Ram 1500 Rebel: novinha, mas já lendária
Em 2021, a Ram acrescenta uma nova opção de picape no Brasil, a 1500 Rebel, equipada com motor 5.7 V8 de 400 cavalos e câmbio automático de 8 marchas, que a faz acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, mesmo pesando mais de 2,5 toneladas – e olha que está 102 quilos mais leve que a geração anterior!
Ele tem quase 6 metros de comprimento e suspensão elevada em 2,5 centímetros, com amortecedores com reservatórios de óleo remotos da Bilstein – verdadeira grife em suspensões de alta performance!
Além da performance e do ronco incomparáveis, o motor oferece economia ao desativar 4 dos seus 8 cilindros em velocidades constantes e quando as aletas da grade do radiador se fecham pra aumentar a aerodinâmica.
Da BorgWarner, a tração oferece os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida).
O motorista comanda tudo eletronicamente em botões ao lado do seletor rotativo do câmbio.
E pode rebocar 5.062 quilos, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 quilos).
A picape virá importada dos Estados Unidos, já trazendo no currículo impressionantes 41 prêmios, entre eles o de Carro de Luxo de 2020 dado pelo site Cars.com – conquista inédita para uma picape, quando derrotou sedãs e utilitários esportivos de marcas americanas, europeias e asiáticas.
Ela também venceu várias vezes como o Utilitário Norte Americano do Ano e ainda levou o prêmio de Truck of Texas, que é o Estado norte-americano com a maior proporção de picapes.
As primeiras 100 unidades serão entregues em abril de 2021 para os sortudos que conseguiram comprá-la na pré-venda por R$ 419.990, numa versão que traz itens que depois serão comercializados como opcionais: minitela de informações no parabrisa, tampa da caçamba multifuncional, espelho retrovisor interno com tela digital e acabamento escuro no emblema dianteiro, no peito de aço e nas rodas, além de som Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos.
Sem esses itens, ela custa a partir de R$ 399.990 e estará disponível nas cores branca, cinza, prata, preta e vermelha, sempre com a parte inferior das portas e do paralama traseiro pintadas de preto.
Os pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken são montados em rodas de 18 polegadas.
A tampa da caçamba tem amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura por controle remoto.
E a tampa da caçamba pode ser aberta do modo tradicional, para baixo ou para os lados, por ser dividida em duas partes assimétricas (o lado esquerdo é maior que o lado direito).
No alto das paredes laterais da caçamba há compartimentos com capacidade para 103,4 litros cada, sendo que o espaço do lado esquerdo possui iluminação e tomada de 115 Volts.
Dentro, os bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas têm revestimento de couro com requinte nunca visto numa picape: ele pode ser preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central; ou preto com costuras brancas e vermelhas, mais detalhes vermelhos.
Todos os assentos têm aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições.
O volante também tem aquecimento e os pedais possuem regulagem elétrica de distância.
Os passageiros do banco de trás se beneficiam de porta-objetos no assoalho plano e embaixo do próprio assento.
Somando a capacidade de todos os compartimentos, chega-se a 151 litros de capacidade de volume.
É possível guardar um laptop de 15 polegadas no console central dianteiro.
A 1500 Rebel traz uma central multimídia vertical de 12 polegadas, cuja tela pode ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, entre elas navegador GPS, câmera com visão 360 graus, comandos do ar condicionado dualzone e música em execução, entre outras.
Tem também freio de estacionamento elétrico (inédito em picapes no Brasil), carregamento de smartphone sem cabo, faróis com fachos automáticos, teto solar panorâmico e painel com tela digital de 7 polegadas, bem como duas tomadas de 115 Volts e 9 entradas USB, sendo 4 delas do tipo C (carregamento rápido).
Primeira picape grande a conquistar a mais alta classificação de segurança nos Estados Unidos, a Ram 1500 Rebel é a única picape do mercado brasileiro equipada com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular, com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Conta ainda com placas de proteção por baixo da carroceria, assistente de permanência na faixa de rodagem e piloto automático adaptativo com sistema de frenagem de emergência e detector de pedestre, além de controle de descida e de oscilação de reboque.