Quais cuidados ter com os carros híbridos em tempos de quarentena
Em tempos de isolamento social e trabalho em home office, muitas vezes o veículo pode ficar um bom tempo estacionado na garagem e alguns cuidados são importantes para manter o bom funcionamento dos sistemas.
A Volvo tem no Brasil os híbridos dos utilitários esportivos XC40, XC60 e XC60 e dos sedãs S60 e S90 e dá algumas dicas para deixá-los sempre em perfeito funcionamento.
Os híbridos que, além de virem equipados com motor à combustão, ainda possuem baterias e propulsor elétrico, precisam de cuidados especiais se ficarem algum tempo parados.
O grande diferencial dos híbridos são as baterias e é este o maior ponto de atenção, pois elas são responsáveis por armazenar a energia que será usada pelo motor elétrico e permite rodar sem usar combustível. Caso perceba que a bateria caiu abaixo dos 25%, a recomendação é realizar a recarga até o nível próximo de 25% novamente.
Confira outras dicas gerais para a correta manutenção:
CALIBRAGEM – Se o veículo ficar muito tempo parado, utilizar a calibragem máxima recomendada no manual do proprietário. E quando voltar a rodar regularmente, fazer a calibragem dos pneus conforme o indicado para a quantidade de carga ou número de passageiros.
BATERIA 12V – No híbrido não é preciso realizar a carga ou manutenção da bateria de 12V, como é recomendado nos carros movidos à combustão. Esse sistema é dependente da bateria de alta tensão presente no veículo.
COMBUSTÍVEL – A Volvo orienta a utilização de combustível premium (V-Power Racing, Octapro ou BR Podium). Dessa forma, o carro pode ficar sem problemas com o combustível armazenado por mais tempo.
HIGIENIZAÇÃO – Limpar e desinfetar superfícies é importante e vale também para o interior do carro. Para os bancos, use pano úmido e sabão neutro. Já volante, tela do multimídia, câmbio e maçanetas devem ser limpos com álcool isopropílico (não usar álcool gel). Pra manter a correta higienização, mantenha álcool gel 70% sempre por perto pra higienizar as mãos. E lembre-se de priorizar a limpeza nas superfícies que são mais tocadas, como botões, interruptores e maçanetas.