Porsche busca a melhor performance em túneis de vento
O novo Porsche 911 GT3 é repleto de destaques. No seu desenvolvimento, havia um objetivo em particular: melhorar ainda mais o desempenho do esportivo de alta performance, sem comprometer a usabilidade diária.
O progresso na aerodinâmica é evidente, sendo a primeira vez que um aerofólio traseiro suspenso é instalado num carro de produção em série da montadora alemã, trazendo suporte tipo pescoço-de-ganso utilizado de forma semelhante nos bólidos de corrida GT 911 RSR e 911 GT3 Cup.
Já que agora dois suportes de alumínio sustentam o aerofólio, o ar flui por baixo dele perfeitamente e é aerodinamicamente mais suscetível. Este novo design também aumentou a estabilidade.
Foram cerca de 700 simulações e mais de 160 horas aperfeiçoando o carro no túnel de vento de Weissach, na Alemanha, onde foram simuladas todas as situações de direção possíveis, incluindo rolar, inclinar e guinar.
Mas ele também foi testado fora dali, para conferir as emissões de poluentes. E padrões rígidos foram aplicados para avaliar a durabilidade do propulsor, que deveria funcionar perfeitamente num trecho de mais de 5 mil quilômetros no oval de Nardo, na Itália, a uma velocidade constante de 300 km/h, parando somente para reabastecer.
Com ângulo de ataque do novo aerofólio traseiro e do difusor dianteiro ajustável em quatro posições, o novo Porsche 911 GT3 gera até 150% mais estabilidade que o antecessor e esse equilíbrio aerodinâmico pode ser adaptado individualmente às condições da pista e ao estilo de direção de cada motorista.
A testagem do motor aspirado de 4 litros foi ainda mais demorada: foram mais de 22 mil horas simulando perfis de circuito típicos e operando em aceleração total numa boa parte do tempo.
O propulsor é baseado no dos carros de corrida GT3 911 GT3 R e 911 GT3 Cup, com 510 cavalos de potência, 10 cavalos a mais que o do GT3 antecessor.
Como no automobilismo, a atuação da válvula em alta rotação é executada por meio de balancins rígidos, com tecnologia que garante o controle do eixo adaptado com precisão à velocidade e às condições de carga, melhorando significativamente a capacidade de resposta.
Já as elevadas potências de aceleração longitudinal e lateral produzidas pelo novo 911 GT3 em pistas de corrida significam que o suprimento de óleo para o motor é de particular importância.
No automobilismo, isso é realizado por um sistema de lubrificação de cárter seco, com tanque de óleo separado. Com 7 estágios de sucção, ele direciona o óleo do motor de volta para o reservatório externo de forma rápida e eficiente, enquanto que a lubrificação dos rolamentos da biela ocorre diretamente via bomba de óleo, através do virabrequim.