Presidente da Mercedes-Benz foi eleito CEO da Década pela Consumidor Moderno
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da marca na América Latina, conquistou o título de CEO da Década no prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, considerado a mais completa avaliação da qualidade dos serviços ao cliente no Brasil, numa iniciativa conduzida pelo Centro de Inteligência Padrão, unidade de negócios responsável pela produção de pesquisas e estudos diversos com foco nos aspectos que norteiam o relacionamento entre empresas e clientes. A montadora também venceu nas categorias Empresa da Década e Notável da Década. A metodologia da premiação baseou-se na avaliação de centenas de empresas que participaram das 10 edições mais recentes do prêmio Consumidor Moderno.
O reconhecimento a Philipp Schiemer levou em conta o seu desempenho à frente da empresa e sua grande influência no mercado e no ecossistema de relacionamento com clientes. Após assumir o cargo de presidente em 2013, o executivo esteve à frente da Mercedes-Benz do Brasil durante 9 vitórias do prêmio Consumidor Moderno, nos anos de 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019, nas categorias de Automóveis de Luxo e Caminhões. “Na nossa empresa, nós temos o compromisso de pensar no cliente. Dentro da filosofia ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’, nosso time procura se colocar no lugar do consumidor, buscando entregar a ele a melhor solução. Ou seja, a satisfação do cliente é o que nos move diariamente, tanto nas nossas fábricas, quanto na rede de concessionários e nos parceiros”, ressalta Schiemer. Segundo ele, nos contatos da Central de Relacionamento e na aproximação cada vez maior com os clientes em suas operações ou nas visitas que eles fazem à fábrica, o objetivo é conhecer cada vez mais as suas demandas e a realidade do transporte no país. “Podemos assim atendê-los com maior assertividade e eficiência, visando sua satisfação e a consequente fidelização à nossa marca. A premiação como ‘Empresa da Década’ mostra que estamos no caminho certo”.
RELACIONAMENTO – O reconhecimento a Jaqueline Neves, gerente sênior de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, como Notável da Década levou em conta várias ações coordenadas em sua gestão e voltadas à maior aproximação com clientes, como o Mercedes Club (1º programa de fidelidade e recompensas para veículos comerciais), o Serviço Dedicado (serviços realizados nas instalações dos clientes) e o programa A Voz do Cliente, no qual o conselho da empresa – e posteriormente todo o corpo gerencial – passa um dia na linha de frente da Central de Relacionamento, ouvindo e interagindo com os clientes. “Nossa Central de Relacionamento foi criada em 1995, nos tornando pioneiros no segmento automotivo. Desde então, não paramos de investir em recursos tecnológicos e em desenvolvimento de soluções para nossos clientes. Atendemos por meio de telefone, e-mail, chat e mais de 15 canais de mídias sociais. Mas, ainda mais importante que a diversidade de formas de contato e o investimento em desenvolvimento de pessoas e tecnologia, é o compromisso de nossa equipe em dar uma efetiva atenção aos clientes, que transportam pessoas e produtos por todo o Brasil”, afirma Jaqueline.
CAMPEÕES – Com base em estudo que avaliou os índices de performance apresentados pelas empresas participantes na premiação das Melhores Centrais de Relacionamento nos últimos 10 anos (não só a quantidade de troféus acumulados), a Consumidor Moderno elencou as que mais se destacaram e os profissionais que contribuíram nessa jornada. Para complementar a avaliação, foi também considerada a performance das empresas nos diversos estudos e rankings do grupo Padrão. Pra ser reconhecida como Campeã da Década, a Mercedes-Benz precisou registrar as notas das diversas fases do prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente em patamares consistentes, além de promover a constante atualização de sua estrutura de atendimento para lidar com a crescente complexidade da gestão de sua base de clientes. Os profissionais homenageados obtiveram seu reconhecimento por conta do desempenho à frente das empresas campeãs, exercendo grande influência no mercado e no ecossistema de relacionamento com clientes.