Q4 e-tron é o primeiro SUV compacto elétrico da Audi
A Audi já está comercializando na Europa o Q4 e-tron, seu primeiro SUV compacto elétrico, que custa a partir de 41.900 Euros. E ainda em 2021 lança também o modelo na versão Sportback.
A gama oferecerá 3 versões de tração, duas com motor no eixo traseiro e uma versão com tração integral e 2 motores, sendo um em cada eixo. São 2 tamanhos de baterias e 3 opções de motorização.
As versões Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron são equipadas com motores elétricos que tracionam as rodas traseiras, com potência de 170 e 204 cavalos, respectivamente.
E a versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro possui dois motores elétricos para a tração elétrica nas 4 rodas, que fornecem 299 cavalos de potência, suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e capaz de atingir a velocidade máxima (eletronicamente limitada) de 180 km/h.
E nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação só quando for necessária alta potência ou forte aderência.
A autonomia pode chegar a 520 quilômetros com uma única carga da bateria, dependendo da versão, sendo possível em apenas 10 minutos carregar eletricidade suficiente para rodar cerca de 130 quilômetros.
Externamente, o Q4 e-tron impressiona no design, oferecendo uma aerodinâmica impressionante, faróis de led de última geração e luzes de condução diurna com 4 assinaturas diferentes.
Na versão Sportback, a linha do teto especialmente baixa em estilo cupê finaliza numa traseira onde o spoiler se assenta profundamente no vidro da tampa da mala.
Medindo 4,59 metros de comprimento, o espaço interno é comparável ao de um utilitário esportivo grande, uma vez que não existe um túnel central.
E a sensação espaçosa não é restrita aos bancos dianteiros, pois os passageiros do banco de trás também contam com um generoso espaço para as suas pernas.
Há espaço de armazenagem de cerca de 25 litros, sendo que até garrafas de um litro podem ser guardadas com segurança e ao alcance das mãos dos ocupantes.
O porta-malas oferece excelente capacidade, comparada ao de SUVs médios: dependendo da posição do banco traseiro, o volume fica entre 520 e 1.490 litros no Q4 e-tron e entre 535 e 1.460 litros na versão Sportback.
Mas são nas inovações tecnológicas pioneiras que ele chama a atenção, a começar pela minitela de informações no parabrisa, que usa realidade aumentada para projetar informações, que parecem flutuar.
O quadro de instrumentos está encravado como um diamante entre dois volumes: um menor no lado esquerdo (que inclui saída de ar) e um longo no lado direito, que se estende até a porta do passageiro e inclui outras saídas de ar. O multimídia é inclinado em direção ao motorista, assim como o controle do ar-condicionado – abaixo deste, um grande painel traz seletor de modo de direção, controle de volume e botão de ignição.
O volante é novo e possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa pra controlar o painel digital. E assim como num smartphone, não existem só gestos de toque, mas também de deslizar pra percorrer listas.