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Você sabe qual é o momento certo de trocar os pneus?

A troca dos pneus é sempre um momento de dúvida para muitos motoristas, que às vezes não sabem se os 2 jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acreditam que é possível recauchutar pneus velhos. E há aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. O que se pode dizer é que existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para fazer a troca dos pneus.

Segundo a Bridgestone, a vida útil de um pneu depende de vários fatores, como o tipo (radial ou diagonal), o volume de carga transportada, a maneira como o motorista dirige (freadas, arranque, curvas etc), a estrada onde o carro trafega, o clima, a manutenção correta e outros aspectos.

Mas o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus ao observar os indicadores TWI (sigla para Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos e têm 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

Os TWIs também servem pra auxiliar o motorista para que este verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais. Se o problema não for solucionado a tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil dele. Sem contar que trafegar com pneus no limite total ou parcial gera dificuldade de frenagem e prejudica a dirigibilidade e a aderência no solo. No caso de pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, eles devem ser substituídos imediatamente.

Outro ponto importante se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os 4 pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido usados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso isso não seja possível, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, responsável pela estabilidade do veículo.

No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e a segurança do veículo.

O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, pois cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem, que têm grande influência na dirigibilidade, especialmente na chuva – as ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e o símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a central de atendimento da montadora, para obter essas informações.

Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Onde constam 2 números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de 13 polegadas. Se não houver letra, é diagonal. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.

Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Este tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões, ônibus), que já são fabricados para esta finalidade.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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