Ram 1500 Limited redefine o que uma picape pode ser
Vivendo no Brasil a melhor fase de sua história, a Ram lançou uma nova versão da picape mais laureada da América do Norte (mais de 50 prêmios nos últimos 4 anos) e que deixa a concorrência (existe?) no chinelo. Estou falando da 1500 Limited, que apesar de ser uma Ram (ou seja, pronta para o pior fora de estrada que existir), tem apelo urbano por oferecer mais luxo, tecnologia e conforto, como suspensão a ar – que traz ganhos em uso off-road e eficiência energética – e bancos traseiros reclináveis.
A suspensão inédita colabora para a economia de combustível por conta da melhora aerodinâmica.
Única no segmento, ela está presente nos 2 eixos e tem controle automático ou por comando no painel ou na chave, em 5 modos: Normal (altura padrão de uso diário, a 211 milímetros do solo), Aero (baixa 15 milímetros acima dos 100 km/h), Off-Road 1 (eleva o vão livre pra 241 milímetros), Off-Road 2 (altura do solo chega a 262 milímetros) e Park (ajuda a entrar/sair da cabine e facilita a colocação/retirada de carga na caçamba, deixando vão livre de 159 milímetros).
Além disso, é autonivelante: sempre que detecta carga ou um trailer, usa a pressão do ar para realinhar para a altura normal. Sem falar que, no modo Off-Road 2, os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam 23,5 graus, 23 graus e 20,5 graus, respectivamente.
Ela também é a única picape com bancos traseiros reclináveis em até 8 graus.
O descansa-braço é quase tão largo quanto o dianteiro e inclui porta-objetos e 2 porta-copos.
O assoalho traseiro plano não compromete o espaço pra quem vai no assento central e é protegido com sobretapetes em borracha e tecido, com bordas elevadas.
NOVO MODO 4X4 – A Ram 1500 Limited vem dos EUA com motor 5.7 V8 de 400 cavalos e câmbio automático de 8 marchas com seletor giratório no painel.
A tração inclui o modo 4×4 Auto (que automaticamente distribui força pras rodas, sempre que necessário), além das opções 4×4 High e Low.
Outra diferença em relação à Rebel é o diferencial mais longo, que permite rodar com rotação mais baixa e reforçada pela desativação de 4 dos 8 cilindros para economizar combustível, além de vir com grade ativa do radiador e com spoiler dianteiro que baixa a partir dos 50 km/h.
A capacidade de reboque de 3.647 kg é a maior entre as picapes V8, o chassi usa 98% de aço de alta resistência e capô e tampa da caçamba são de alumínio, pra reduzir peso.
Traz pneus Pirelli 285/45RXL All Season em rodas aro 22. Pra proteger a parte de baixo no fora de estrada, tem proteção pra suspensão, direção, tanque de combustível e caixa de transferência.
Dentro, o mais alto nível em luxo e sofisticação está presente em cada detalhe, como no teto solar de quase 1 m², no revestimento de couro e no acabamento de madeira e alumínio.
Pra entrar, oferece estribos elétricos automáticos. Todos os bancos são aquecidos e ventilados, sendo que os dianteiros têm ajustes elétricos de 12 vias e duas memórias. Até os pedais têm regulagem elétrica de distância.
O console central oferece duas tomadas 115V, 9 entradas USB (4 tipo C), 2 porta-copos dianteiros, 2 traseiros e saídas de ar pra 2ª fileira de bancos. O espaço total de armazenamento é de 151 litros, com destaque pras gavetas no assoalho traseiro e pro porta-objetos do console dianteiro, que acomoda um laptop de 15 polegadas.
A 1500 Limited inaugura a plataforma Ram Connect, que conecta o dono via aplicativo no smartphone, de onde pode consultar tempo pra próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, entre outros dados. Em breve, essa tecnologia fará parte dos modelos 2023 da 1500 Rebel, 2500 e 3500. E quem adquirir as picapes com Ram Connect terá acesso gratuito por 12 meses, incluindo roteador wi-fi com 60 GB de franquia.
Outra atração que chega com a Ram 1500 Limited é o painel digital de 12 polegadas, que em breve virá nas outras. Além da visualização analógica e digital, a tela possui mais de 20 menus de opção.
Outro item customizável é a minitela que projeta no parabrisa velocidade, GPS e limite da via, entre outras informações.
O retrovisor interno tem tela digital, que capta imagens da câmera de ré para aumentar a visibilidade, mesmo quando a cabine e a caçamba estão ‘lotadas até o talo’.
Outro ponto alto é o multimídia de 12 polegadas, de onde se comanda o som Harman-Kardon com 19 alto-falantes e 900 watts, com cancelamento de ruídos externos.
Para fechar o pacote, tem visão 360 graus em 4 câmeras, carregamento sem cabo e volante com aquecimento e ajustável em altura e profundidade, além de limitador da marcha mais alta – útil numa descida ou situação de reboque.
O pacote de segurança engloba mais de 100 itens e inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência com detector de pedestre, controle de rolagem da carroceria, assistente de estacionamento, leitor de permanência na faixa de rodagem e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Na iluminação, destaque para os faróis de led com projetores e sistema que ajusta o facho conforme o esterçamento do volante e que controla a luz alta para não ofuscar outros motoristas.
Toda atenção e cuidado empregados no interior se repetem na caçamba, a começar pela tampa que pode ser aberta baixando inteira (com um toque na chave, pois tem amortecimento) ou lateralmente, pois é dividida.
Outro recurso exclusivo são os compartimentos impermeáveis com trava nas laterais da caçamba, com 107 litros cada, mais iluminação e tomada de força 115V. Ao todo são 1.414 litros de capacidade volumétrica, somando esses espaços com os 1.200 litros da caçamba, que usa revestimento especial. Há ainda degrau retrátil, divisor e iluminação de led, devidamente protegidos por capota marítima – que na concorrência não é de série.
COMPETITIVA – Atualmente, a Ram tem mais de 60 concessionárias e está em expansão pra superar 100 lojas até o fim do ano. Assim, os clientes encontram facilmente os acessórios originais Mopar oferecidos, como lança de engate, capota marítima elétrica, divisórias para os compartimentos laterais da caçamba e fechadura com chave para as gavetas do piso traseiro.
Já o plano de manutenção é competitivo: a soma das 3 primeiras revisões (feitas a cada 12 mil km ou 1 ano) é de R$ 3.309, preço inferior até que a média de picapes de segmento inferior.
VERSÕES – Com garantia de 3 anos (extensível pra 5 anos), a Ram 1500 Limited está disponível na Ram Way em duas versões. A primeira custa R$ 529.990 e é encontrada nas cores azul Patriot, branco Marfim (novidade), granito Crystal, preto Diamond e vermelho Delmonico. Ela traz detalhes cromados nos parachoques, no gancho de reboque, nos retrovisores, nas molduras das janelas, nos emblemas e na ponteira do escape. O acabamento interno é preto, com volante, painel, console e painéis das portas com acabamento em madeira, revestimento de couro legítimo e apliques de alumínio.
Já a Ram 1500 Limited Night Edition custa R$ 539.990 e é encontrada nas cores azul Patriot, branco Marfim (novidade), granito Crystal e preto Diamond. E troca o acabamento cromado pela pintura preta, mais capô esportivo, parachoques na cor da carroceria e conjunto óptico com máscara negra, bem como grade e retrovisores preto brilhante, além de ganchos de reboque, molduras das janelas, emblemas, rodas e ponteiras do escapamento pretas. Já o interior é idêntico ao da picape cromada.