mil kWh por ano, o que representa 31% da energia consumida nas áreas administrativas da Audi do Brasil – e reduzem 17,3 toneladas de CO2 por ano.

Para o CEO e Presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, “a iniciativa está em linha com os objetivos globais da empresa, de ser 100% neutra em carbono até 2050. E representa um importante passo, pois as ações de sustentabilidade precisam abranger não apenas os produtos (como o totalmente elétrico Audi e-tron, que será lançado neste mês de abril de 2020), mas também toda a cadeia, da produção às áreas administrativas e até o pós-venda”.

Created by dji camera

O projeto teve a participação de 2 parceiros. A Enel Distribuição São Paulo foi responsável pela adequação da entrada e saída de energia do Centro Técnico, uma vez que a energia excedente gerada – como nos fins de semana, período em que a atividade no local é reduzida – é devolvida pra rede elétrica e geram créditos pra Audi, que ficam disponíveis para utilização por 5 anos. O presidente da Enel, Max Xavier Lins, avalia que, com essa importante iniciativa “a Audi demonstra seu enorme compromisso com a sustentabilidade na condução dos seus negócios, valor esse absolutamente em linha com a visão da Enel. Assim, estamos muito satisfeitos e orgulhosos em termos contribuído pra viabilização desse belíssimo projeto, compartilhando desse marco na história da Audi no Brasil”.

Outro parceiro da iniciativa é a Saren, que oferece soluções sustentáveis em energia e foi responsável pela execução do projeto e instalação dos painéis fotovoltaicos nas duas localidades. Além do foco sustentável, os painéis trazem uma redução de 10% a 15% nos custos com energia elétrica no Centro Técnico. Pra Mauricio Milani, diretor da Saren, “foi com grande orgulho que recebemos a decisão de escolha pela Audi como parceiro em eficiência energética, especialmente sabendo quão criteriosa é uma escolha dessas. E conhecendo o quanto prezam pela qualidade e tecnologia através de nosso braço solar, a Mercuren, não poupamos esforços pra colocar em pé o projeto do Centro Técnico, tanto no telhado como remotamente. Os prazos e o tamanho foram alguns dos desafios encontrados, mas a experiência de trabalhar com um time tão competente foi gratificante pra nós. Com o projeto, o CT é autossuficiente. Os carros elétricos podem ser abastecidos à noite com créditos de energia solar gerados durante o dia”.

CONCESSIONÁRIA SUSTENTÁVEL – Desde janeiro de 2020, a concessionária Audi Center Santos também está usando energia solar em suas operações. A parceria com a empresa Sun Mobi prevê a entrega de até 10 mil kWh/mês de energia limpa, além de ações para melhoria da eficiência do uso da energia da unidade por meio de um monitoramento do consumo em tempo real e orientações em prol da economia de energia.

Foto: Edu Leporo

O projeto funciona no modelo de geração compartilhada, em que a revenda usa a eletricidade gerada por meio da fonte solar sem ter de instalar placas fotovoltaicas no próprio telhado – a energia é gerada em usina solar instalada em Porto Feliz (SP) e entregue por meio da rede de distribuição.

AUDI E-TRON – Primeiro veículo 100% elétrico da Audi, o e-tron chega ao Brasil em abril de 2020. Feito em Bruxelas, na Bélgica, ele virá em duas versões (Performance e Performance Black) e está em pré-venda a partir de R$ 459.990 na modalidade Venda Direta. Quem reserva uma unidade terá acesso a um bônus de valorização do usado de até R$ 20 mil, com garantia de 4 anos de fábrica para o veículo, de 8 anos pra bateria e de 4 anos de revisão inclusos, além de um carregador adicional para uso residencial.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios